A Verdade por trás de Segredos de Família - Lisa Wingate

 


Hoje vamos conversar um pouquinho sobre esta história emocionante que foi baseada em um escândalo real. O livro foi publicado aqui pela editora Globo Livros em 2018, sob o título de Segredos de Família.
Somos exatamente como qualquer outra família. Todos os caminhos disponíveis são pavimentados com culpa, alinhados com dor e marcados pela vergonha.

Em Segredos de Família vamos acompanhar a visão de duas protagonistas de realidades diferentes: Rill Foss, uma garotinha de apenas doze anos que vive com os pais e quatro irmãos a bordo do barco Arcádia; e Avery Stafford, uma advogada de sucesso, filha de um senador muito influente e que sempre teve uma vida afortunada. 


Treinada para ser a sucessora do pai, Avery retorna a cidade de Aiken para apoiar a família diante de um momento difícil: o câncer de seu pai e os novos ataques políticos. Enquanto o acompanha em um evento no asilo, acaba conhecendo May Crandall e este encontro abalará suas convicções sobre o passado de um de seus familiares. Em meio a segredos, Avery embarcará em uma jornada para descobrir se a verdade pode devastar o futuro de sua família ou libertá-la. 


Durante a narrativa somos apresentados a assistente social Georgia Tann, uma personagem não fictícia que está no centro da polêmica de raptos de crianças pobres para adoção por famílias ricas. 


Georgia Tann, filha do juiz George Tann e Beulah Yates, estudou serviço social e enganou a muitos com a fachada de senhora preocupada com os indefesos.


Naquela época a adoção não era algo popular ou caro, com sete dólares era possível adotar um bebê. Como Tann poderia lucrar com isso? A cidade não produzia órfãos o bastante e ela precisaria de muitos deles para ter um "bom rendimento". Então, como produzi-los? Simples, sequestrando de quem estivesse a margem da sociedade. Famílias pobres eram coagidas, crianças eram raptadas de parquinhos ou a caminho da escola. Até nos hospitais várias crianças foram dadas como mortas assim que nasceram apenas para serem vendidas a outro casal. Mães sob o efeito de anestesia assinavam documentos para permitirem o tratamento de seus bebê e que, na verdade, eram a transferência da guarda. 

Eles são um quadro em branco. Nasceram imaculados, e se vocês os adotarem quando ainda são bem pequenos e os cercarem com beleza e cultura, eles se tornarão qualquer coisa que vocês desejarem.

Muitas crianças foram adotadas por pessoas que não eram consideradas aptas pelo sistema de adoção devido a idade ou histórico. Infelizmente, tiveram crianças adotadas por pedófilos. Porém, esta não era uma preocupação de Tann. Muitas crianças faleceram devido a maus tratos e direto a saúde negados. Bebês doentes eram deixados em carrinhos ao sol para falecerem mais rápido... O número de mortos eram tão alto que se dizia que as crianças morriam como moscas. 


A rede de tráfico infantil durou de 1920 a 1950 e teve a participação de muitas pessoas poderosas. Policiais, médicos, enfermeiras, juízes, políticos... todos envolvidos. Apenas para terem ideia, após a descoberta da rede foi decretado sigilo sobre os documentos das adoções que só foi quebrado 45 anos depois. Várias famílias não tiveram como reaver seus filhos diante deste sistema repulsivo. 


O livro, com certeza, não é uma leitura fácil. Mesmo o leitor recebendo pistas do que irá acontecer, acaba se encolhendo para se proteger do impacto. Nada nos prepara para algo tão devastador e não tem como estar pronto.


A escrita de Lisa Wingate é de fácil compreensão e fluída, porém não facilita a digestão dos horrores passados. Em Nota da Autora, a mesma revela que a história de Rill e seus irmãos foi retirada dos relatos de crianças que sobreviveram, o que soma mais carga ao livro. Recomendo a todos que tenham ficado curiosos ou que apenas desejem saber mais sobre o caso. 

Descobri na vida que águas passadas não movem moinhos. E que elas tendem a ser amargas. Melhor não voltar a bebê-las.

Apenas um adendo... 

Atualmente, algo que me deixa um pouco descontente é a escolha aleatória de mudança de títulos feita pelas editoras. Isso faz com que muitos percam a conexão com a história, aqui o título original Before We Were YoursAntes que Fossemos Seus (tradução nossa) frase utilizada por Rill é substituído pelo genérico Segredos de família


Mas me contem: Já leram esta obra ou já sabiam desta polêmica envolvendo o rapto de crianças? Só eu sou a frustrada com títulos? 😁 

Não esqueça de seguir a gente no Instagram (@sobencomendaa)


Situação emocional desta leitora após leitura: 





Comentários

Postagens mais visitadas