Uramichi Oniisan e o senso de humor ácido (e muito relacionável) de um adulto médio





Olá, meus caros amigos da internet, ta tudo bem? Teu miasma favorito, Thiago, vindo aqui mais uma vez explorar um pouco o universo dos animes.

Nos últimos meses eu venho, aos poucos, comentando e mostrando sobre o mercado de anime no Ocidente, sobre as localizações e dublagens e como a acessibilidade e interesse do público ocidental permitiu que uma gama maior de animes chegasse a nós de forma devida e oficial. E uma das consequências de termos mais acesso é ter o acesso as obras que nem sempre estão em evidência, mas que possuem seu próprio charme. E esse é o caso do anime que irei comentar aqui: “Uramichi Oniisan” Não é um nome que eu espero que vocês conheçam, mas é um nome para que quem busca algo um pouco diferente, contendo um humor adulto e ácido, sem apelo a conotação sexual.


"Uramichi Oniisan" é um anime baseado no mangá homônimo escrito por Gaku Kuze. A história gira em torno de Uramichi Omota, um jovem que trabalha como apresentador de um programa educacional para crianças chamado "Together with Maman" (Junto com Maman). No entanto, o que diferencia esse anime é que ele explora os aspectos mais sombrios e realistas da vida adulta, misturando comédia e uma dose de melancolia.


(Uramichi: Aqui vai uma pergunta, quais são as coisas que as crianças tem e os adultos não?  
Crianças: "Liberdade", "Esperança", "Coração" 
Uramichi: RESPOSTAS CORRETAS)


Uramichi Omota é o protagonista do anime, um jovem de aparência alegre e gentil, mas que esconde um lado mais sombrio e pessimista. Nele reside um certo ressentimento por não ter seguido sua proeminente carreira como atleta já que, no lugar disso, ele acabou como coapresentador de um programa infantil. Ele é responsável por ensinar lições de vida para as crianças no programa, mas muitas vezes suas palavras acabam revelando suas próprias frustrações e desilusões.


Além de Uramichi, o anime apresenta um elenco diversificado de personagens, cada um com suas peculiaridades e problemas. Temos Mitsuo, um colega de trabalho que aparenta ser otimista, mas guarda sua própria dose de inseguranças. Ele é um dos mascotes do programa e constantemente aparece fantasiado de urso. Iketeru e Utano são dois outros membros do elenco e ambos apresentam o programa como Uramichi e, enquanto Ikiteru tem uma personalidade infantil e estoica, a de Utano é madura porém complexada com seu relacionamento ruim. Ou seja, ambos trazem suas próprias neuroses e complexos para o programa, muitas vezes proporcionando cenas hilárias.



(Uramichi: Aqui estão seus amigos, Usao -O Coelho- e Kumao -O Urso-, um deles pode subitamente desaparecer amanhã...
Usao: Por favor, faz qualquer coisa, mas não me demite!
Kumao: Mas o Usao é um garoto mal criado, então parece que ele está prestes a ser expulso...)


Tobikichi é o outro mascote, um membro excêntrico do elenco com uma personalidade peculiar e geralmente acaba falando mais do que devia, provocando a ira de algumas outras pessoas do elenco. E Hanbee, o diretor do programa que tenta manter tudo sob controle, mesmo diante das situações mais caóticas.


(Criança: É verdade que você é um bom desenhista?
Uramichi: É mentira...
Criança: Mas foi o Usao que me falou...)



Enquanto Uramichi tenta equilibrar suas responsabilidades profissionais com suas próprias lutas pessoais, o anime aborda temas como a pressão social, a dificuldade de encontrar significado na vida adulta e a constante batalha contra a melancolia.


(Uramichi: Então, me diga, o que você vai querer ser quando crescer?
Criança: Eu quero ser que nem o tio Uramichi... Pois ele é legal e gentil e trabalha muito duro!
*Uramichi chora em um descontrole emocional por ser elogiado*)




E é essa a magia da animação, não existe nenhuma grande trama fantástica ou um objetivo maior, o foco estão nas relações e interações desses personagens adultos com seus diversos problemas e dilemas da vida adulta se mesclando com as suas funções no programa infantil.


Ikiteru e Utano encerrando o expediente



A arte de falar sobre o ambiente de trabalho onde algumas demandas são inóspitas e mostrar isso com humor é algo que acontece por diversas vezes em animes com o foco no público mais velho. Relações interpessoais se tornam o grande motivador dos episódios e ver esses conflitos desperta interesse já que acompanhar o cotidiano daqueles personagens traz alegria ao espectador, muitas vezes por se relacionar com os mesmos.


Uramichi Oniisan acaba trazendo esses elementos de uma forma cômica e assertiva, explorando bem o contraste da vida adulta com o contexto do programa infantil, usando os diálogos e o roteiro do programa como uma forma de provocar a tensão e o riso nos espectadores ao se depararem com esses personagens no programa. 


(Criança: Quão velho é você tio?
Uramichi: Eu tenho 31 anos...
Criança: Hm... Meu pai tem 29 anos... como que você não é casado e nem tem filhos?
Uramichi: Me dá um tempo)



Devo dizer que a dublagem da Crunchyroll fez um trabalho excelente de adaptação, conseguindo preservar o tom de comédia e ainda trazendo uma ótima localização. É bem comum acabarmos perdendo algo no contexto da tradução, porém a dublagem brasileira se adaptou muito bem ao anime!


Com a sua combinação única de comédia e um olhar crítico sobre a vida adulta, "Uramichi Oniisan" se destaca como um anime que oferece uma visão perspicaz e emocionalmente complexa sobre os desafios de crescer e enfrentar as adversidades da vida





Bom, meus amigos da internet, depois de seis meses aqui falando um pouco sobre esse incrível e infinito mundo dos animes, espero que de alguma forma eu tenha acrescentado algo para vocês. Seja uma recomendação, um novo conhecimento ou uma nova perspectiva. Escrever sobre esse mundo me anima e me encanta e com esse texto me despeço dessa participação esporádica e sazonal! Mas, quem sabe o que o futuro reserva? Teu miasma favorito está voltando para a caverna de onde saiu, mas pode não ser mais que um até logo, então a gente se vê por aí!




Comentários

Postagens mais visitadas