Desaparecida: O caso Lucie Blackman (2023)

 


Um dos maiores medos que pode permear nossos corações é perder alguém que amamos. E quando digo perder, me refiro a não saber onde encontrar. Quando alguém próximo falece, a dor é um ponto final colocado. Contudo, quando alguém some, as dúvidas são sinalizadas pelas reticências. 


Como? Por que? E se? São questionamentos que podem destruir uma alma e estagnar alguém no tempo. Não sabemos se poderíamos ter feito algo diferente para mudar o que aconteceu e isso vai nos corroendo.


Desaparecida: O caso Lucie Blackman é um documentário da Netflix sobre um crime ocorrido nos anos 2000 e que abalou o Japão. Nele acompanhamos o caso de uma jovem britânica de 21 anos, ex-comissária de bordo da British Airways, que não retornou para casa. Seu desaparecimento foi relatado a polícia local, porém não foi levado a sério já que naquela época era muito comum pessoas com visto vencido "sumirem". 


Somado a isso, Lucie trabalhava como hostess, termo que equivale a uma acompanhante. Seu novo trabalho envolvia apenas fazer companhia a homens ricos em uma cafeteria, sexo era algo que poderia ser acordado fora do estabelecimento. Então, após ouvir de outro estrangeiro que o desaparecimento de sua filha não seria investigado por ela não ser japonesa, o pai de Lucie decide não deixar o caso esmorecer e organiza coletivas de imprensa. 




O conteúdo apresentado no documentário sobre Lucie é bastante raso, pouco sabemos de sua infância ou sonhos, o que considero um ponto negativo. Aqui, o foco está em mostrar o choque cultural entre a polícia japonesa e o pai de Lucie, Tim Blackman, além dos métodos utilizados para encontra-la. A declaração dos policiais traz aquela aura japonesa de civilidade, seus relatos são sutis e nada descritivos. Já as falas e ações de Tim, não sei se devido a produção do material, me passaram a sensação de serem mais narcisistas do que uma verdadeira tentativa de encontrar a filha.


Quanto ao desfecho do caso, deixo para que descubra por si mesmo. Como disse, o documentário é sutil quanto ao que houve com Lucie. Então vale a pena assisti-lo e pesquisar mais sobre o motivo de ter abalado o Japão. Você pode conferir o trailer bem aqui! 😉




Comentários

Postagens mais visitadas