Vá Pela Sombra - Chico Oliveira, Deleon Stu, Luiz Andrade e Raquel Teixeira
Sobre a HQ: Duas equipes criativas e um evento envolto de muito mistério reunidos
no quadrinho 'Vá pela sombra'. Uma dupla de Manaus/AM e outra de
Fortaleza/CE se uniram para produzir duas histórias que têm como fio
condutor o eclipse solar anular que ocorreu no dia 14 de outubro de 2023
e pôde ser visto completamente de cidades do Norte e Nordeste do país.
O eclipse é o pano de fundo dessas duas histórias que buscam representar as potências criativas das duas regiões. Deleon Stu e Chico Oliveira é a dupla nordestina que nos apresenta "Ritual Chupim", enquanto Raquel Teixeira e Luiz Andrade estão à frente da história "O acordo".
Darth Nyx aqui para recomendar uma HQ nacional incrível! Sem dúvidas, "Vá Pela Sombra", de Chico Oliveira, Deleon Stu, Luiz Andrade e Raquel Teixeira, é a dose de misticismo e humor que estava faltando para os apaixonados por fantasia, ficção e história do Brasil. Nesta obra, os autores exploram todo o poder e o misticismo de um eclipse, criando duas histórias em que, sob a escuridão no meio do dia, forças místicas trabalham para cobrar favores e conceder novas chances.
Em "O Acordo", obra eletrizante de Luiz Andrade, com a arte de Raquel Teixeira, acompanhamos um tipo de pessoa bem comum: um homem ambicioso que decide usar poderes desconhecidos para ter vantagens sobre os outros. Enquanto vemos nas páginas a formação de seu império com a borracha, também vemos o preço pago pelas pessoas comuns que vivem nas terras onde ele decide expandir seu território.
"Ritual Chupim", de Deleon Stu e com a arte de Chico Oliveira, é onde conhecemos uma jovem vampira que busca concretizar um ritual importante, garantindo o retorno de seu mestre. Mas claro, nem tudo são flores, e nem todos os vampiros têm o luxo de ter todos os contatos e recursos do mundo, ainda mais vivendo no meio do calor de Fortaleza. No entanto, com o Eclipse Solar se aproximando, uma chance única se apresenta para todos ali.
Existe algo mágico e misterioso nos eclipses. Lembro de quando era criança, pegar o filme da câmera fotográfica para tentar ver algo e de como meu pai contava histórias assustadoras. Lendo as duas histórias de “Vá Pela Sombra", me senti voltando para a roda de conversa com meu pai e meu avô. O jeito como Luiz e Deleon montam o roteiro é muito próximo do que você encontra em narrativas que foram passadas por gerações, principalmente por conta dos elementos fantásticos, seja na forma de um pacto ou da vampira em busca de trazer seu mestre de volta.
O texto é suave, como uma brisa de leitura. Foi o embalo de uma viagem de ônibus, mas que me fez pensar por mais de uma tarde na história, principalmente com o texto final oferecido por Sâmela Hidalgo, que é assessora de imprensa, editora e idealizadora do Norte em Quadrinhos. Ela fala sobre como a tradição da oralidade é forte e o poder que as histórias têm.
Tive a oportunidade de ouvir bem mais sobre essas histórias e quem as criou no evento de lançamento duplo de “Vá Pela Sombra” e “Maramunhã 2” (que em breve trago aqui!), que aconteceu na loja Comic Boom, em São Paulo. Sâmela mediou o papo com os quadrinistas, Luiz Andrade, Rayane e Karipola, que dividiram bem mais do que suas histórias, todas cheias de significados e memórias. Eles também falaram sobre as lutas vividas por quem não está no eixo “Rio-SP”, mas se vê praticamente obrigado a se deslocar para cá em busca de oportunidades de trabalho no meio dos quadrinhos e maior visibilidade.
Um dos pontos que mais gostei da conversa, e que acho que traduz muito essa HQ, é que não precisamos ficar buscando elementos para traduzir nossa cultura ou nossas histórias. Existem detalhes de linguagem que ecoam no sotaque de alguém nortista, e as vivências fogem do padrão mais ao sul do país. Essa é uma oportunidade de experimentar outros pratos de histórias, com tramas nossas e cheias de potencial. Se gostou, acompanhe a página do Norte em Quadrinhos no Instagram e saiba mais sobre outros projetos!
Evento de lançamento de "Vá Pela Sombra" e "Maramunhã 2". |
Comentários
Postar um comentário