Orange - Mirai #6





Sinopse: A carta de Suwa enviada do futuro para ele próprio dez anos mais novo demonstrava o desejo de rever o amigo Kakeru e, com ele, poder visitar o templo Yohashira. O mesmo templo onde Suwa, um dia, pediria Naho em casamento... Dois “futuros”, um no qual Kakeru se perdera para sempre e outro em que a salvação se fez possível pela força do amor e da amizade. O seu agora e o seu depois...

Vamos começar dizendo que ler essa resenha pode conter spoilers. Caso não tenha lido o mangá e como sempre leio por aí "não sei se um dia lerei porque sai da minha zona de conforto", gostaria que começassem a reconsiderar. E para isso, podem ler a primeira resenha de Orange bem AQUI.
Também falamos sobre ele como indicação em 5 Animes com viagem no tempo bem trabalhadas! e em 10 Animes para fazer você chorar teus olhos fora! 

Sabendo que a série terminou no 5 volume e este novo acaba focando um tanto mais no personagem Suwa, bem... preciso admitir que demorei um bom tempo para conseguir escrever essa resenha. Orange sempre me trouxe várias emoções misturadas e deixo claro que a série toda pode conter gatilhos sobre suicídio, ok?
Então, vamos lá tentar falar sobre esse volume.

Nesse volume, teremos um enredo que focará em como Suwa voltou a ter contato com Naho depois que o colégio foi encerrado. Então, o começo vem daquele momento onde o volume anterior terminou e como os personagens do futuro ainda estão pensando sobre as cartas enviadas.
E apesar de termos um capítulo que mostra um gostinho de como teria sido uma realidade em que Kakeru e Naho ficaram juntos, com ele vivendo sua vida como deveria... a história irá focar na realidade que conhecemos desde o primeiro volume. Um futuro entre Suwa e Naho.

Com o final da série, sempre fiquei me imaginando como os personagens lidaram com a perda do amigo já que sabíamos que haviam se encontrado no mesmo dia, no futuro, para pensar sobre o amigo e relembrar seu tempo de vida. E esse volume vem para mostrar tudo isso.
Acompanhamos os personagens na faculdade, naquela fase de jovem adulto que está tentando encontrar seu lugar no mundo depois de tudo o que ocorreu.  Ou seja, esse volume vem trazer aquela parte mais positiva e conclusiva sobre os personagens que conseguiram, sim, lidar com um momento muito triste em suas vidas.

Desde os outros volumes eu havia ficado altamente curiosa sobre como Suwa havia se aproximado de Naho, como ambos conseguiram ficar juntos. Sempre soubemos o sentimento do garoto por ela, mas era evidente que Naho amava apenas Kakeru. Portanto, foi um extra que nos mostrou isso muito bem e, de todas as formas possíveis, se tornou um mangá altamente triste e tocante, ao menos para mim.

Suwa ainda é aquele personagem cativante que sacrifica o que sente por notar que dois amigos sentem muito mais um pelo outro. Ainda lembro de como achava que, mesmo cedendo, ele era humano, tinha sentimentos e queria tentar uma sorte para si. E sempre fiquei surpresa com a maneira com que ele apenas se deixou ficar de lado e tentou ser aquele que via seus melhores amigos felizes e apaixonados.

Como o mangá trabalha com três realidades, o antes, o presente em que Suwa e Naho se reaproximam e o futuro em que estão juntos, a leitura não se torna tão fácil. Porém, os sentimentos que são transmitidos, especialmente sobre incertezas do que fazer quando a certeza de sentimentos ainda existirem... está ali.
Em cada capítulo vemos Suwa tentando ser o amigo que sempre foi, o que me faz o amar ao mesmo tempo em que eu sofria por notar que ele tentava tanto a ponto de não se dar o valor que merecia. Naho sempre foi uma garota mais tímida e fechada e é normal pensar que ela demoraria para superar a morte do primeiro garoto que amou. E Suwa sabe disso. Porém, não sei se admiro a coragem que ele teve em seguir tentando ou apenas tento achar uma forma de gritar para ele parar e ir procurar alguém que fosse o amar como primeira escolha e não porque ele ainda estava ali para ela.

Acho que é um enredo que pode dividir opiniões e, na minha, Suwa se transformou novamente naquele melhor amigo que está sempre presente e que ajuda a garota dos seus sonhos (que está com o coração partido e que sempre sentirá falta de alguém), o amar por estar ali. Acho que o que ajuda é que ambos sentem falta de Kakeru com grande intensidade e o mangá mostra pontos altos e baixos nisso. E é muito bom poder ver o lado de quem ficou, sentindo falta de quem partiu.
Em uma cena, Naho praticamente aceita que precisa parar de pensar no passado e amar quem está ao seu redor. Talvez eu tenha colocado meus sentimentos em tudo isso, mas senti que ela seguiu com o que havia lá para ela, antes de o perder, apenas para não continuar sozinha. E outro lado meu um tanto mais romântico, gosta de pensar que ela respirou fundo, superou e tentou o amar por saber que ela também o ama e que Kakeru sempre terá um espaço em seu coração, intocado e inalterado por qualquer um.

Ainda é extra que quero reler, talvez em outro momento da minha vida e analisar com mais amor. Suwa é um personagem maravilhoso, assim como Naho e todos os amigos.
Kakeru tem participações maravilhosas aqui também, daquelas que aquecem e apertam nosso coração. Ao terminar, pode ter certeza que ficará com aquele aperto no peito e espero que, diferente de mim, não fique com tantos sentimentos mistos sobre tudo o que rolou.

Uma série de mangás que vale tanto a pena que indico até para quem nunca leu, sentindo que é uma boa forma de começar a conhecer mais desse mundo. Especialmente se deseja algo fofo, sensível, com aquela carguinha de dor e que nos faz questionar nossa realidade e lembrarmos que precisamos olhar mais ao redor, porque nem sempre as pessoas irão pedir por ajuda.

Orange ficará para sempre em meu coração e espero que mais pessoas possam ler e o amar da mesma forma!





Comentários

Postagens mais visitadas