Chainsaw Man, um Shonen de Batalha só que maneiro.

 


Olá meus amigos da Internet! Seu miasma favorito, Thiago, aqui mais uma vez para falar um pouco sobre esse universo dos animes que tanto gosto de exaltar!

Hoje quero falar de um megahit que a Crunchyroll trouxe para nós aqui no Ocidente e que o estúdio MAPPA apostou alto para que a animação fosse entregue. Vamos falar de Chainsaw Man! E eu já aviso que o texto virá recheado de spoilers, mas fiquem tranquilos, eu aviso aqui onde começo e termino eles.




Antes de falarmos sobre essa obra prima dos animes contemporâneos eu preciso definir algumas coisas aqui:



Primeiro: Existe uma categorização dentro dos animes e ela segue um padrão demográfico totalmente arbitrário, mas também ajuda a identificar algumas fórmulas como, por exemplo: Naruto é um Shonen de Batalha, e os shonens de batalha tendem a ser caracterizados por protagonistas de idade infantil ou adolescente (13 a 16 anos de idade), que irão evoluir atingindo novos níveis de poder e aprendendo novas técnicas.

Dragon Ball, Bleach, One Piece e Jujutsu Kaisen são apenas alguns exemplos desse estilo e garanto que vocês conseguem notar muitas características em comum com as que eu citei nessas obras.



Segundo: O mangá de Chainsaw Man iniciou sua publicação em 2018 e foi publicado em série até 2020. Porém, entrou em um hiato que durou até 2022. O anime foi lançado em 2022 e contempla, até então, só uma parte do que foi publicado.


Dito isso, existem características que diferem cada obra, obviamente. Já falamos aqui sobre os modelos e fórmulas e eles existem por uma razão...eles funcionam! Porém, não basta só ter uma boa fórmula, também é importante saber criar um bom enredo para tal fórmula. Então, quando falamos de Chainsaw Man, nos perguntamos o que fez um estúdio como a MAPPA arriscar tanto investimento para a produção de uma obra como essa?


Talvez o criador de Chainsaw Man, Tatsuki Fujimoto, tenha algo a ver com isso. Ele é o idealizador da obra e definitivamente sabe contar histórias pois, apesar de todos os elementos de battle shonen que Chainsaw Man possui, a obra ainda se destaca por não chamar mais atenção do que está acontecendo de fato no enredo.


Então, vamos falar mais a fundo sobre isso.

A história se passa em um mundo onde demônios são reais e representam uma ameaça constante para os seres humanos. E o enredo se torna cada vez mais complexo e sombrio a medida que segredos são revelados. Conspirações, traições e reviravoltas acontecem, levando a um confronto final épico e cheio de emoções.

Chainsaw Man é conhecido por sua narrativa violenta e sangrenta, mas também aborda temas como amizade, lealdade e a luta pela sobrevivência em um mundo perigoso.


[Nesse ponto vou falar mais detalhadamente sobre o roteiro e pode conter spoilers!]

A história se passa em um mundo onde demônios são reais e representam uma ameaça constante para os seres humanos.

O protagonista é Denji, um jovem pobre e endividado que trabalha como caçador de demônios. Ele tem uma vida difícil e monótona até que, durante um confronto com demônios, é morto ao tentar salvar seu cachorro, Pochita. No entanto, Pochita, que é um demônio do tipo "Motosserra", decide fundir sua vida com a de Denji, transformando-o em um híbrido humano-demônio.


(Pochita e Denji)



Agora renascido como Chainsaw Man, Denji é recrutado pela Agência de Segurança Pública do Japão, uma organização especializada em combater demônios, e torna-se um caçador de demônios oficial. Ele é colocado sob a supervisão de Makima, uma misteriosa e poderosa mulher que o ajuda a controlar os seus novos poderes e o envolve em missões perigosas.


(Makima)


Ao longo da história, Denji enfrenta uma série de desafios mortais enquanto luta contra demônios poderosos, as batalhas geralmente regadas de muito sangue e gore.



Ele forma laços com outros caçadores de demônios, como Power e Aki Hayakawa, e luta para proteger seus entes queridos e a humanidade dos perigos demoníacos.


(Da esquerda para direita: Aki, Power e Denji)


A forma que a obra é escrita nos leva  a relevar os aspectos “clichês” que ali estão e, muitas vezes, a obra trabalha com uma quebra de expectativa.


Denji, é um personagem complexo e cativante. No início da história, ele é retratado como um jovem de aparência desleixada e personalidade apática. Ele é um caçador de demônios de baixo escalão, vivendo uma vida árdua e enfrentando grandes dívidas que herdou de seu pai.


Denji também é retratado como alguém endurecido pela vida, com uma atitude desapegada e um senso de humor cínico. Sua pobreza implicou em muitos aspectos de sua formação jpa que ele não foi alfabetizado e não tem muita perspectiva. Ele também não tem grandes ambições e está disposto a aceitar qualquer tarefa para pagar as suas dívidas e sobreviver.


(A única família que Denji tinha era o Pochita)

Após a fusão com Pochita, o demônio Motosserra Denji se torna um híbrido humano-demônio com poderes impressionantes. Seu corpo é capaz de se transformar em uma motosserra gigante e ele ganha força e resistência sobre-humanas. Com a sua nova identidade, ele é recrutado pela Agência de Segurança Pública e se torna um caçador de demônios oficial.


