Viúva de Ferro - Xiran Jay Zhao

 


Sinopse: Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas ― máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado.

Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança. Seu plano é matar o piloto que tirou a vida de sua irmã, mas a situação toma um rumo brutal e inesperado, e Zetian recebe um título muito temido: Viúva de Ferro, uma mulher que, ao contrário do esperado, suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte.

 

Darth Hella na área para falar de uma belezinha aqui para vocês! Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao, foi uma das minhas comprinhas da Bienal do Livro de São Paulo 2022, e boa parte da minha empolgação foi de ver que esse autore estava presente no evento. Acabei encontrando um tiktok que mostrava sua empolgação em conhecer os leitores brasileiros e participar de um evento daquela magnitude que me conquistou, fui atrás do livrinho no estande da Intrínseca e nossa, QUE ACHADO! 

Esse é um livro complexo, que me fez ficar meses remoendo o que li nas páginas dele, já que no prólogo mesmo já temos contato com um momento inexplicável de poderoso. Conhecemos de cara uma jovem que está prestes a deixar sua aldeia em busca de vingança pela morte da irmã, mas ao longo dessa apresentação, descobrimos vislumbres de como as coisas funcionam na Huaxia. 

Enquanto homens são treinados para serem pilotos de grandes robôs guiados por chakra em uma batalha constante contra criaturas e povos que ameaçam a paz e segurança, as mulheres são suas fontes de força e combustível, sendo descartadas como cascas vazias após os combates. Destino este que Zetian não aceita e não deixa que se abata sobre ela, provando que existia um terceiro caminho disponível. 

"Vocês viveram um sonho por tempo demais! Bem-vindos ao seu pesadelo!"

A história criada nos leva para um universo completamente diferente do nosso, não só em costumes, mas também em como a fantasia se mistura à realidade. Huaxia lembra em muito a China, mas ao mesmo tempo, temos toques de outras culturas orientais que vão se misturando na história, algo que sinto que foi uma escolha pensada para que durante a leitura, ligássemos por exemplo as “cascas”, com os grande mechas que existem em diversos mangás e animes, a ligação que os personagens vivem como algo que poderia ter saído de minority report, por exemplo. 

"Meu coração dá um salto, apertado em meu peito. Mas eu estou em paz. Em vez de algum tipo de traição, parece mais uma concretização."

Foi uma das leituras que mais me deixou presa nos últimos meses, me animando principalmente para o anúncio do segundo volume, já que aqui temos somente o começo do que promete ser uma história marcante e que na minha opinião, merece demais ganhar as telas. 

Infelizmente meu exemplar não foi autografado, elu já não estava na bienal quando passei no estande para comprar, mas só de saber que estamos tendo o crescimento de reconhecimento de nomes como de Xiran, já me sinto mais feliz e de coração quentinho. Não deixe de comentar aqui se leu e o que achou dessa obra!

Comentários

Postagens mais visitadas