O Último Observador - Alexandre Trevisan Nicolli


Um homem sentado em um banco, sozinho, olhando uma parede onde uma imagem é projetada. Com fundo branco, podemos apenas ver a imagem da capa do livro O Último Observador



Sinopse: Quatro pessoas, com alguma ligação entre si, estão passando por situações de vida que os fazem se questionar qual o significado da sua existência. Por que fazemos o que fazemos? Eu vivi uma mentira? Eu ignorei minhas próprias emoções? Em meio a conflitos que colocam em xeque tudo aquilo que acreditavam, eles irão aprender o que significa serem humanos. A realidade não é simples e confrontar-se requer coragem. Seria você capaz de se juntar a eles nessa jornada, cheia de descobertas que podem ser chocantes? Junto com eles, você poderá passar a se conhecer como nunca antes. O que nenhum deles imaginava é que alguém estava acompanhando todos os seus movimentos. Conheça O Último Observador.


E o que dizer desse livro nacional que recebi como parceria direta com o autor e me trouxe uma experiência bem diferente e que me deixou curiosa do começo ao fim? Sentem-se que irei tentar contar um pouco mais.


Conforme dito, seguimos a vida de alguns personagens, seus questionamentos e vamos notando que a vida de todos eles se liga de alguma forma. E que forma seria essa? Bem, notamos que enquanto eles vivem suas vidas, existe um tipo de presença que os observa e analisa cada uma de suas decisões e os motivos para isso.
Ou seja, o livro é sim bem detalhista, nos jogando cada vez mais dentro da rotina dos personagens, seus sentimentos e pensamentos.
Sabem aqueles pensamentos que temos ao fim do dia ou quando nos pegamos olhando para o nada e nos desligamos completamente?

A sensação de ler o livro é essa, como entrar na mente de outra pessoa e ver o quanto elas pensam e repensam algo que para alguém de fora, seria até mais simples de resolver. Ou não. 


"A esperança é um sentimento complicado, principalmente quando ela surge assim após um longo período de resignação e desistência."


Não trarei à vocês detalhes sobre os personagens além de vocês saberem que todos tem uma ligação em seu cotidiano, como acordar, viver, dar sua vida por uma profissão ou a odiar tanto que você nem sabe por quê levanta da cama. E tudo o que acontece no livro tem um motivo e ele não vem com rapidez. 
Não foi um livro que eu li com facilidade, tanto que as vezes precisava parar, analisar eu mesma e repensar algumas coisas ou até dar um tempo porque alguns questionamentos são repetitivos, o que pode parecer cansativo, mas para mim ficou claro que é apenas como a mente humana funciona.
Nem sempre estamos certos das decisões que tomamos e travamos nossas próprias batalhas interiores para superarmos e levarmos um dia após o outro. Sobrevivendo e quem sabe, tendo mais um dia para viver e melhorar. 


Para os que estão acostumados a ler livros ágeis, se entrarem nessa experiência que vem com um final que se tornou mais surpreendente ainda, recomendo que respirem e façam com calma e sigam seu ritmo porque no fim, vale a pena. Eu mesma não havia lido algo assim e chegar ao final, ver a ideia do autor e questionar minha própria existência se tornou algo maravilhoso nesse fim de ano.
Um livro que pode não ser para todos, mas para aqueles que arriscam coisas novas e tem a mente aberta para uma outra forma de análise existencial (se posso chamar assim), a experiência é mais do que necessária.


Agradeço ao autor por ter enviado a obra, ter esperado meu tempo em concluí-la e espero que sua criatividade continue por muitas outras obras, porque a experiência me tirou de uma zona de conforto necessária e sem dúvida, não será uma obra esquecida!


"Afinal, o que vale a pena nessa vida é estar constantemente em busca das coisas novas e interessantes. Pouco me importa o que os outros fazem com suas vidas, o que eu realmente queria encontrar era uma resposta para mim, e aqui está ela."

Comentários

Postagens mais visitadas