Yamesh: Onde nasce a consciência - Feu Franco

 


Sinopse: Um escorregão e a vida pode mudar de repente e se abrir para caminhos extraordinários. Foi o que aconteceu comigo, um programador júnior que saiu de uma cidadezinha do interior, quando Shay, uma mulher misteriosa que conheci em um aplicativo, me faz viajar para outro mundo. Como? Entrando em Gnose e descobrindo o poder que tenho em mim e que me transporta para Yamesh, um lugar onde estrelas viajam como vaga-lumes, pessoas moram em árvores gigantes e forças regentes influenciam nossas escolhas. Em Yamesh a viagem mental nunca foi tão plausível… e tão surpreendente. “TUDO QUE TEMOS DE DECIDIR É O QUE FAZER COM O TEMPO QUE NOS É DADO.” — Gandalf, o Cinzento.


Seguimos a história contada por Austin que, durante a leitura, notamos que começa a falar com o leitor, mostrando pequenos ou grandes detalhes de como tudo começou e a experiência que teve. E quem seria ele? Austin é um programador que vive uma vida conturbada no trabalho, ganhando pouco e tendo que usar horas de sua vida para não perder um emprego que já não parece tão bom. Para quebrar essa intensidade o personagem tem um melhor amigo, Jean, que se mudou do apartamento que dividiam para ir morar com sua namorada, Kay. 

E dessa forma notamos também que Austin é solteiro e que em seu tempo livre, explora um aplicativo de relacionamentos que o leva a conhecer uma garota, Shay.

"Afinal, o sacrifício é apenas o intervalo entre o seu objetivo e a sua glória."

E é engraçado como um livro que parece comum e focar em romance, muda rapidamente para algo mais fantástico onde somos levados à um novo mundo por meio do que chamam de Gnose.
Quando Austin deixa a Terra e vai acordar em um mundo novo, um corpo novo... entendemos que a trama será super interessante. A Terra se torna Malehk e a jornada que ele terá se inicia em Yamesh.


"A sensação, na verdade, era a de que minhas mentes sempre estiveram juntas como dois cômodos de uma casa, separados por uma porta secreta que se abriu aos poucos." 

O livro não é simples. Conforme fui passando as páginas notei que íamos aprendendo junto do personagem como lidar e viver essa nova realidade. Enquanto ele tinha sensações e resquícios de conhecimento, fomos apresentados a um mundo novo, com novas criaturas, uma nova forma de viver e personagens secundários que foram se mostrando totalmente importante conforme a trama se desenrolava.

E sim, ponto alto para os personagens secundários que foram muito bem construídos do começo ao fim. E quando falo "fim", é real. A conclusão do livro deixa de ser apenas sobre Austin e sobre ele quem é em Yamesh ou em Malehk e vai muito além.

"No desespero e no perigo, a gente aprende a acreditar no impossível."


Preciso dizer que eu amo fantasia e o livro entra em um mundo que eu poderia chamar de bastante mitológico, envolvendo um lado científico que nos é mostrado em pequenas doses, afinal... tudo tem que ter uma explicação, não é mesmo?

E por ser uma mistura assim que nem sempre a leitura foi tão fluída para mim. E não por conta da escrita ou enredo, apenas por ser um tipo de leitura que eu estava absorvendo aos poucos, conhecendo aos poucos. Quando o autor falou comigo sobre a parceria, li a sinopse por cima para não me deixar estragar a surpresa e me joguei de cabeça na leitura. E por isso mesmo, absorvi com mais calma.


"...os mundos não são em preto e branco. Sempre há outra alternativas, assim como uma infinidade de cores."


Em alguns momentos muita coisa nos é mostrada, assim como sentimentos e pensamentos são compartilhados em abundância. Então, para que não tem costume de ler uma mistura dessas, será um prato cheio de novidade bem guiada, com uma conclusão que, ao menos para mim, fez total sentido. 

E o bom de livros assim é que não sabemos o que esperar. Quando eu achava que seria o momento do romance, a fantasia se sobressaía. E quando o ápice do caos chegava, éramos levados de volta para o momento de exploração e conhecimento... ou seja, uma montanha russa que faz a leitura ser empolgante demais. 


"As escolhas mais difíceis requerem as vontades mais fortes, uma verdade dita por um insano. E eu tinha que descobrir em qual vontade colocaria a minha força."


Foi uma experiência super interessante e agradeço o autor pela paciência. Demorei mais do que deveria por conta de outras parcerias, mas prestigiar nossos autores, independentes ou não, é sempre um prazer.

Um livro que talvez não seja tão fácil para todos por ter um conceito que senti ser bem novo, com uma mistura generosa de informações, mas que vale a tentativa até o fim. Afinal, as boas experiências vem de momentos inesperados e essa leitura se encaixou perfeitamente naquele espaço dentro de mim que clamava por uma novidade.


Já conheciam o livro ou ficaram curiosos? Contem para a gente! =D


"Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que enfrenta o medo. Por isso, tem que fazer aquilo que acha que não consegue."


Comentários

Postagens mais visitadas