Diário dos Gatos Yon & Mu - Junji Ito





E como tudo que é bom não pode durar para sempre (kkkkrying), finalmente consegui ter a experiência de ler um mangá do Junji Ito que não criei qualquer conexão. E por que estou falando sobre ele? Porque é sempre válido trazer as boas e "más" experiências, lembrando que todos podem escolher conhecer, ler e tirar as suas próprias conclusões.

Mas o que aconteceu para essa experiência não ser tão boa para mim? Eu me deixei enganar achando que seria mais um mangá de terror ou suspense envolvendo gatos e maldições mas, no fim, temos uma experiência diferente com relatos reais do autor e seus gatos. 
Mas vamos aos detalhes!







J-kun recentemente comprou uma casa e convidou sua noiva A-ko para morar com ele. O que ele não sabia é que ela traria uma companhia inesperada: Yon, um gato assustador que A-ko trouxe da casa dos pais. E para completar, ela resolve adotar mais um gato, Mu. Apesar de ser uma pessoa que gosta mais de cachorros, J-kun acaba sendo fisgado pela fofura dos gatos e logo descobre como eles vão mudar sua vida.

Temos aqui um mangá fortemente autobiográfico que, saindo do comum das obras do autor, não possui elementos sobrenaturais e vai para um lado de comédia, com artes mais exageradas, pensamentos variados e uma relação de humanos com gatos. O curioso é que temos aquela pitada de direcionamento para o horror (como o autor sabe muito bem fazer) mas ao fim dos relatos, tudo envolve comédia ou alguma mensagem mais leve. 

E claro, de forma esperta, o desenho e o clima pende sim para o lado de terror, como os olhos da esposa serem basicamente brancos como alguns dos personagens malignos do autor, mas no fim ela é apenas a sua esposa, sem grandes alardes.




E como outras obras do autor, temos contos independentes que vão trazendo relatos do dia a dia com os bichanos, com humanos que querem os entender e ter a atenção dos felinos. E a edição ainda traz entre capítulos, algumas perguntas que foram feitas para o autor. Todas elas contém respostas que vem cheias de curiosidades e algumas fotografias dos seus gatos. 

Ou seja, é uma obra leve e como fui com uma expectativa diferente, fiquei um tanto decepcionada. Porém, não deixa de conter a bizarrice do autor e todo o seu traço característico.
O bom é que descobri de onde vem o humor do personagem Souichi, que repito, me irrita absurdamente. 


Então, fica a minha dica de uma obra para os que querem conhecer mais sobre o autor, mas não estão preparados para o horror que ele sempre oferece. Com expectativas alinhadas e conhecimento sobre a obra, a experiência com toda certeza pode ser diferente.
Não faz meu estilo, mas pode agradar alguns. O mangá foi lançado pela editora JBC e é fácil de encontrar ;D


Comentários

Postagens mais visitadas