A Descoberta das Bruxas - Deborah Harkness
Sinopse: A respeitada pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito de alquimia intitulado Ashmale 782, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas.
Começa com ausência e desejo. Começa com sangue e medo. Começa com uma descoberta das bruxas.
De volta ao mundo dos romances e das fantasias, Darth Nyx se rendeu a leitura prazerosa de A Descoberta das Bruxas, livro de Deborah Harkness que envolve magia, romance e conspirações atemporais.
Tudo começa com Diana Bishop, filha de bruxos já falecidos. Ela é uma historiadora famosa e por estar trabalhando em uma tese sobre alquimia, acaba solicitando um livro considerado perdido por Bruxas, Vampiros e Demônios. Ao devolver o livro Ashmole 782 para a biblioteca, Diana decide não se meter mais com objetos mágicos desconhecidos, mas isso a transforma em alvo de uma perseguição sobrenatural que começa de maneira sutíl, mas ganha intensidade e proporções desastrosas em poucas páginas.
Se de um lado Diana ainda não quer lidar com a magia ao seu redor e não sabe o peso do que fez, do outro temos Matthew Clairmont, um vampiro ancestral e que, sem conseguir imaginar o curso vindouro da vida, se aproxima da bruxa Bishop por pura conveniência. Ele busca o manuscrito convocado indiretamente por ela em busca de respostas para um perigo iminente para sua espécie. Mas com o passar do tempo, a fascinação dele pela mente de Diana e seus poderes inusitados vão se tornando algo bem mais perigoso e intenso do que apenas a necessidade de que ela usasse seus poderes para trazer o livro novamente à superfície.
A maneira como o romance se desenvolve entre eles é muito fascinante, um slow burn da melhor qualidade! Lembro de falar para uma amiga que era como ver um pudim ser cozido em banho maria, no fogo baixo. A autora não foca apenas em Matthew e Diana, ou no sentimento que vai brotando entre eles, ela abre o universo deles ao adicionar figuras importantes à trama. Conforme vamos conhecendo mais sobre outras criaturas importantes, como bruxos assustadores e possíveis novos aliados, fica impossível do leitor não se encantar. Além disso, conforme Diana vai descobrindo seu uso da magia e a extensão das intrigas políticas que envolvem as bruxas, novos perigos passam a cercá-la.
Qualquer um que goste do mundo acadêmico, como cenários com bibliotecas, salas de estudo e pesquisas antigas, com aquele arzinho de livros sobre bruxas, vai se sentir mais que abraçado por essa leitura. A autora usou o ambiente de Oxford para a primeira parte da história e isso ajuda muito a firmar o clima e a personalidade dos dois personagens centrais, já que Diana é uma historiadora e Matthew um geneticista, ambos se desafiam intelectualmente e isso é fascinante de acompanhar. A busca por conhecimento se tornando um dos pontos centrais é de encher os olhos durante a leitura.
Como livro de abertura para uma trilogia, a obra consegue captar de um jeito que te deixa instigado a continuar a leitura nos próximos títulos. Agradeço aos céus por ter começado a leitura após todos os livros terem sido lançados (além de uma série) pois, do contrário, seria uma tortura esperar para fazer a leitura completa dessa história. O final é sem dúvidas avassalador, do estilo que te faz ir com toda sede ao pote de informações - Livro 2, no caso. Já vou dar um jeitinho de garantir ambos para minha coleção impressa, além da biblioteca virtual.
Com tantos elogios, acho que não preciso dizer que esse foi um dos meus livros favoritos em muito tempo, principalmente pela maneira como a autora trabalha a escrita, colocando uma poesia natural nos detalhes corriqueiros que poderiam descrever uma ação ou traço físico. Esses elementos são muitas vezes forçados por autores mas, no caso de Harkness, soa natural em qualquer momento da escrita. Talvez esses floreios não sejam para todos os públicos, mas eu sou uma pessoa que se sentiu fisgada por ela poderosamente.
Se você gosta de histórias de magia com aquela pitada acadêmica, sem dúvidas vai se apaixonar por essa trama e ficar tão a, já não vejo a hora de ler o próximo livro!
Comentários
Postar um comentário