Rainhas Geeks - Jen Wilde




Sinopse: Charlie é Youtuber , atriz, bissexual... E uma das atrações principais da SupaCon, a convenção de cultura pop mais famosa do mundo. Essa é sua chance de mostrar aos fãs que superou seu término público com o ex-namorado  - e coestrela de seu último filme -Reese Rayan.

O reencontro de Charlie e Reese deixa o clima pesado, mas quando a it girl Alyssa Huntington aparece como convidada surpresa no evento, o que Charlie pensava ser apenas um crush de internet se mostra muito real. 

Por outro lado, temos a melhor amiga de Charlie, Taylor, que tudo que mais deseja é ser invisível. Seu cérebro parece estar programado para funcionar de maneira diferente das outras pessoas e ela gosta da rotina e estabilidade. A única mudança que ela quer em sua vida é o status da sua amizade com Jaime, o que ela sabe que nunca acontecerá. Mas, ao ouvir sobre um concurso cosplay de seu fandom favorito, Taylor começa a repensar até onde vai seu medo de se destacar. 


É momento de pegar sua caneca de chá, sentar de maneira confortável e viver uma aventura pelo mundo dos apaixonados pela cultura pop do momento do livro onde Star Wars, Vingadores, Mulher Maravilha, Game of Thrones, Supernatural e Vampire Diaries dominam as paradas. Sim, citei essas por serem mais famosas séries e filmes do momento, além de serem paixões pessoais, mas que se encaixam bem com essa obra.

Rainhas Geek nos apresenta para duas jovens vivendo um momento de sonho inesquecível - O fim de semana da SupaCon. Enquanto Charlie está em sua primeira vez como convidada no evento, Taylor está pela primeira vez vivendo o seu grande sonho de participar de uma convenção, ao lado é claro, não só de Charlie, mas de Jaime também, seu melhor amigo e crush, mas vamos chegar lá.

Se você já foi em uma CCXP ou teve o privilégio de ir numa San Diego Comic Con, sabe bem o universo onde as nossas personagens principais e narradoras se encontram. A SupaCon é como um espectro da San Diego Comic Con, mas a CCXP nacionalissima é um paralelo tão igual e presente quanto.
Ambiente montado na sua cabeça? Vamos as nossas personagens principais!

Charlie está em seu momento de superação e vivendo momentos bons, é uma das convidadas da SupaCon para um painel sobre o projeto que a levou ao estrelato e de bandeja, conheceu de pertinho sua crush da internet Alyssa Huntington, uma youtuber e atriz famosa que inspirou Charlie em muitos momentos. Mas o que nossa pequena não esperava era o plot twist de Alyssa também acompanhar seu canal e ser sua "fã", levando ambas à muitos momentos legais de troca e claro - uma colab inesquecível.

Voltando a Taylor, nossa jovem cosplayer de primeira viagem, tímida e com aquela paixonite no melhor amigo de todos os tempos, Jaime, temos aqui uma sonhadora vivendo o melhor momento de todos os tempos. Ela viajou de sua cidadezinha na Austrália para os Estados Unidos, vencendo já assim muitas barreiras e de quebra, está na incrível SUPACON, o evento que sempre quis conhecer de pertinho.

"Pela primeira vez na vida, não me sinto como se tivesse que tentar me adaptar, porque estou rodeada de pessoas que são tão apaixonadas e entusiasmadas quando eu pelas mesmas coisas."

O sonho do evento perfeito tem seus contratempos para os lados de ambas. Charlie tem que lidar com a presença de Reese, o ex-namorado mala que é trazido para o evento e Taylor a falta de sorte em perder a chance de conhecer sua autora favorita. Tendo ambas uma pequena janelinha de saída: Charlie precisa ser forte e crescer em si a confiança de que vai superar isso de cabeça erguida enquanto Taylor precisa enfrentar seus demônios e medos, subindo no palco e vencendo um concurso cosplay para conhecer sua autora favorita e claro, realizar seu grande sonho.

O livro trabalha em ambas narrativas os sonhos, os pensamentos e os medos de cada um dos personagens, além de nos levar para um ambiente onde é impossível não sentir a animação que eles sentem. Particularmente, me lembrei da primeira CCXP que pude visitar em 2015 e como Taylor, meu coração parecia que ia explodir só pela oportunidade de estar ali dentro. Mas, outro ponto do livro que me chamou atenção foi justamente como a autora trabalhou identidade de gênero e também o bullying, muito presente dentro do universo da cultura pop e infelizmente, no meio cosplayer.

Com uma narrativa clara, um dos momentos que me chamou atenção foi quando determinado personagem pergunta para Charlie como ela sabe que é bissexual de verdade e então Taylor entra rebatendo com a seguinte frase "Como você sabe que é hétero?", um pensamento que é claro. Todos tem maneiras diferentes de descobrir sua sexualidade, mas nenhuma delas é imposta ao todo, cada um descobre sobre si de uma maneira diferente, são experiências diferentes.

Outro importante momento é quando o bullying dentro do meio cosplay é apresentado, algo que vem sendo muito ativamente erradicado e denunciado nesse meio, desde a falsa ideia que não se pode variar o gênero ou cor de um personagem na apresentação de um cosplay até, é claro, o peso. A autora mostra em primeira mão o que o ódio pode fazer, como isso pode machucar e o quanto isso é errado, afinal, ninguém é igual e todo mundo é especial dentro da sua única individualidade. O que me fez, como eu mesma, pensar no porque muitas vezes desisti de fazer cosplays de personagens que amo e percebi que eram justamente essas barreiras.

"E às  vezes a vida real é uma grande porcaria, mas enquanto tiver minha família, meus amigos e meu fandom... Vou ficar bem. Por mais que seja complicado."


Finalizo aqui te convidando a não só conhecer essa obra incrível e curtinha, como também a se libertar das amarras impostas pela sociedade que está em constante mudança. Pinte o cabelo de uma cor diferente, faça um cosplay do seu personagem favorito seja ele qual for, viva um amor inesquecível com quem quer que seja e ame mais ainda a você mesmo com cada pedacinho que compõem seu ser.

E aí? Aceita esse desafio?

Comentários

Postagens mais visitadas