O Enigma da Adormecida (Crônicas do Reino do Portal #1) - Simone O. Marques





Escrito por uma autora nacional, o livro é o primeiro da série Crônicas do Reino do Portal, dessa vez lançado pela editora parceira, Avec. Assim como alguns livros que acabo recebendo, começo a ler sem ter muitas informações sobre a sinopse para me deixar surpreender e tem sido uma ótima experiência.

Dessa vez, seguimos oito personagens que acordam dentro de um celeiro, sem saber como chegaram ali e muito menos sem saber quem são as outras pessoas que também acordam ao seu redor.. Porém, entre os homens e mulheres, apenas uma das garotas não acorda de forma alguma. O interessante desse começo do livro é que além de não sabermos quem são, o texto escrito em terceira pessoa vai nos fornecendo informações físicas dos personagens, seja no tom de pele, na altura ou até a roupa que usam. Assim, vamos os identificando até certo ponto da história em que acabam saindo do celeiro e descobrem que estão em um lugar totalmente estranho, rodeado de uma névoa densa e com a garota que seguia continua dormindo.

E é aí que a coisa começa a ficar interessante. Assim que nossos personagens vão se permitindo conhecer e nomes nos são oferecidos, vamos também conhecendo suas inseguranças, personalidades intensas e receios. A trama se desenrola com pequenos fatos que, de uma forma ou outra, vão nos fazendo identificar bem cada um deles.
Admito que em alguns momentos sentia que a trama se repetia. Fosse no fato de não saberem o que fazer, onde ir, como acordar a garota ou até como lidavam um com o outro... porém, de uma forma que não foi de todo "desperdiçada". As repetições nos ajudam a acostumar mais com cada um e até identificar o que iriam fazer conforme as situações surgiam. E quando não faziam o esperado, era surpreendida da mesma forma.
E, claro, a repetição também conseguiu me deixar irritada com quase todos os personagens que agem daquela forma "sou assim e serei sempre assim", dando momentos de tensão para a trama. No fim, reforço que a ideia de nos deixar acostumar com os muitos personagens é bem evidente e sinto que terá importância nos próximos livros.

"Estava agarrando-se a uma esperança e não sabia se era esse mesmo o caminho que tinham que seguir."

O livro é repleto de fantasia que, assim como as informações sobre os personagens, vem em pequenas doses. Seres fantásticos de uma floresta totalmente desconhecida, magia, inimigos que aparecem apenas a noite e um segredo que pode salvar não um, mas todos eles. E claro que como todo bom livro de fantasia, temos também alguns clichês românticos que acabam tendo uma importância na base da história que irá guiar o futuro de todos os personagens.
Eu acho que gostaria de ter tido cenas mais intensas no momento de ação porque sempre anseio por isso, mas sinto que por ser o primeiro de uma série, o relacionamento entre os personagens teve mais destaque por um motivo importante e acho que veremos isso nos próximos livros.

Anteriormente lançado pela editora Literata, agora o livro está aos cuidados da editora Avec e espero ansiosamente que os outros sejam lançados o quanto antes e minha curiosidade saciada.
Para quem gosta de apreciar leitura nacional com fantasia dosada, um suspense que te deixa curioso do começo ao fim e personagens que são tão variados que fica fácil se identificar, recomendo com facilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas