O tempo com você (2019)






O filme, produzido pelo mesmo diretor de Your Name, Makoto Shinkai (que vocês ainda podem ver na Netflix e que citamos no post de "10 animes para fazer você chorar", bem AQUI) conta a história de Hodaka, um garoto que está saindo de sua cidade e indo para Tóquio, querendo mudar de vida. Ao mesmo tempo vemos um pouco sobre a vida de Hina, uma garota que acabou de perder sua mãe e se torna responsável pelo irmão mais novo. De alguma forma, em uma rotina em que cada um deles está tentando viver sua vida, ambos se cruzam em um dia de chuva intensa em pleno verão. E, assim como já é contado, ambos seguem uma rotina juntos trazendo luz, calor e Sol para a cidade, sem saber que isso terá uma consequência maior no futuro.





E ah, que surpresa maravilhosa foi assistir ao filme! Seguindo Hodaka e sua dificuldade em uma cidade grande, vamos notando como as pessoas podem ser cruéis de graça ao mesmo tempo que coincidências do destino podem juntar as pessoas com facilidade, criando laços inesperados. E quando o garoto encontra Hina, quando sentimos que entendemos onde o filme está indo com toda a fantasia de controle do tempo... somos pegos de surpresa com muitas coisas.


A trama possui picos de adrenalina que envolvem tanto o drama diário quanto o lado fantasioso que nos deixa sem chão. Eu passei grande parte do filme sem ter certeza para onde a trama iria e se o final seria o que eu esperava que fosse. O que, apesar de todo o nervosismo porque queremos sempre que tudo dê certo, foi um ponto positivo altíssimo para a trama toda. Sair de algo "lógico" e nos dar rasteiras em vários momentos, fez o filme parecer mais real e verdadeiro, mesmo que a lógica de controle do tempo fuja da realidade.




Por falar em fugir da realidade, não espere grandes explicações sobre os fenômenos, ou os motivos que levaram Hodaka a sair de casa e como Hina e seu irmão conseguiram viver sozinhos por tanto tempo. O filme não vem com grandes explicações já que a ideia não é essa. O objetivo dele é um e isso bastou o suficiente para mim que me vi totalmente fisgada pela trama e animação, do começo ao fim.
Ou seja, é um filme feito para se permitir analisar e sentir, e não entender tudo nos seus mínimos detalhes. 


Alguns que já viram Your Name e podem assistir ao filme irão já pensar em comparações, mas recomendo que não façam isso. Acho que o filme pode ter perdido muito espaço especialmente por ter vindo depois de Your Name, que foi lançado em 2016, mas... tive uma identificação maior e apego maior com os personagens de O tempo com você (Weathering With You ou Tenki no Ko). E claro, um filme não desmerece o outro, ainda que venha com propostas que poderiam se assemelhar. Por isso digo, assistam e tirem suas conclusões.
Eu sinto que um filme é mais sobre um caminho traçado onde não existem tantos possibilidades de mudança e o outro é mais sobre laços e escolhas.
E ambos são incríveis!!





Ou seja, caso você AINDA não seja uma pessoa que arrisca animações (ocidentais ou orientais) mesmo lendo nosso blog, tá mais do que na hora de abrir a mente e começar, ainda mais com uma produção quase hollywoodiana como esses filmes. E ah, a animação foi feita com primor pela CoMix Wave Films e o filme conquistou prêmios como o sexto lugar no ranking de animações de maior bilheteria no Japão, teve sua aparição no Oscar e ganhou o prêmio de Melhor Animação do Ano, em 2019.  Ou seja, o tipo de filme que temos que conferir. 


Vocês podem assistir o filme no Google Play Filmes, atualmente por R$ 19,90 ou pela Apple iTunes por 14,90. 
E podem assistir ao trailer legendado clicando AQUI


Já haviam ouvido falar? Ficaram interessados em assistir? Contem para nós! =D




Comentários

Postagens mais visitadas