5 Animes com viagem no tempo bem trabalhadas!




E aí meus Amigx da Internet? Sentiram saudade do teu bom e velho miasma falando de animes? Hoje eu venho com um formato de texto um pouco diferente para vocês, um formato que não costumo fazer muito, mas esses dias me vi pensando a respeito então eu escolhi fazer um TOP 5! Sim, obviamente os textos aqui vão conter alguns spoilers, espero que apreciem! AGORA SEM MAIS DELONGAS AQUI VAI:

5 Animes com viagem no tempo bem trabalhadas!


5 - Orange:

Gênero: Drama , Romance , Shoujo , Slice Of Life , Vida Escolar
Autor: Ichigo Takano
Direção: Hiroshi Hamasak
Estúdio: Telecom Animation Film

Nesse Anime uma garota colegial comum é surpreendida ao receber cartas de seu eu futuro pedindo para que ela mude alguns aspectos de seu passado para ter uma vida adulta sem arrependimentos. A princípio a trama parece bem tranquila, porém um dos eventos a serem evitados é a morte de um colega de classe recém chegado à escola.
O anime em si é focado no cotidiano desse grupo de amigos, todos estão crescendo e se descobrindo, e a trama é recheada de cenas bonitas e situações românticas, um verdadeiro banquete para os apreciadores de drama escolar!

A viagem no tempo desse anime por grande parte da obra se esconde em segundo plano, sabemos que ela tem recebido essas cartas do futuro, mas para entender o como isso é possível é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como nas aulas onde o professor discute a possibilidade de viagem no tempo e então você consegue fisgar coisa ou outra sobre a teoria que é trabalhada no universo do anime. Mas no geral é uma trama um pouco mais estática, e definitivamente dramática!

Nosso blog tem uma resenha do mangá, caso queiram dar uma conferida cliquem AQUI




4 - Charlotte:

Gênero: Comédia , Drama , Romance , Superpoder , Vida Escolar
Autor: Jun Maeda
Direção: Yoshiyuki Asai
Estúdio: P.A Works

Charlotte se passa no contexto em que alguns adolescentes que estiveram sob influência de um evento astronômico passam a manifestar poderes, alguns peculiares como o do protagonista que pode tomar a consciência de uma outra pessoa por alguns segundos, ou o da protagonista que pode ficar invisível aos olhos de apenas uma pessoa por vez, esses personagens juntos de alguns outros do grupo tem como objetivo encontrar e neutralizar adolescentes com poderes, principalmente para mantê-los seguros de instituições que procuram humanos poderosos para fins maquiavélicos ou de experimentação.
A trama como um todo tem um pouco de tudo, ação, drama, comédia e até romance, no começo a história tem um teor um pouco mais inocente, porém alguns eventos que ocorrem acabam proporcionando uma densidade muito maior ao anime, e forçam ao protagonista a amadurecer.

Porém no fim das contas o final corrido acaba afetando um bocado a qualidade do Anime. Com relação a viagem no tempo, ela é de suma importância para a história porém o poder em si é pouco explorado, o que não acho de todo o mal afinal conseguiram neutralizar isso de forma coerente e acrescenta um pouco mais de tensão o fato de que nem tudo pode ser resolvido voltando no tempo (uma lição que a maioria dos protagonistas de animes com viagem no tempo deveriam aprender).




3 - Boku Dake Ga Inai Machi (ERASED) 

Gênero: Mistério , Seinen , Sobrenatural
Autor: Kei Sanbe
Direção: Tomohiko Itō
Estúdio: A-1 Pictures

Erased é um gosto pessoal, pois eu simpatizo com o perfil do protagonista e apesar de um ou outro escorregão, acho que o anime como um todo bem trabalhado. A história consiste em um rapaz que possui uma habilidade sobrenatural de ser obrigado a evitar mortes e catástrofes sendo mandado de volto antes do incidente ocorrer. O personagem tem certa perspicácia mas no geral apresenta insegurança e uma boa dose de medo enquanto toma as suas decisões, o que torna ele muito humano e por isso acho mais fácil me identificar com ele. Apesar do final meio morno o que mais me instigou na obra são os mistérios em volta de certos eventos e como esses eventos são solucionados, a evolução do personagem é algo interessante de se acompanhar e acima de tudo a história em momento algum fica entediante, apesar de não ser um anime de ação, sempre tem algo importante acontecendo e é preciso se atentar aos detalhes para não perder as viradas da trama.
Mas o mais interessante é o como o poder dele se manifesta e o como ele lida com isso, em uma perspectiva mais abrangente o protagonista em dado momento se vê revivendo sua infância, pois é a partir dali que será capaz de solucionar um problema no presente. Definitivamente uma obra que vale ser assistida e reassistida com outra perspectiva.




