Sombra e Ossos - Leigh Bardugo


 

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.


A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

 

Com a aproximação da produção da série dessa história por parte da Netflix - e todo meu amor pelo Ben Barnes - resolvi ceder para a leitura dessa série que até então para mim não era lá uma das prioridades. Escolhi conhecer o sistema de audiolivros para testar  e terminar mais rápido, já que dá para você lavar roupa e continuar ouvindo o livro, foi uma experiência e tanto, agora vou te contar meus motivos. 

 

 A história da menina que se achava apenas ordinária e se torna a mais preciosa de todas é comum, o príncipe sombrio e misterioso também e claro, sempre tem a terceira ponta do triangulo, que é o melhor amigo dela. Formula básica do romance infantojuvenil de fantasia, certo? Bom, aqui você está apenas meio certo. Alina Starkov é uma jovem mulher que cresceu em um orfanato e passou a estudar para ser uma cartografa, enquanto seu amigo de infância, Maly, se tornou um dos melhores rastreadores do regimento militar que faz parte.

 

O país que ambos cresceram é dividido por uma faixa de escuridão, a temida Dobra das Sombras, um lugar onde criaturas temíveis atacam tudo que se move ali, os volcra. Mas como expedições para suprimentos e armamentos são necessárias, travessias são feitas em "navios" que passam pelo mar de areia e destruição, claro - sem nenhum ponto de iluminação para guia. A travessia de ambos que deveria ser corriqueira se torna algo novo e inesperado quando em meio a um ataque dos volcra, Alina apresenta poderes Grisha ao convocar luz solar em meio a escuridão, afastando as criaturas.

 

Os poderes que a jovem apresenta são raros, ao ponto de que ninguém nunca antes viu uma dobradora da luz, por assim dizer. Com isso a menina é levada para a capital e tudo muda ao redor da nossa jovem Alina Starkov, desde suas amizades, até seus costumes. Muito do que ela acredita começa a ser questionado e claro, é hora de escolher se vai continuar próxima do passado e se agarrando a ele ou deixar esse novo mundo realmente ser parte dela.

 

A autora faz um bom trabalho em mostrar todos os detalhes desse mundo sem tornar a leitura um "momento contexto histórico" para o leitor, Alina vai tecendo todas as informações ao longo do caminho, conforme ela mesma vai descobrindo as coisas. E nesse meio, está o temido Darkling, um Grisha que tem seus poderes ligados a escuridão, o completo oposto aos poderes de Alina e que além de ser um mistério, parece ter uma conexão intensa com a jovem. 

 

Acho que falar mais do que isso é bem spoiler, mas o principal que precisamos saber ao começar a leitura é que a cultura diante de nós é completamente diferente e a magia nesse universo não é sempre sinonimo de poder. Minha dica é deixar a mente aberta para conhecer e se aventurar, bem como aceitar descobertas que podem abalar um pouquinho suas escolhas. Mas garanto que vale a pena. Para acompanhar essa história, usei o Storytel, um aplicativo de audiolivros nacional e que possui todos os livros da série. Foi uma boa surpresa com a narração e a qualidade, você sente bem a emoção da história e digo que é uma ótima opção para quando queremos ler, mas não podemos parar para curtir o livro no "lugar de conforto". Clique aqui para conhecer!



Comentários

Postagens mais visitadas