Dentro do Bosque - Ryunosuke Akutagawa



Sinopse: Nesta obra-prima de Ryunosuke Akutagawa, exaltada como um dos melhores contos da literatura japonesa de todos os tempos, acompanhamos sete relatos sobre a morte de um samurai, cujo corpo foi encontrado em um bosque de bambus perto de Kyoto. Há verdade em cada um dos relatos, mas qual das versões realmente aconteceu?
Ryunosuke Akutagawa é um dos grandes nomes da literatura japonesa, tendo um prêmio com o seu nome que mesmo hoje, após 85 anos, é tido como o maior prêmio literário japonês. Seus contos “Dentro do Bosque” e “Rashomon” foram a base para o multipremiado filme “Rashomon” dirigido por Akira Kurosawa.


E lá vamos nós com mais um conto do Projeto Cápsula e para quem ainda não sabe, os contos estão disponíveis de graça no site da editora Morro Branco. E claro, você pode clicar diretamente AQUI para conferir esse conto!
Descobri que o conto é de 1922 e, infelizmente, o autor se suicidou com apenas 35 anos de idade, já tendo nos deixado essa experiência intrigante. 

Assim como a sinopse diz, entramos em um conto que nos deixa altamente curiosos por variar pontos de vista entre sete personagens sendo que os três últimos são os mais importantes, já que presenciaram todo o crime. 
Ou seja, temos um clima investigativo onde não ouvimos nada dos policiais/investigadores/detetives, e ainda assim nos sentimos em uma experiência investigativa completa.


"Ah, o que é a vida do ser humano? Uma gota de orvalho, o brilho de um raio?" 


O ponto todo do conto, ao meu ver, além da morte... é analisar o que é verdade e o quanto nossos sentimentos podem influenciar nossa visão e lembrança de um acontecimento. A dor, culpa, vergonha e amor são suficientes para confundir a mente das pessoas em momentos de pura tensão? Os depoimentos são mentiras ou são as verdades que cada um conhece?

O conto vem rapidamente e traz consigo alguns temas mais pesados como suicídio, perda da honra, violência e assassinato. Ou seja, pode ser rápido, envolvente e interessante, mas sempre bom avisar para os que não se sentem prontos para esse tipo de leitura que, mesmo escrito de forma direta e "suave", ainda tem o peso da realidade das situações. 

Para quem gosta de questionar a verdade e conhecer novos autores, todos os contos do Projeto Cápsula tem sido ótimos, sem qualquer decepção. Indico novamente, sem dúvida alguma! =D

Comentários

Postagens mais visitadas