Oceanïc - Waldson Souza




Oi, amores!
Mila aqui e venho contar sobre este livro que fez parte do clube da leitura que participo com pessoas maravilhosas, buscando leituras variadas e com peso importante. Pegamos um autor brasileiro que nos traz um livro com uma temática variada entre personagens negros e LBGTQ+, dentro de uma leitura futurista que nos prende do começo ao fim. Mas, calma que estou me adiantando. Vamos lá! =D


Dessa vez, pude prestigiar um enredo que nos leva para as costas de uma imensa tartaruga que, de tempos em tempos, mergulha no oceano e segue com a sua vida. Porém, o interessante disso tudo é que Oceanïc é uma cidade construída nas costas dessa tartaruga. Mas não se enganem, não saberemos apenas detalhes sobre essa cidade já que muitas outras cidades independentes existem em cima de seus animais, quase como países. E assim como nós que vivemos nossas diferenças sociais e culturais, o livro aborda esse tema com facilidade.


"Nunca podemos ter certeza dos sentimentos alheios, mesmo quando tentam nos explicar verbalizando ou demonstram com ações. Às vezes não temos certeza nem dos nossos sentimentos."


Seguimos Valéria, uma mulher que trabalha na sala de controle de uma dessas cidades depois de ter passado em um concurso. Foi aí que entendemos um pouco sobre a cidade e onde ela está. E claro, ao longo do livro somos apresentados a outros personagens que nos trazem pontos de vistas variados. 


Começando com Rafael que trabalha em uma rede de lanchonetes dentro de Oceanïc. Como qualquer bom trabalhador, Rafael divide seus dias entre risadas e questionamentos com seus companheiros de trabalho, até que sem mais nem menos, seu ex- namorado aparece no drive-thru querendo conversar com ele. Se isso já não fosse uma situação sem graça por si só, o ex-namorado de Rafael o magoou muito em um passado. Mas, o autor vai nos dando pedaços do que aconteceu e do que virá acontecer aos poucos. 


Depois de notarmos que ambos conseguem se reconectar novamente, a bomba começa a acontecer. Em um primeiro momento pensei se tratar apenas de um romance que daria muito errado, dizendo para mim mesma que esses momentos de "lembranças" com ex nunca dão certo. Mas o buraco é muito mais fundo e logo nos envolvemos em uma trama que começa a envolver soldados, helicópteros e experimentos. 


"Devia tê-lo odiado da primeira vez que foi embora, assim uma parcela do meu ser não teria se prendido a uma memória. Desse tipo de prisão só é possível se libertar nunca estando dentro dela."


Como uma boa resenhista que teve uma experiência interessante, não irei estragar o contexto contando muitos detalhes, mas à partir daí as páginas começam a ficar intensas e nossa curiosidade aumenta a cada leitura.


Waldson Souza consegue introduzir sua ideia, sua criação e seu mundo de uma forma leve, sem nos jogar informações como um manual de leitura. A cada momento vamos entendendo mais sobre a tecnologia existente e como as coisas não são como pensamos que seriam. E enquanto faz isso, o autor nos faz concentrar mais a cada mudança de personagens e de foco, nos fazendo simpatizar com a luta pessoal de cada um, dentro das suas personalidades distintas. 


O interessante é que enquanto lemos pela visão de um e criamos pré julgamentos, isso muda assim que vemos pelos olhos de outro personagem. E claro, as críticas sociais estão presentes por todos os lados. Enquanto alguns consideram o lugar que vivem como um sonho, outras lutam pelo momento em que arriscarão suas vidas para sair de lá e seguir para um destino que não garante nada e não dá qualquer certeza de felicidade. 


"Talvez eu esteja livre quando dormir pela última vez."


Admito que o final me pareceu mais corrido que o restante do livro, me fazendo sentir aquele vazio por informações. Eu fiquei tão maravilhada com o caminho que tudo estava tomando, envolvendo uma ficção maravilhosa em um livro que eu não sabia o que esperar (afinal, nem havia lido a sinopse quando abri as primeiras páginas)... que quando tudo acabou, senti que precisava de mais explicações. Não por pura curiosidade, mas pela construção que vinha tendo em cada um dos capítulos. 


Talvez a intenção do autor fosse deixa o questionamento aberto para nós ou até em algum momento trazer uma continuação, mas eu aceitaria um pouco mais de informações para sentir que havia fechado com chave de ouro.


Ainda assim, seguindo a ideia de prestigiar nossos autores que são absurdamente incríveis, com uma temática que saiu do comum e do que eu esperava... a leitura foi ótima. Como disse, desejaria que o final tivesse um pouco mais de informações para me deixar com a sensação de missão cumprida, porque senti que lutei ao lado dos personagens ao fim hahaha mas... ainda assim uma experiência incrível que recomendo para os fãs de ficção, distopias ou até quem gosta de sair da zona de conforto e variar um pouco suas leituras! 


"Por sempre desejar ir embora acabei pensando que seria fácil dizer adeus. As lágrimas que brotaram nos meus olhos só me provaram o quanto eu estava enganado."


Comentários

Postagens mais visitadas