A Aprendiz - A Trilogia do Mago Negro #2 - Trudi Canavan





Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

E como todo segundo livro de uma série ou trilogia, temos aquele receio de não saber se será tão bom quanto o primeiro. E é o que acontece aqui.

Caso queira ler a resenha do primeiro volume, você pode conferir AQUI 

A autora nos leva de novo à um mundo muito bem construído, com personagens que chamam nossa atenção, mas com um enredo tão lento e repetitivo que me fez questionar o quanto vale a pena chegar ao final da trilogia.
Mas vamos lá!


"As pessoas jamais esquecem que você é diferente, não importa quão próximo esteja delas. Sentem-se desconfortáveis porque você pode fazer algo que elas não compreendem."


Para que possam entender, voltamos a seguir a rotina de Sonea que agora tem seu espaço no clã e precisa provar o quão boa ela é. O quanto o local de onde ela veio não deveria a definir (como se toda pessoa mais humilde fosse ruim), e o quanto ela pode mostrar a cada um dos magos superiores o quanto tem dentro dela.

E isso é ótimo. Para quem leu o primeiro volume, sabe o quanto foi difícil para ela conquistar esse espaço. E é com todo esse enredo que notamos que as dificuldades aumentam muito mais.
Com todo o vai e vem de pequenos detalhes sobre seu dia, um garoto (Regin) que não aceita Sonea como parte de qualquer coisa do clã, começa a pegar no seu pé e começar a juntar cada vez mais aliados para a desestabilizar.


"Onde quer que o conhecimento do poder se encontre, frequentemente existe um meio para derrotá-lo bem ao seu lado"


Apesar disso, temos uma variação em capítulos com Rothen e Dannyl. Ponto alto para Dannyl que, com uma personalidade que me cativa bastante, conseguiu deixar a trama um pouco mais interessante, ainda mais por se encaminhar cada vez mais para a verdade do tão temido Lorde Supremo, Akkarin, que ao descobrir que muitos sabem sobre sua magia, começa a causar aos poucos, usando de sua autoridade.

"Todos os magos metem medo. Todo mundo sabe o que eles podem fazer... mas o que você não sabe que eles podem fazer é que dá medo."


Como sempre, quero evitar spoilers intensos, mas o que posso dizer é que a trama que não se resume em nada e se estende por longas quase 600 páginas, me deixou questionando o quanto a autora poderia se prender em atitudes ruins de Regin, perturbar Sonea e nos mostra que a garota é paciente.
Paciente até demais.
Eu não via a hora de Sonea reagir e fazer algo por si mesma, especialmente por ter vindo de onde veio e ter tido toda uma atitude mais intensa no primeiro livro.
Alguns chamariam de evolução da personagem e até entende a forma como a autora quis mostrar isso. Mas, em alguns momentos Sonea se mostrava apenas sem atitude, quando muita coisa já poderia ter sido resolvida com um pulso mais firme.
O que me faz sentir que foi uma pena a autora focar tanto nisso para nos provar o quanto Sonea quer fazer valer a pena a chance que conquistou. O livro se tornou repetitivo demais e muitas vezes quis pular algumas páginas para chegar a algo mais emocionante.

"O que era natural e certo? Quem realmente sabia? O mundo nunca fora algo tão simples a ponto de uma única pessoa saber todas as respostas."


E por isso gosto tanto das partes de Dannyl que, em busca de resposta e uma pesquisa maior, nos leva a um novo mundo, com novos povos e personagens mais interessantes. E, por isso, o livro me prendeu mais e me faz querer desejar terminar a trilogia.
Assim como Dannyl, eu mesma busco por mais respostas e explicações, assim como uma conclusão mais definitiva (e espero que satisfatória), quanto ao destino de Akkarin.

No todo, um livro que achei mediano por ser longo demais, repetitivo demais e com ausência de pontos de emoção que fariam a leitura ser mais tolerável. Porém, detalhes de mundos, povos, magia e como lidar com sentimentos acabaram me prendendo o suficiente para dizer que se você começou a ler...continue, sim.

Espero apenas que o terceiro venha com um pouco mais de emoção já que é tão longo quanto os dois primeiros livros ;D

"A vida não é muito dolorosa quando você não se permite um envolvimento com outros. - Ele parou -  Mas será isso realmente viver?"


Comentários

Postagens mais visitadas