2 - Kimi No Na Wa (Your Name)

Gênero: Mistério, Romance, Drama, Sobrenatural
Autor: Makoto Shinkai
Direção: Makoto Shinkai
Estúdio: CoMix Wave Films

Já peço sinceras desculpas pois sei que só da obra estar nessa lista é um spoiler ENORME, mas não tinha como fazer uma lista de Animes com viagem no tempo e não mencionar um dos maiores sucessos de bilheterias em Anime dos últimos tempos (superando inclusive “A Viagem de Shihiro” em termos de venda de ingressos).

Quando se trata de Drama Romântico Makoto Shinkai é uma referência, vide por suas obras anteriores como “5 centimeters per second” e “O Jardim das Palavras” dentre outras que ele fez com o intuito de tocar nossos corações e marejar nossos olhos.
Em Kimi No Na Wa ele consegue entregar uma boa dose de alívio cômico e ainda assim manter a seriedade do drama, o Anime conta a história de dois adolescentes, um garoto e uma garota, que passam a trocar de corpos eventualmente enquanto dormem, e assim ambos acabam se ajudando em questões pessoais enquanto se conhecem e aos poucos vão se apaixonando um pelo outro, isso por si só já daria um roteiro bom, porém um evento específico transforma totalmente o anime que passa de uma comédia romântica com toques de drama para um mistério com uma grande carga de tensão e drama. Como o Spoiler já está dado vou falar sobre a viagem no tempo desse anime, e é justamente ela que torna a trama no sucesso que ela é, pois os personagens não estão separados apenas por um espaço físico enorme, eles estão separados por uma distância temporal e um desastre iminente que vai acatar na destruição de uma cidade inteira. As obras do Mokoto não costumam ter um final acolhedor, ele parece gostar de trabalhar essa melancolia e no fim acabamos aceitando esse aperto no coração que ele é tão bom em proporcionar para seus espectadores, mas em Kimi No Na Wa o aperto chega a sufocar, ainda mais quando combinado com a trilha sonora fantástica e o design de cenário estonteante!
A viagem no tempo dentro dessa obra tem um caráter bem mais fictício e sobrenatural do que nas citadas anteriormente nessa lista, ainda assim a justificativa é bem construída e no fim das contas ela acaba ficando em segundo plano, apesar de sua importância para a reviravolta.




1 - Steins Gate

Gênero: Ficção Científica , Suspense
Autor: Sarachi Yomi
Direção: Hiroshi Hamasaki
Estúdio: White Fox

Seria impossível criar uma lista de animes com viagem no tempo sem ao menos citar Steins Gate. Com um dos protagonistas mais vergonha alheia que já vi em um anime (demorei para simpatizar com ele, mas acho que no fim você só consegue admirar ele depois de ver o desenvolvimento do personagem) e talvez dentre todos citados aqui é o que mais se esforçou para tornar plausível a ficção de viagem no tempo dentro da obra.
Com uma série de reviravoltas inesperadas e um montante enorme de desespero a obra não só fala de viagem no tempo como acaba aproximando a nossa realidade do contexto fictício trazendo nomes e referências da nossa realidade para dentro daquela ficção tal como John Tithor que é um ponto importantíssimo para o Anime e também um nome muito recorrente nos fóruns e discussões sobre viagem no tempo da nossa realidade. Mas essa aproximação é apenas um dos aspectos que torna Steins Gate uma obra completa, o desenvolvimento individual de cada personagem e das relações entre eles e até mesmo a profundidade esférica de cada um criando um contexto não maniqueísta onde eventualmente uma decisão para vantagem pessoal acaba afetando a todos de forma extremamente negativa, como espectador você sente a aflição e deseja estar junto dos personagens para ajudá-los em suas decisões, ao mesmo tempo em que talvez você mesmo não consiga encontrar a decisão correta a ser tomada, pois a obra deixa muito claro que tudo o que é feito no passado tem uma influência no futuro e nem sempre é possível prever a forma que isso irá afetar a linha temporal.
O Final da obra é fechado, mas pessoalmente acho que só me dei por satisfeito depois de ver o longa de animação, pois ele amarra alguns pontos importantes e aborda um pouco mais de outros personagens.



Gostaram? Querem mais tops 5? Querem que eu fale mais a respeito de algum determinado anime? Colocaria outros na lista(eu pensei em alguns vários haha)? Comentem aí! e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas