Para a Floresta da Luz dos Vagalumes (2011)

 



"No momento em que entra aqui, o seu coração se perde e nunca mais consegue voltar para casa."

 

Olá, meus cheirosos!
Hoje vim indicar uma animação do Studio Brain's Base que assisti anos atrás e que, embora possua apenas 45 minutos, conseguiu deixar marcas permanentes em mim. A obra de Yuki Midorikawa foi comparada A viagem de Chihiro (Studio Ghibli) devido a sua beleza e é considerada um ponto de partida para outra história mais conhecida da autora: Natsume's Book of Friends.





Para a Floresta da Luz dos Vagalumes é uma história delicada e intensa ao mesmo tempo, além de ser uma adaptação de um mangá shoujo. Sobre o mangá Hotarubi no Mori e, ele é uma coleção com quatro contos independentes (one-shots), um para cada estação do ano. 

Sinopse


Hotaru tinha apenas seis anos quando conheceu Gin. Era um verão escaldante e ela havia adentrado profundamente na floresta do deus da montanha (lugar onde habitantes locais acreditavam morar monstros e espíritos) e se perdido. Após divagar por horas até a exaustão, fez o que qualquer criança faria em seu lugar... começou a chorar. Foi neste momento que Gin, um rapaz usando uma máscara de raposa, surgiu. 

O alívio por encontrar outra pessoa a fez correr em sua direção para abraçá-lo. Contudo, não contava que ele se desviaria tão rápido de seu toque, a ponto de deixá-la cair de cara no chão. Porém a reação de Gin tem uma explicação, ele é um espírito com uma maldição: no momento em que um humano tocá-lo, ele irá desaparecer. 




Considerada uma das mais belas animações de 2011, sem dúvidas, este é o meu conto favorito. Embora aborde a premissa usual de desejar algo que não se pode alcançar; sua simplicidade e sutileza o elevam. 


Midorikawa criou personagens tão cativantes que é impossível não se apegar a eles. A medida que Hotaru cresce, vemos sua percepção e preocupação sobre a efemeridade da existência de Gin se solidificar. O que nos leva a angústia e aflição ao perceber que não importa quão cuidadosos sejam, um momento de descuido pode fazê-los perder tudo.  


Vemos que Hotaru mantém uma fraca esperança de que Gin seja humano, porém enquanto ela entra na adolescência, ele permanece o mesmo. Quando sua idade se aproxima da que ele aparenta, os laços de amizade se estreitam e transformam-se em algo mais profundo e belo. Contudo, a impossibilidade do toque e os encontros durante apenas o verão torna tudo doloroso para os dois.

Para a Floresta da Luz dos Vagalumes é uma história que transborda sentimentos e ternura que indico a todos. Minha crítica é quanto a sua duração, eu poderia facilmente assisti-lo por horas.


Agora desejo saber, qual animação você assistiu que te deixou marcas até hoje? 




Comentários

Postagens mais visitadas