Inocência? - Gail Carriger




E finalmente voltamos a falar sobre essa série que tem uma das personagens de personalidade mais divertida, determinada e que foge dos padrões da época. E em uma época que mistura fantasia, steampunk e muita ação com romance. Mas, claro, tudo isso vocês podem conferir na resenha do primeiro livro (Alma?) bem AQUI e do segundo livro (Metamorfose?) AQUI

E para os que não conhecem a série, não se preocupem. Darei uma visão geral do livro, sem spoilers do enredo e uma opinião pessoal sobre o desenvolvimento. Podem ler a vontade =D


Com um acontecimento que separa Lady Maccon de seu amado, Alexia se junta a sua amiga, Madame Lefoux e Floote, indo para a Itália em busca de respostas e segurança. Lá, iremos conhecer um grupo chamado Cavaleiros Templários, uma organização religiosa que já havia cruzado com outros seres como Alexia. Mas, conhecer e ter convivido com pessoas como ela não quer dizer que a tratarão da melhor maneira. E por quê Alexia ainda se mantém lá? Esse é um dos plots dos livros que apenas quem já embarcou nessa aventura poderá saber desde o final do segundo volume.


Enquanto isso, o Professor Lyall tenta manter Lorde Maccon sob controle, o que é complicado quando um lobisomem ferido encontra formas de se manter embriagado. E se não bastasse ter que cuidar de um alfa totalmente fora de si, Lyall tenta investigar o comportamento estranho dos vampiros que, ao que tudo indica, pode ter a ver com a segurança precária de Alexia. 


"“Floote, o que está acontecendo? Eles acham que sou contagiosa? Será que eu devo assegurá-los que nasci com um nariz deste tamanho?”


O terceiro livro da série volta com aquele humor que eu tanto senti falta. Alexia, agora Lady Maccon, é uma personagem maravilhosa e com uma trama que a deixou longe de seu marido e mais próxima da amiga, em uma aventura que ela mesma não queria estar... admito que a trama foi muito mais interessante do que eu esperava. E, sim. Diferente de outros momentos dos livros anteriores, o romance aqui é quase nulo, focando em pontos mais importante para a evolução da trama como um todo.


Temos mais suspense, mais ação, mais pedaços de uma história desconhecida por nossos personagens. E isso deixou o enredo mais envolvente, acelerado e diferente. Acho que foi o que diferenciou esse volume do segundo. Com cenas de luta criativas, pudemos ver todo o potencial dos nossos personagens e como a política, mesmo naquela época e com seres de variados tipos, já regia a maioria das decisões e caminhos das pessoas, mesmo sem elas estarem cientes disso.


A autora soube nos dar pequenas respostas sobre o que fomos nos questionando, abrindo margem para o próximo livro. E, claro, uma escrita em terceira pessoa deixa espaço suficiente para a autora se divertir em descrições tão bem definidas e já bem características nesses três livros que tive o prazer de conferir.


“Falar sobre os próprios sentimentos é exaustivo. Não sei se gosto de fazer isso.”


Um livro que vem repleto de novos personagens e que deixa os que já conhecemos, bem presentes. Tão bem que várias vezes me peguei desejando livros extras, especialmente da Madame Lefoux, que eu acho uma personagem maravilhosa. Ou seja, mesmo que a personalidade da Alexia não seja do seu gosto, com toda certeza algum dos personagens irá te encantar.
O que deixa a trama que, em alguns momentos mais lentos, se torne totalmente cativante por causa dos personagens. E, como dito antes, as cenas bem escritas e envolventes são tantas que quando você notar, já terminou o livro desejando por mais.


Não vejo tantas pessoas falando sobre essa série e quando comecei a ler, foi quando ganhei da editora enquanto trabalhava na livraria, para poder indicar. Saí um pouco da minha zona de conforto por sentir que teria romance em excesso e entrei em um mundo que acolhi de braços abertos, porque é fácil demais se encantar com tudo e todos. Ou seja... não percam mais tempo e arrisquem! Podem se surpreender exatamente como eu. Tem fantasia, romance de época, pitadas de ciência, sobrenatural e steampunk, tudo em um combo criativo que não deve ser ignorado =D


Já conheciam ou leram algum dos livros? Contem para a gente! 

Comentários

Postagens mais visitadas