Biblioteca da Meia-noite - Matt Haig



Sinopse: Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.


Darth Nyx está de volta, com uma dica de leitura para todos! A Biblioteca da Meia-noite, de Matt Haig, é um dos livros mais intensos que já li e, em todo momento, senti na pele a história mexendo comigo. 


A vida de Nora Seed parece que chegou ao fim. Nada está dando certo, ela não se vê necessária para ninguém e, por isso, toma uma decisão drástica. É então que começamos a jornada com ela por uma biblioteca de arrependimentos, possibilidades e transformação. Com a ajuda de uma figura etérea de sua antiga professora bibliotecária da escola, a Sra. Elm, Nora descobre que pode mudar pequenos e grandes momentos, vivendo a experiência do que aquela mudança traria para a sua vida e, caso encontre num desses "mundos" a felicidade, ela jamais irá voltar para a vida de dor e tristeza que deixou para trás. 


Esse é um livro que deixa os fãs de fantasia com uma pulga atrás da orelha mas, conforme vão se passando os momentos e as vidas, a certeza do que está acontecendo parece evidente. Eu entendi lá pelo meio do livro o que o autor estava construindo e saber disso não me incomodou, pelo contrário, me motivou a acompanhar até o fim o que estava acontecendo com Nora. E foi só no fim que entendi o quanto também mexia comigo aquela situação. 


Como Nora, já senti que não tinha valor para quem estava ao meu redor e, diferente dela, nunca agi sobre o sentimento. Encontrei ajuda psicológica antes de tudo desmoronar, então ler aqueles momentos onde ela se via como menos que necessária, buscando o que poderia ser real, buscando felicidade, entendendo o que significa querer viver, foi como ver novamente o que me fez e faz continuar. Mesmo quando os monstros internos dizem algo diferente. 


Esse é um livro que é bom, mas claramente não recomendo para todos. E se você estiver vivendo um momento de dor e precisa de ajuda, ligue para: 188 ou acesse: https://www.cvv.org.br/.

Esse é o número que no Brasil atende ao Centro de Valorização à Vida e eles também têm informações e atendimentos online.


E para você: o quão pesado seria seu livro de arrependimentos?

Comentários

Postagens mais visitadas