Pela Janela de Casa - Parte 03

 

 A quarentena que começou em meados de março de 2020 se tornou algo que passou de 40 dias e está se estendendo por tempo indeterminado. Nesses tempos difíceis, onde o Covid-19 ainda é um mal real e presente, diversos autores nacionais vem apresentando contos sobre amor, descoberta de si mesmo e evolução pessoal e aqui, temos mais duas obras que trabalham isso do profundo de uma alma para outra. 

Gisela Bacelar está com Bruna Ceotto na produção de uma história sobre mundos opostos e como muitas vezes um pequeno ato, pode mudar tudo. Enquanto Paola Aleksandra nos apresenta para a vida de uma jovem prestes a viver uma mudança na sua vida e que não vai esperar a quarentena passar para chegar.

 

 

Reflexões do Passado - Paola Aleksandra - O momento da gravidez de Cecilia era para ser especial, cheio de descobertas, momentos felizes e novidades, mas com a chegada do Coronavírus tudo mudou, familiares e amigos estão longe e ela se vê sozinha em um apartamento na capital paulista, sem trabalhar e sofrendo com crises de ansiedade. Então numa busca desesperada a primeiro momento, ela se fecha em uma bolha, foge dos noticiários, mas nem sempre isso é possível.

Não quero pensar no amanhã e no cenário assustador que ele reserva.

Em meio a sua aceitação da situação e inicio de um novo processo, o de se informar e se preparar, a futura mãe descobre um diário de família, algo que de maneira surpreendente mostra para ela uma nova maneira de enfrentar tudo que está acontecendo ao seu redor. O conto é escrito em forma de diário, onde acompanhamos os pensamentos, reflexões e sentimentos da futura mãe.

Sonhos Interrompidos - Gisela Bacelar e Bruna Ceotto - Como que um dia, uma palavra ou um sorriso podem mudar tudo? Muitas vezes ouvimos histórias assim e ao ler este conto, eu senti uma montanha russa de dor, tristeza, alegria, empatia e conforto. A história contada pelas autoras acompanha o olhar e a vida de dois jovens, Alissa que é uma influencer digital famosa e Miguel, um jovem aspirante a artista, que trabalha em um restaurante de garçom e sonha em sair do país um dia.

Nem toda família é composta por laços sanguíneos, algumas a vida se encarrega de unir.

A vida dos dois jovens muda completamente com a chegada do vírus, desde os planos e rotinas, até o que encontram em casa todo dia. Enquanto Alissa está cumprindo as ordens de sua agente e ficando em casa, acompanhando o que sua vida virtual se tornou após o rompimento com o namorado de maneira conturbada, Miguel vem convivendo com não só a necessidade de continuar trabalhando, mas o que seu lar se formou, já que o padrasto violento perdeu o emprego e agora tem mais tempo para passar em casa.

Este conto nos mostra como uma palavra e uma ação muda tudo. Vemos todos os dias pessoas ao nosso redor e não sabemos como as vezes um sorriso um olhar ou um simples "Bom dia", pode mudar tudo. Ao mesmo tempo, é um grito do que vem acontecendo em muitos lares durante esse período de isolamento social.

Te convido a conhecer essas obras, sem julgamentos e com um olhar de compaixão, ambas são retratos de realidades que nos cercam, indo daqueles com mais condições até aos que precisam se arriscar todo dia para continuar tendo condições de seguir adiante.. E como o final de todos os contos, vamos deixar aqui também os contatos do CVV (Centro de Valorização a Vida). Se você se você está passando por momentos difíceis, não deixe de pedir ajuda especializada, seja um psiquiatra, psicólogo ou psicanalista. O CVV também oferece auxílio emocional, eles atentem via internet no cvv.org.br ou telefone pelo 188,  todos os atendimentos são sigilosos, gratuitos e o serviço funciona 24h por dia.


Comentários

Postagens mais visitadas