Último Sacrifício (Academia de Vampiros #6) - Richelle Mead




Sinopse: Rose Hathaway sempre jogou com suas próprias regras. Ela quebrou as regras quando fugiu da Academia St. Vladimir com sua melhor amiga e a última princesa Dragomir sobrevivente, Lissa. Ela quebrou as regras quando se apaixonou por seu maravilhoso e fora-dos-limites instrutor, Dimitri. E ela ousou desafiar a Rainha Tatiana, a líder do mundo Moroi, arriscando sua vida e reputação para proteger futuras gerações de guardiões dhampir. Agora a lei finalmente pegou Rose por um crime que ela sequer cometeu. Ela está presa pelo mais alto crime imaginável: o assassinato de um monarca. Ela precisará da ajuda de Dimitri e Adrian para encontrar a única pessoa viva que pode atrasar sua execução e forçar a elite Moroi a reconhecer uma chocante nova candidata ao trono real: Vasilisa Dragomir. Mas o relógio está correndo contra a vida de Rose. Ela sabe em seu coração que o mundo dos mortos a quer de volta… E desta vez ela realmente não tem uma segunda chance. A grande questão é: quando sua vida é dedicada a salvar os outros, quem vai te salvar?


E finalmente chegamos ao momento em que finalizei uma das séries do meu projeto de releitura. E nada melhor do que acompanhar uma trama e personagens que, há anos atrás, haviam sido parte importante dos meus dias.
Não se preocupem pois falarei mais do desenvolvimento do que detalhes da história, ok?

Diferente do livro anterior, a autora nos preenche com mistério, ação, investigação e momentos importantes o tempo todo, dando pequenas brechas de respiro quando saímos da mente de Rose e entramos na de Lissa, vivendo problemas que ela nunca esperava ter.
Claro que o livro não segue um ritmo constante de momentos intensos, em alguns momentos se tornando mais dos pensamentos de Rose aos quais já estamos acostumados. Mas nada que seja um problema enorme ou que prejudique a trama toda. Ainda mais porque em vários momentos temos a chance de ver mais de todos os personagens, seus dilemas, personalidades e características que nos fazem ter preferidos, sempre.

"Às vezes, as maiores provas que nossa força enfrenta são as situações que não parecem tão óbvias e perigosas. Às vezes, sobreviver é o mais difícil."

Assim como nos livros anteriores, a autora sempre mantém em evidência a amizade entre as duas personagens, algo que supera a maioria das situações, tendo um peso importante nas decisões de ambas quando um assassinato inesperado muda a vida de todos.
Além da evolução dos personagens, notamos o quanto a vida de hierarquia em um sistema de realeza ainda tem importância, ao mesmo tempo que somos agraciados com pessoas que vivem totalmente fora das leis estabelecidas e, de um jeito mais primitivo, ainda conseguem sobreviver e manter seus princípios ativos.

Para um último livro, Richelle Mead conseguiu juntar muitas pontas soltas, seja na trama mais intensa quanto no romance que vamos acompanhando desde o primeiro livro e nos deixou balançados, com suas idas e vindas. Deixo claro que nada é fácil na trajetória de personagens que precisam provar sua índole, mostrar que são inocentes e ao mesmo tempo tentam não prejudicar as pessoas ao redor.
É engraçado como a autora consegue nos fazer ter conexão com personagens novos ou aqueles que tem pequenas participações durante os livros. O que faz deixar essa história para trás sempre difícil, mesmo em uma releitura. O bom é que o spin-off existe e para os fãs de Adrian e Sidney (alguém que gosto bastante), as histórias se estendem e temos um pouco mais desse mundo.

Ou seja, para uma finalização de uma série com 6 livros, o livro foi ótimo. Terminei com aquela sensação de missão cumprida e com a certeza que o espaço que guardei em mim para a história e os personagens não foi em vão e ainda irá se manter vivo para uma outra releitura, daqui alguns anos.
Caso tenha acompanhado nossas resenhas e ainda não foi convencido a ler, peço que reconsidere. Os livros são repletos de interações pessoais, ação, dose de humor, personagens cativantes e um romance que não se torna cansativo ou clichê graças ao enredo bem trabalhado. Sem dúvida um livro para se levar para a vida.

"Ganhei um novo jeito de apreciar a vida. Levou um tempo. Ainda não cheguei lá. Estamos falando sobre focar no presente, não no futuro. Mas é meu passado que me assombra."

Comentários

Postagens mais visitadas