Pangea - Aelita Lear (Série Cativos #1)

 

Foto em uma mesa branca com um ipad centralizado, com a capa do livro Pangea sendo mostrada. Do lado direito acima, uma vela branca. Do lado direito abaixo, uma manta levemente roxa, com algumas bolinhas de decoração de Natal roxas, abaixo. Do lado esquerdo superior, uma almofada branca com bolinhas roxas.


Sinopse: Vo.misa Ca.asi mora em Pangea, uma instalação subterrânea que permite a sobrevivência da raça humana, já que o mundo foi desolado pela radiação proveniente da Terceira Guerra Mundial. Mas não é só isso que mudou o mundo. Agora ele é um só continente, não existem mais fronteiras e não tem mais onde se possa fugir. Ela nunca reclamou de ser classificada como a Classe mais baixa, os Bax, muito menos pensou em sair de sua zona de conforto. Sempre pensou que tudo estava organizado da forma que deveria ser. Até agora.


Ah, a maravilha de ler livros distópicos que trazem aquela intensidade que conhecemos tão bem. E o livro nos guia em uma realidade onde a sociedade é bem separada e qualquer erro, qualquer infração... é punida de formas variadas. O bom é que toda essa realidade que rodeia os dias da personagem principal, Vo.misa, é apresentada aos poucos. Ou seja, não pense que terá tudo explicadinho logo de começo. A autora soube achar uma maneira maravilhosa de ir nos dando pedacinhos desse novo mundo, conforme Vo.misa vive seus dias. Seja indo trabalhar, seja cuidando do seu cão P.E.G, um cão robô que lhe faz companhia, ou seja encontrando sua mãe de tempos em tempos pois ambas possuem uma vida que consiste em trabalhar e seguir regras.

"Pelo menos isso Pangea tem de bom. Não pode punir os mortos."

Para terem noção sobre as regras, devido a uma vida subterrânea pós radiação, todos precisam tomar remédios diários que garantem sua saúde. Além disso, algumas profissões apresentam maior risco de vida, especialmente as que estão mais próximas da saída para o solo. Ou seja, conseguem sentir o combo de tensão? 
Temos os Bax, que podemos considerar como uma classe mais pobre, abaixo dos Med, que vem logo no meio. Acima de todos, temos os Alt, que acabam sendo os que vivem no topo e mais próximos da saída e do perigo já que estão próximos da zona contaminada por radiação. 
E claro que para controlar todas as pessoas e classes, temos um governo conhecido como Tríplice, que tenta controlar a vida de todos, seja cuidando da segurança, saúde, divisão de comida, trabalho e até o que acontece quando sua vida começa a chegar perto do fim.

"Estamos em uma ratoeira, presos a este mundo durante milênios. Estamos completamente sozinhos."

A mudança na rotina da personagem acontece quando algo determina mudanças intensas na vida da sua melhor amiga, Ren, que aparece dizendo que conhece uma saída e que irá deixar Pangea. O por quê disso e o que acontece após... não direi. Peço que leiam o livro que tem uma escrita tranquila, que flui super bem e que te faz querer ler em poucas horas. 
E calma, pessoas de coração apaixonado. Temos uma aproximação de Er.ol, um garoto que começa a perturbar os dias de Vo.misa e ela não consegue sequer entender o motivo. 

"Mesmo sem saber o que foi feito por sua vontade, ou pela manipulação sofrida, o certo é que ele pagou por tudo o que fez. Pagou com a vida."

Portanto, fica fácil demais indicar esse livro para todo mundo. Seja por causa do ambiente distópico, uma política pré determinada que não te dá espaço para muitas escolhas, um envolvimento diferente entre personagens, respostas e reviravoltas que nos deixam mais curiosos e empolgados com o tempo. Os personagens nos causam variadas reações, ainda mais aqueles que questionamos algumas decisões. Um livro reflexivo, que nos faz pensar em nossa atual realidade e como as tudo poderia mudar por causa de decisões de pessoas com poder e como a vida é frágil demais nas mãos de pessoas erradas. E isso é só a pontinha do iceberg hehe

Convido todos a se aventurarem, sem contar que a autora Aelita Lear é um amor de pessoa e fico muito feliz em ter feito parte de toda essa experiência. E, claro, aguardo por mais!!

"Aqui e agora, eu sabia que nada mais poderia nos prender e atingir."


Comentários

  1. Uallll que resenha mais linda!!! Estou apaixonada aqui! Que escolha de palavras!! Muito obrigada pelo seu carinho ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas