O Mundo Sombrio de Sabrina (2018-2020)

 



Olá, amores! Mila aqui e depois de um tempo do lançamento do final da série também conhecida como Chilling Adventures of Sabrina, resolvi vir falar um pouco sobre ela. E tudo porque durante os episódios e trajetória que achei que duraria mais, me envolvi totalmente e sinto que mais pessoas podem passar pelo mesmo.



Diferente do clássico de comédia chamado Sabrina, A Aprendiz de Feiticeira (Sabrina, the Teenage Witch), que durou de 1996 à 2003, O Mundo Sombrio de Sabrina traz exatamente o que promete... um lado sombrio na rotina de uma adolescente bruxa. Aqui não teremos comédia como a versão anterior (apesar de boas tiradas durante a série com personagens que sempre trarão alívio cômico) ou um Salem falante. Mas, teremos um novo enredo sombrio para os quadrinhos da Archie Comics, com a direção de Roberto Aguirre-Sacasa

Produzida pela Netflix, a série que tem um misto de fantasia e horror sobrenatural aborda vários temas como, por exemplo, religião. Com a rotina de Sabrina e suas tias, conhecemos o Coven que, no começo, louva Satã e conforme vemos os episódios, entendemos toda a crítica que aborda a opressão religiosa com manipulação e fiéis cegos.



Além disso, Sabrina (Kiernan Shipka) acaba trazendo vários questionamentos sobre a Igreja da Noite, defendendo bruxos e humanos em pé de igualdade. Afinal, ela é filha de um bruxo com uma humana e no ápice da adolescência, talvez por escolha própria ou não, ela se vê querendo fazer parte de ambas as sociedades. Ou seja, com temas intensos que serão abordados pela série, teremos a leveza e complexidade da adolescência, amizades, amores e intrigas. 

Mas, por todas as 4 partes da série, a evolução de temas abordados fica evidente, muitos deles falando sobre identidade de gênero, machismo, relacionamentos abusivos, liberdade de escolhas, cultura, o que é legado hereditário e o quanto podemos ser nós mesmos.



Há quem diga que as duas últimas partes são as mais fracas e eu admito que muitos pontos dos arcos se tornam confusos e até desnecessários. Mas toda a jornada vale a pena. Como disse, teremos temas que trarão um lado mais sombrio que me surpreendeu de forma muito positiva, além de um elenco encantador que consegue nos prender nos mais variados momentos.

Sim, tenho meus secundários favoritos como sempre (olá tia Hilda e Ambrose) e minhas observações quanto ao final. Final que foi muito criticado mas, para mim, faz todo o sentido quando temos uma personagem com a personalidade da Sabrina e que, querendo ou não, tem sua vida controlada por forças muito maiores independente do quanto lute. 



Então, se procuram uma série de bruxas, com aquela pitada de drama adolescente, mas que ainda assim aborda temas importantes, atuais e que duram por séculos... a recomendação é essa. Acho que seriados assim cabem a interpretação de cada um e eu posso dizer que a minha experiência foi positiva demais, deixando saudades, sim!

Para quem ficou curioso, deixo o trailer da primeira temporada bem AQUI. 

Mas me contem, gostam de seriados e filmes que mostram a luta contra regras ultrapassadas? Nos indiquem alguma série, filme ou livro que conheçam e que envolva bruxas =D




Comentários

Postagens mais visitadas