Anime - Anohana (2011)





Sinopse: Um grupo de seis amigos de infância se separam após um deles, Meiko "Menma" Honma, morrer em um acidente. Dez anos seguintes desta tragédia, o líder do grupo, Jinta Yadomi, isola-se da sociedade e vive recluso. Em um dia de verão, porém, Menma aparece para Jinta, com uma aparência mais velha, pedindo-lhe ajuda para realizar seu desejo. Ela acredita que precisa realizá-lo para cumprir seu destino. Só que Menma não lembra qual era seu desejo, fazendo com que Jinta reúna seus amigos de infância outra vez, pois acredita que eles sejam a chave para resolver esse problema. No entanto, os sentimentos escondidos, os conflitos internos e a persistência dos sentimentos de tristeza pelos pais de Menma, resultam em complicações para o grupo, enquanto eles lutam não só para ajudarem Menma, mas a si mesmos.


Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia), mais carinhosamente conhecido como Ano Hana foi lançado em 2011 e tem apenas 11 episódios. Esse ano finalmente assisti ao anime na Netflix depois de ter lido o mangá. E o mesmo foi resenha pela Heila, e vocês podem conferir AQUI





A obra foi escrita por Mari Okada e assim como diz a sinopse, acompanhamos Jintan em um processo de aceitar que a garota do passado que ele vê, talvez não seja loucura sua. Ou seja, a história irá abordar o tema de perda e todas aquelas questões não resolvidas do passado que deixamos de lado e seguimos vivendo, achando que nada irá mudar ou que poderemos apenas esquecer. E claro que nunca é simples assim. 
E gostaria de deixar claro para os que nunca viram animes e não pensam em ver... podem dar uma chance. Os episódios, apesar de curtos, tem uma carga emocional bem grande, mostrando o passado e como ao crescer, depois de um trauma, a vida das pessoas pode se afetar, suas personalidades podem mudar (ou se moldar de acordo com as necessidades) e como tudo na vida tem um motivo. 






Seguindo a ideia de juntar amigos do passado para tentar ajudar um deles a superar, já que ele é o único a ver Menma, irá trazer assuntos pendentes de forma intensa e bem escrita. Aos poucos vamos descobrindo mais pedaços da personalidade de todos, por que são quem são e detalhes que deixam escondidos dentro de si, seja sobre eles mesmos ou sobre seus amigos de um passado distante. 
Diferente do mangá, senti que o anime trouxe alguns detalhes a mais de personagens secundários, o que se tornou uma surpresa interessante. 

E para os que acham que não é nada além de um anime de drama clichê, em um certo ponto da história fica impossível abrir mão. Você quer saber o que farão, como farão, se irão se abrir e acaba se colocando no lugar de cada um deles. Sem contar que Menma, ainda com uma personalidade mais infantil, se torna um ponto a mais de forma absurdamente fofa, que nos deixa mais cativados com a trama que, no fim, é triste demais. 





Com uma abertura perfeita e que combina com o anime, a animação e sua trilha sonora se tornam parte de um todo maravilhoso. 
E para os curiosos, o anime teve um live action alguns anos depois, que eu ainda não conferir. Mas, também teve um filme animado que mostra detalhes que o anime não mostrou, assim como alguns momentos pós essa união que veio para marcar a vida de cada um. 


E apesar de não estar entrando em detalhes, o anime tem personagens maravilhosos. Todos eles vieram de crianças em um grupo que tentava lutar pela paz, para se tornarem jovens com seus dilemas, suas lutas, suas neuras, medos e atitudes que escolheram ter para sobreviver a vida que pertence a eles. Amo cada um a sua maneira e sei que vocês farão o mesmo =D





Um anime que serve para todos que estão dispostos a se emocionar, sentir e entender que nossa vida é frágil demais e o que falamos e fazemos tem um peso enorme em nossas vidas e nas vidas de quem temos ao nosso redor. Muitas vezes afetando ainda mais além. 

Um anime que considero necessário para os que já conhecem animes, e um ponto introdutório emotivo perfeito para os que ainda querem arriscar, não sabem por onde começar e acham que todo anime é cheio de luta e gritos. 
Com um final de doer a alma, emocionante e delicado ao mesmo tempo, Anohana não é uma obra para se ignorar e espero que possam assistir.


Para mais detalhes, o trailer legendado (em ingles) está AQUI

Ficaram curiosos ou já viram? Contem para nós! 





Comentários

Postagens mais visitadas