Love 101 (Ask 101) - Primeira Temporada





Dessa vez, a Netflix e indicação de um amigo me fizeram conhecer um pouco mais de um seriado turco, com todo um clima teen dos anos 90. E foi uma experiência bem interessante.


A série se passa em Istambul e mostra um grupo de adolescentes problemáticos, cada um a sua maneira, que estão a ponto de serem expulsos da escola. Nenhum deles é próximo um do outro e a única pessoa que acabam tendo em comum é uma professora que sempre anula o voto da maioria dos professores que querem os expulsar e, assim, ela dá mais uma chance para que eles melhores.
Porém, seus erros podem ter um fim mais rápido do que esperavam quando descobrem que a professora pediu transferência para começar um novo emprego e nova vida, em uma outra cidade. 
E claro que, de forma egoísta e pensando em si mesmos, os adolescentes resolvam encontrar alguém por quem a professora possa se apaixonar e que resolva, de alguma maneira melosa, não mudar de cidade.



Parece um super clichê nada original, né? Pois bem, é sim. Além do primeiro episódio ter me deixado levemente sem paciência devido as atitudes de cada jovem, a série tem todo um jeito simples de nos cativar. Seja com o jeito bem definido de cada personagem, pelos diálogos que nos fazem parar e analisar a profundidade ou apenas a curiosidade que despertam com o simples fato de queremos saber onde tudo isso vai dar. 
E claro, se não bastasse isso, a série se passa em dois tempos e nos ajuda a ficar muito curiosos com o depois. Ou seja, acompanhamos os jovens em 1998 com seus 17 anos e temos um salto no tempo, com 20 anos tendo passado e vamos seguindo uma das personagens, Işık (Bade İşçil) tentando reunir todos depois de muitos anos de separação. 



Mas deixo claro que apesar de interessante, quem for arriscar precisa ter em mente o quanto alguns personagens são mais do mesmo. Temos Osman (Selahattin Pasali) o aluno esperto que tenta aproveitar as oportunidades que tem, especialmente com dinheiro; Eda (Alina Boz) a garota rebelde de personalidade forte; Kerem (Kubilay Aka) o valentão que briga com tudo e todos por qualquer coisa; Sinan (Mert Yazıcıoğlu) o solitário poético e que bebe muito jovem e claro, Işık (Ipek Filiz Yazici), a aluna boazinha que se vê perdida tentando ajudar Burcu (Pınar Deniz), sua professora preferida e seus amigos, a terem um final feliz.



E tendo em mente que algumas coisas já foram vistas muito em filmes e seriados, vale notar que toda a produção é feita de uma forma simples, sem exageros para os relacionamentos que, quando notamos, estamos torcendo e esperando que aconteçam. Da mesma forma que nos faz pensar e analisar muita coisa ao nosso redor. Claro que alguns momentos são forçados, como muitas séries adolescentes, mas todo o ponto de discutir amizade, problemas familiares, a famosa falta de confiança em si mesmo, a tristeza, abandono, conflitos internos... tudo isso se mostra de maneiras variadas e um grupo tão distinto, começa a se aproximar de uma maneira maior do que eles mesmos esperavam. 


A série, como disse, tem suas falhas. Algumas cenas eu teria facilmente deixado de lado ou tratado de outra forma, mas nada de forma alarmante, intensa ou ruim. Não é uma série que te desperta sentimentos ruins e é interessante ver como retrataram algumas coisas dos anos 90. O que me faz dar pontos para a trilha sonora que me fez sentir uma nostalgia muito boa. 

Então, se você sente falta de séries mais leves, onde o sentimento é o maior combustível de cada um dos episódios, recomendo que tentem assistir a série. Ela tem diálogos interessantes e todo o processo de crescimento que sabemos que muitos irão passar ou já passaram.
Sem dúvida foi uma surpresa muito boa, recheada de vários detalhes e momentos que não posso dividir para não estragar a experiência de ninguém e que espero que mais pessoas conheçam enquanto aguardo a segunda temporada!

Confiram o trailer da série AQUI

 



Comentários

Postagens mais visitadas