The Changeling: sombras de Nova York (Apple TV+)

 



Sinopse: Um conto de fadas para adultos. Uma história de terror, uma fábula sobre paternidade e uma perigosa odisseia por uma Nova York que você não sabia que existia.

 

Honrando o mês do Dia das Bruxas, trago uma indicação fresquinha e com um susto diferente a cada momento! Eu sou a Darth Nyx e aqui vamos falar de The Changeling: sombras de Nova York, uma série lançada recentemente na Apple TV+.

 

Adaptada do livro Changeling: sombras de Nova York, de Victor LaValle, a série que envolve os gêneros de terror e fantasia foi criada por Kelly Marcel e sua direção é de Melina Matsoukas.

 

A história vai nos levar para acompanhar a vida de Apollo Kagwa (Lakeith Stanfield), um jovem que trabalha com revenda de edições raras de livros e como tudo muda quando ele conhece a bibliotecária Emma (Clark Backo). A magia está presente desde o começo da história, desde os sonhos que Apollo tem, até uma misteriosa lavadeira (Teca Pereira) que Emma conhece na beira de um rio no interior da Bahia.

 


Cada episódio parece tornar a história mais mergulhada em fantasia e mistérios sombrios. Apollo cresceu à sombra do desaparecimento misterioso do pai quando ele era criança e, na vida adulta, esses medos continuam o perseguindo em forma de pesadelos. E os pesadelos são tão vívidos que parecem piorar quando, após o nascimento de seu filho, Emma apresenta um comportamento diferente e desaparece pouco depois.

 


Com uma fotografia que vai cada vez mais pendendo para o tom sépia e trazendo um contraste intenso, o clima cresce a cada episódio e o roteiro seguiu de maneira primorosa a história do livro, com adaptações aceitáveis. O mistério e os acontecimentos seguem o ar de fantasia, mas tendem a sempre ter o tom mais sombrio, causando arrepios em quem assiste.

 


Um outro grande acerto foi convocar o próprio autor do livro para narrar a história, esse toque me deixou particularmente mais segura em assistir. Depois de tantas adaptações que decepcionaram, quando vemos o nome do escritor presente de maneira tão próxima chega a causar um grande alívio. E a voz dele é aveludada, suave, como se estivesse sentado com você e literalmente, contando a história que se desenrola em imagens ali.

 

Gostei demais da experiência, o livro é tão bom quanto e recomendo para quem está buscando uma série curta e fechada para aproveitar no fim de semana, se mantendo no clima de Halloween. Por conta do livro ser um volume único, não vi informações de renovação ou cancelamento, mas se for feita a escolha de elaborar uma continuação, estarei atenta para a novidade.

Quer dar uma conferida em como é a série? Veja o trailer abaixo!



Comentários

Postagens mais visitadas