Contos Macabros de Kanako Inuki

 


Olá, amores! Mila aqui e irei falar sobre um mangá que eu estava ansiosa em ler e, como alguém que tem lido mangás do Junji Ito, fui com sede ao pote para conhecer o terror oferecido pela autora e mangaká. Aviso que o post conterá comparações sem spoilers dos estilos dos autores, então se preparem!


E quem é Kanako Inuki?
A autora é conhecida por criar histórias assustadoras na década de 90 e Contos Macabros é um dos trabalhos mais populares e elogiados da sua carreira. A obra já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio de Melhor Mangá Curto no 13º Japan Media Arts Festival em 2009.

Uma curiosidade interessante do mangá é que ele traz uma entrevista com a autora e informações e inspirações da criação no começo de cada conto. Esses detalhes super me ajudaram a entender mais sobre o processo e até a aumentar a minha curiosidade.
Quanto ao mangá, a obra foi publicada originalmente no Japão em 2003 pela editora Koubunsha e agora, aqui no Brasil, o mangá foi lançado esse ano pela editora JBC.
Com tudo isso apresentado, vamos falar sobre o mangá em si!



Em Contos Macabros, Inuki apresenta ao leitor uma série de histórias de horror que exploram diversos temas como o sobrenatural, a morte e a insanidade, por meio de personagens e cenários sombrios. O traço e a diagramação da obra tem um estilo próprio e que, ao meu ver, pareceu um tanto infantilizado e exagerado, trazendo um ar não tão aterrorizante quanto eu esperava.

Notem que, para quem estava lendo mangás de terror do Junji Ito que traz uma arte definida e mais intensa, a arte de Inuki irá parecer suave demais e, ainda assim, consegue transmitir sentimentos necessários para que o leitor sinta certa empatia e envolvimento com os personagens e trama.

Um dos pontos fortes da obra é o equilíbrio entre as cenas de ação e momentos de suspense. Além disso, a autora aborda questões importantes como a solidão e o medo do desconhecido, que são explorados de maneira criativa.


Contudo, apesar das qualidades da obra, é possível identificar alguns pontos negativos em comparação ao trabalho de Junji Ito. Algumas das histórias apresentadas parecem superficiais e não conseguem provocar no leitor a mesma intensidade de emoção e reflexão que as histórias de Ito. Além disso, alguns dos personagens parecem rasos, pouco desenvolvidos e um tanto confusos. O que diminuiu muito a empatia que eu deveria ter com a maioria deles.



Ainda assim, a obra de Inuki apresenta uma proposta interessante e bem executada, mas dificilmente alcança o bizarro terror trazido por Junji Ito. A obra me envolveu bastante com um dos seus contos, da forma que eu esperava que fizesse e as outras histórias tiveram notas variadas dentro do meu coração.

Então, para os leitores que sempre quiseram ler um mangá de terror mas sentem que tudo o que já falei sobre as obras do Junji Ito os fazem sentir que são histórias intensas demais e procuram algo mais calmo...Contos Macabros de Kanako Inuki chegou trazendo essa vibe mais suave! 

Com traços e personagens mais infantis, usando muito da sua vivência e traumas de infância para desenhar contos rápidos e que possuem a sua cota de envolvimento, a obra pode agradar a corações mais fracos e que querem explorar algo novo. 





Comentários

Postagens mais visitadas