Ao longo da história, Denji passa por um desenvolvimento significativo. Inicialmente, ele é guiado principalmente por seus desejos básicos como comida e sexo mas, ao longo do tempo, ele começa a desenvolver ambições e desejos mais profundos. Ainda assim ele é simplório, pegar em um peitinho já pode ser motivação suficiente para ele arriscar a própria vida. Ele busca encontrar um propósito em sua vida e proteger as pessoas que são importantes para ele.


Denji é leal aos seus amigos e está disposto a arriscar sua vida para protegê-los, mas inicialmente ele mesmo não se importa muito com as pessoas. Seu senso de moral é um tanto distorcido, ele é capaz de jogar um carro com outra pessoa dentro em um momento e proteger uma criança em outro. Ele forma fortes laços com Power, uma demônio parceira de equipe, e Aki Hayakawa, outro caçador de demônios, laços que fazem ele se ver em uma família, algo que ele nunca teve de fato. Através dessas amizades, Denji descobre o significado da camaradagem e aprende a confiar nos outros.


No entanto, Denji também luta com seu lado demoníaco e os desafios emocionais que surgem ao longo da história. Ele é confrontado com perdas devastadoras, traições e eventos perturbadores que o levam a questionar sua própria humanidade e sanidade.


Denji é um protagonista complexo, passando por uma jornada emocional e lutando contra seus demônios internos e externos. Sua evolução ao longo da história é um dos aspectos mais fascinantes de "Chainsaw Man", tornando-o um personagem memorável e intrigante.


Por padrão, os protagonistas de Shonens são meio “cabeça oca”, em geral são adolescentes simplórios que não possuem grande aptidões intelectuais, mas tem o coração no lugar certo. Uma bondade simplória, por assim dizer.

Em Chainsaw Man Denji é analfabeto, sem trato social, egoísta e tem como principal objetivo, inicialmente, ter algum tipo de contato íntimo com uma mulher. Ele possui as características de um protagonista de Shonen, mas elas estão menos estereotipadas e melhores descritas.

A “pureza” do Denji não vem de uma moral inabalável mas, sim, de uma ignorância pueril. O fato de não ter um grande objetivo não faz com que ele não se esforce ao máximo por um objetivo menor, inclusive, essa motivação é frequentemente questionada durante o começo da obra, principalmente pelo Aki… E falando do Aki. 




Aki é retratado como um homem sério, introspectivo e extremamente dedicado ao seu trabalho. Ele é conhecido por sua natureza calma e reservada, muitas vezes exibindo uma expressão séria e determinada em seu rosto. Aki é um indivíduo altamente habilidoso e estrategista, e suas habilidades de combate são respeitadas por seus colegas caçadores de demônios.

Embora inicialmente seja um personagem sério e distante, Aki passa por um desenvolvimento ao longo da história. À medida que interage mais com Denji e outros personagens, sua personalidade começa a se abrir e revelar camadas mais profundas. Ele mostra uma preocupação genuína pelos outros e uma vontade de proteger aqueles que ele considera importantes.


Aki também carrega um fardo emocional devido a tragédias em seu passado. Essas experiências moldaram sua visão do mundo e o tornaram um indivíduo mais sombrio e cético. No entanto, ele também busca redenção e tenta encontrar um sentido maior em sua vida, muito parecido com outros personagens de Shonen como o Sasuke em Naruto ou o Uryu Ishida em Bleach, um padrão do personagem “Edge”. Claro que Aki está sim em uma jornada de vingança, ele deseja derrotar o Demônio que dizimou sua família mas, diferente do padrão esperado, sua vingança não o deixa cego e nem o afasta de suas amizades. Ele admite que precisa de ajuda pra alcançar os seus objetivos e genuinamente se importa e cuida de seus colegas!


Entendem? Os elementos da fórmula estão todos ali, mas eles estão mais complexos, mais cativantes. Dessa forma, o anime garante sempre oferecer algo a mais.

As batalhas são intensas mas nem tudo se resolve apenas escalando mais e mais poder. O fato de Fujimoto ser um grande fã de filmes de terror e saber introduzir suas referências em uma obra onde o que define o poder dos inimigos é o quão temidos eles são, ajuda na construção. Mas, os detalhes são o que fazem de Chainsaw Man um Shonen de batalha MANEIRO




O Anime deve continuar a produção já que gerou grande repercussão causando um estrondoso sucesso. O estúdio MAPPA fez questão de não só entregar o que o mangá propunha como também fez questão de melhorar! Seja na abertura que é recheada de referências a diversos filmes ou no encerramento onde cada episódio tem o seu exclusivo.

O estúdio se preocupou com os detalhes, animação fluída, adição de cenas além de uma excelente direção de imagem e fotografia! Porém, não é isso que faz Chainsaw Man um anime digno de exaltação, mas sim o fato de que ele soube aproveitar todos os aspectos de sua categoria e melhorá-los! Acho que nem preciso enfatizar que esse anime é uma super recomendação para todos que procuram algo diferente dentro do gênero de shonen! Lembrando que o anime encontra-se no catálogo da Crunchyroll e com uma SENHORA dublagem brazuca!


Vocês podem conferir o trailer a seguir:



Comentários

Postagens mais visitadas