Imperfeitos - Christina Lauren

Eu quase abandonei esse livro perto do final. 


Olive e Ethan não se suportam. 

Não que ela não tenha tentado ser legal com o infeliz que estava se tornando cunhado de sua irmã, ela tentou, porém ficou claro rapidamente que a tentativa de ser cordial seria apenas do seu lado.

Entretanto, um casamento com direito a intoxicação alimentar e uma viagem de Lua de Mel sem direito a reembolso, pode unir estes dois nas férias que desejavam e com a pior companhia que podiam imaginar: um ao outro.

É bem difícil falar de Imperfeitos sem deixar nenhum spoiler escapar. Sabe aquela história que você vê várias críticas sobre quão leve e romântica é, mas quando termina se pergunta se leu o mesmo livro que os outros? Bem, este foi o meu caso com esta obra.


Inicialmente a história nos conquista ao mostrar a troca de farpas entre Olive e Ethan. E, embora seja apontada como a trope do inimigos para amantes, está mais para pessoas que gostam de se provocar, porém não tentam prejudicar ou sacanear o outro de nenhuma forma. É uma interação que adoro e acredito que combine bem mesmo quando ambos se veem obrigados a fingir que são um casal. A personalidade dos personagens se complementam e embora Olive seja descrita como alguém pessimista, não consegui sentir isto.


A medida que passam mais tempo juntos, eles descobrem um lado que não conheciam sobre o outro e também os motivos que os fizeram começar com o pé esquerdo. Eu gostei muito dos aspectos realistas que Christina e Lauren abordaram. Muitas vezes, por ser um romance, algumas autoras tomam o caminho mais fácil e fazem os personagens terem atitudes idealizadas que tornam a obra um tanto fantasiosa. Então ver que um dos personagens, que havia saído de um relacionamento sério há pouco tempo, ainda tinha sentimentos por um ex e estava superando o término foi refrescante, embora diminuísse a química entre o casal. Devido a isso o romance caminhou de modo mais lento e equilibrado, com direito a alguns erros e correções. 


O meu problema com a obra começou quando alguns segredos começaram a sair de seus recônditos úmidos e as atitudes tomadas pelos personagens começaram a me incomodar. Não sei se a situação ativou alguns gatilhos, mas me parece que sim. A temática leve foi trocada bruscamente por uma de assédio, manipulação, camaradagem masculina amenizando atitudes para lá de erradas, até cair no abismo do desrespeito. 


É um pouco frustrante não poder dizer com todas as palavras, mas a história finalizou me deixando um gosto amargo na boca. Ela retrata bem a realidade, seja esta familiar ou entre parceiros. Só que romantiza o desrespeito... e eu sou orgulhosa demais para aceitar e até mesmo amenizar a normalização deste tipo de tratamento.


Imperfeitos é uma história que começou bem arrancando alguns sorrisos. Perto do final senti um rompimento com tudo que construiu, o que acabou afetando minha leitura. Pode ser que o mesmo não ocorra com você. Bora se arriscar? 😉 


Para aqueles que já leram a obra ou apenas ficaram curiosos com o que me incomodou vou explicar aqui, mas aviso logo que terá SPOILER. Prossiga por sua conta e risco.

.

.

.

.

.

.

O que me incomodou foram as atitudes do Ethan após dizer a Olive que Dane, irmão de Ethan, saía com outras mulheres enquanto estava noivo de Ami, a irmã de Olive. Antes desta conversa Ethan pensava que o relacionamento entre eles era aberto, mas ao ouvir de Olive que não era, ele tenta convencê-la a não contar nada a irmã. Não para que ele verifique o que de fato aconteceu, mas para acobertar o irmão, enquanto isto o silêncio de Olive quanto a este segredo começa a corroê-la. 


A situação piora quando Olive conta a Ethan a proposta indecente que Dane lhe fez. Ele não apenas não acredita nela, como também a acusa de: estar vendo coisas, estar chateada por perder o emprego, ver o pior nos outros, ser amarga e ter inveja de tudo o que a irmã tem. Sinceramente? Eu fiquei pensando como em um relacionamento de duas semanas alguém tem tantas coisas ruins para dizer do outro.


Bem... faltavam poucas páginas para terminar e eu esperava que ele corresse atrás do prejuízo, se humilhasse... mas não. Ele fica com raiva dela por dizer a verdade a irmã e termina o relacionamento por não acreditar que o irmão deu em cima dela. A partir daí, eu não conseguia mais ver os dois juntos ou torcer por eles. Na verdade, comecei a implorar mentalmente para as autoras terminarem a história com Olive sozinha, pois um final com Ethan seria uma declaração de falta de amor próprio e foi isso que pesou para mim.

Comentários

Postagens mais visitadas