Onde Guardo as Bobagens Que eu Contava só Para Você? - Márcia do Valle




Sinopse: "Onde Guardo as Bobagens Que eu Contava só Para Você?". Marcia do Valle traduz os assuntos que eram compartilhados no cotidiano a dois em tetos recheados de saudade, amor, tristeza e outros sentimentos que povoam a vida de cada leitor. O livro traz reflexões, questionamentos e constatações na forma de uma antologia de textos curtos e intimistas que hora soam como um desabafo, ora como um chamado, cruzando os caminhos tanto da vida a dois quanto do individualismo de cada um. 

Vamos conversar sobre mais uma obra relaxante e incrível da autora nacional Márcia do Valle, que nos presenteou com a possibilidade de conhecer mais uma de suas criações ao enviar o título "Onde Guardo as Bobagens Que eu Contava só Para Você?" para nós do Sob Encomenda. E logo de começo, deixo aqui meu pedido de desculpas pela demora em relatar sobre a leitura, já que devido as diversas mudanças que aconteceram desde o inicio de 2020, acabei me enrolando e ainda estou colocando as pendências no lugar - Minha companheira de blog que o diga, já que a mesma as vezes quer arrancar minha cabeça rsrs.

Mas sem mais delongas, vamos ao livro. E QUE LIVRO! Os textos curtos são como uma antologia de pensamentos que a autora reuniu, desde aqueles mais simples sobre o cotidiano, até os mais complexos sobre a vida a dois e como ela é em sua forma mais crua, sem os floreios do romance ficcional.

As coisas são como são, e não como poderiam ter sido. O céu estrelado de hoje não é o mesmo de antes, porque de lá para cá inúmeras estrelas surgiram, enquanto outras se apagaram, explodiram, e nada faria com que isso não acontecesse.

Sem a presença de um narrador específico, viajamos através de ideias que poderiam muito bem pertencer a nós, visitando uma rotina que pode ser ficcional ou existente e sentimentos que envolvem desde o cansaço de um dia corrido, até os pensamentos mais complexos que não sabemos explicar. Conhecemos uma mente que viaja entre momentos, com pequenos textos que são agradáveis e de uma escrita fluída, nos fazendo querer ler mais e mais.

Amor sem respeito não é amor. Também não existe amor sem consideração. Nem sem cumplicidade, ou companheirismo. A verdade é que o amor precisa de uma teia de tantos outros sentimentos juntos, que se torna raro como um unicórnio.

Me senti como se estivesse lendo cartas abertas de uma pessoa que viveu, amou, sonhou e manteve os pés no chão, ao mesmo tempo que foi como se eu estivesse lendo cartas que poderiam ter sido escritas por mim mesma para tantos "você's" que já existiram em meu caminho.
O livro é isso, um exercício de conhecer o pensamento do outro ao mesmo tempo que encontra nele pensamentos seus. Então deixo aqui essa dica para quem está em busca de uma leitura suave, envolvente e poderosa sobre a vida e tudo que a envolva. Afinal, romances não são apenas dois corações apaixonados, mas todas as nuances que envolvem o sentimento e como muitas vezes ele não sobrevive a realidade.

E agradeço de coração a autora pelo carinho em nos permitir conhecer essa obra! Continue escrevendo sentimentos e histórias. Nossa literatura nacional precisa desse pedacinho especial que você conseguiu acrescentar de forma maravilhosa!

Comentários

Postagens mais visitadas