Encanto (2021)

 



Olá, amores! Mila aqui e vindo falar de uma animação já um tanto conhecida, mas que vale a pena falar sobre. O filme, que é o número 60 da lista de clássicos da Walt Disney Animation pode ser conferido pelo Disney+ e vocês não irão se arrepender. 

Em Encanto, seguimos a história da família Madrigal que, durante muitas gerações, vivem todos juntos na enorme casa chamada de La Casita. E, para deixar tudo melhor, a família e a casa possuem uma magia encantadora que surgiu após uma grande tragédia. A magia pode ser vista daquele jeito Disney de ser, com objetos se movendo e janelas abrindo e fechando, o que dá uma personalidade própria e cativante ao local. 



O ponto importante da história acontece com toda criança da família que, ao completar 5 anos de idade, ganha um dom mágico que pode vir das mais variadas formas. E esses dons são usados não apenas para si e os Madrigal, mas dão apoio para a comunidade onde vivem. Todos passam por isso, exceto nossa personagem principal, Maribel. 

E, apesar de receber o amor da família e saber que também é especial (o que ela reforça para si mesma várias vezes), fica difícil estar sempre otimista quando todos ao seu redor colaboram de forma mágica e todos se encantam com isso. E é com essa convivência entre irmãs, primas, pais, avó e pessoas da vila... que a aceitação de Maribel não será apenas o "problema". Fica claro depois de um tempo de filme que uma forma maior está ameaçando a magia da família. E, claro, Maribel tentará encontrar a solução. 



Com uma animação e tradições que saem do costume antigo da Disney, com suas princesas europeias, Encanto traz alguns detalhes e costumes da cultura colombiana com amor e todo o jeito latino de ser que é super bem representado com movimentos e músicas incríveis. Os personagens com suas personalidades, roupas e características físicas variadas são um show a parte também!

E por falar em música, não vamos esquecer que a famosa música do Bruno (afinal, não falamos sobre o Bruno), veio dessa bela animação!



Como em muitos outros filmes da Disney, a família se torna o ponto principal e teremos pedaços de sentimentos variados, representados em cada personagem, lembrança, amor, música e tristeza compartilhada. O filme aborda tudo de uma maneira tão natural que nem a personagem principal consegue ser a "princesa ideal", com suas falhas e imperfeições mas, com muita capacidade de aprender e dar a volta por cima.

Se vocês, assim como eu, já abri mente e coração para toda a variedade de animações que os estúdios da Disney estão produzindo, não podem deixar escapar essa beleza de filme. E se você ainda se mantém enraizado nas tradicionais histórias, bem... tá na hora de abrir a mente.
Encanto traz toda a magia, personagens incríveis, um vilão que é muito mais amplo do que uma pessoa interrompendo a felicidade alheia e, como muitos filmes, toca nossos corações e marca nossas vidas.



Vi o filme com a minha família e foi nítido como o filme cativou de forma rápida e conseguiu despertar sentimentos até naqueles que se consideram não tão emotivos. Ou seja, um filme para se ver sozinho, em família, com amigos... e lembrar que o amor, respeito, compreensão e mente aberta para as diferenças, mudam tudo. 

Não me cansarei de apreciar animações porque elas nunca param de trazer as melhores mensagens das mais variadas maneiras. 

Se ficaram curiosos e quiserem assistir ao trailer bem aqui!
Eu assisti dublado (porque aprecio dublagem em animações) e amei as versões das músicas, mas as originais são ótimas também!






Comentários

Postagens mais visitadas