A Sociedade da Neve (2024)

 



"Não há amor maior que aquele que dá a vida por seus amigos"

 

Quando o time de rúgbi do colégio Stella Maris embarcou em um voo em Montevidéu (Uruguai) a caminho de Santiago (Chile) para uma competição, não poderiam estar mais animados. É fácil imaginar os jovens rindo, falando alto e brincando com os parentes e amigos que estavam no assento ao lado. Talvez, o difícil seja entender as reviravoltas da vida que, em um único instante, consegue destruir todas as certezas e vários futuros.


Inspirado na história real também conhecida como O Milagre dos Andes, o longa apresentado pela Netflix consegue chocar e sensibilizar o expectador ao mostrar a luta dos jovens pela sobrevivência, após o avião cair na Cordilheira dos Andes em 1972. O cotidiano e as facilidades que encontramos na vida urbana são rapidamente substituídos por um cenário inabitável, onde não há árvores ou animais, apenas montanhas repletas de gelo e rochas.


Grande parte da obra é conduzida pela visão de Numa Tucartti, um estudante de Direito que não fazia parte do time, mas que aceitou viajar com os amigos pela diversão. Tucartti, que foi um dos sobreviventes a sair ileso do acidente, transfere a obra o sentimento de perseverar e não desistir. Mesmo após vários dias de espera e a descoberta que não há resgate vindo, vemos o grupo se fortificar mesmo diante da adversidade assim como o desejo de retornar ao lar.


Numa Tucartti (à esquerda) e Enzo Vogrincic, seu interprete (à direita) 


Entretanto, o comprometimento da saúde devido alimentação escassa se provou um problema difícil de contornar. Isto é visto na urina escura... no aspecto físico dos sobreviventes que começa a deteriorar a medida que a história avança, essas cenas nos fazem submergir ainda mais nos momentos mostrados e entender as decisões difíceis que tiveram de tomar. Em entrevista Enzo Vogrincic, interprete de Numa, informa que chegou a perder 20 quilos, mostrando sua entrega ao viver o sobrevivente do acidente.


A Sociedade da Neve é uma adaptação de um livro homônimo, a história possui algumas divergências com a realidade, porém isso acontece para minimizar o baque que a situação real pode causar no expectador. Em nenhum momento o filme se mostra vexatório ou focado apenas na polêmica ligada ao canibalismo. É uma obra dolorosa que vai te trazer lágrimas de tristeza e alívio no final. Super recomendada!


Para aqueles que tem curiosidade sobre os motivos que levaram a queda do avião, deixo aqui a indicação do canal do Youtube chamado Aviões e Músicas. Mais especificamente o episódio O desastre dos Andes, 72 dias sem resgate EP.641.  


Você pode assistir o trailer do filme logo abaixo! 




Comentários

Postagens mais visitadas