O Enigma de Andrômeda - Michael Crichton





Sinopse: Um satélite espacial cai na Terra. Com o objetivo inicial de investigar possíveis vidas alienígenas, o satélite militar acaba saindo de órbita antes do tempo previsto. A 20 quilômetros do local da queda, cadáveres abarrotam as ruas de uma cidadezinha no deserto do Arizona.

Equipes de busca, responsáveis por localizar a sonda, encontram apenas dois sobreviventes: um idoso viciado e um bebê recém-nascido. Para investigar o ocorrido, o governo dos Estados Unidos mobiliza o Projeto Wild Fire, um protocolo de emergência ultrassecreto.

A fim de encontrar uma solução para o problema das mortes súbitas, quatro dos cientistas mais importantes do país são levados para um laboratório subterrâneo secreto no deserto, equipado com um sistema de autodestruição atômica para o caso de contaminação. Mas o enigma de Andrômeda se revela diferente de tudo o que a ciência já viu – e, se os cientistas não descobrirem rapidamente como agir, uma catástrofe mundial sem antecedentes pode acabar acontecendo.

A obra de Michael Crichton trata de um mistério envolvendo o governo, corrida espacial e uma possível epidemia mortal, fazendo com que a leitura seja quase como um arquivo confidencial de um experimento que, aparentemente, deu muito errado e o público comum jamais pode sonhar com isso.


Um homem com binóculo. Foi assim que começou: com um homem parado à beira da estrada, sobre um desfiladeiro que dava para uma cidadezinha do Arizona, numa noite de inverno.

Ao longo do enredo somos apresentados para alguns personagens, estes que vão não só nos ajudar a entender o que aconteceu, como também a entender o que deu de errado ali. E tudo começa quando uma espécie de sonda especial de uma divisão de pesquisa do governo americano retorna para a terra antes do esperado, pousando em uma cidadezinha do Arizona e simplesmente matando toda a população.
Seria o início de uma epidemia? Um vírus? Ou seria algo mais corpóreo que veio para devastar a humanidade? Todas as perguntas sem resposta vão ganhando tom e forma ao longo de sua leitura do documento que é o livro.

Ao mesmo tempo, em outra parte dos Estados Unidos, temos cinco personagens que seguem com suas vidas, uns com famílias e outros sozinhos, mas todos tem algo em comum: Aceitaram servir a nação em um projeto que nunca foi mencionado após sua criação anos atrás. E tudo ia bem de certa forma, até eles receberem o chamado.

Eles sabiam na verdade, apenas duas coisas. Primeiro, que o problema começara aparentemente com o pouso da Scoop VII. E segundo, que a morte tomara as pessoas da cidade com uma rapidez assustadora.

Teorias da conspiração na mesa. O livro é maravilhoso, tem essa vibe de "será que isso é só uma ficção?" que nos deixa questionando tudo, ainda mais com aquela pitada exata de falta de realidade. Em tempos onde a famosa Área 51 quase foi invadida, essa leitura nos mostra que gerações passadas também se intrigavam com o espaço e o quanto o governo mundial realmente nos revela. Afinal, quem poderia provar que a cidadezinha do Arizona existiu ou não?


Um livro que, sem dúvida alguma, mexe com a cabeça de qualquer um que gosta de teorias da conspiração.
O livro também teve duas adaptações, uma para cinema em 1971, com direção de Robert Wise, e uma versão em minissérie, lançada em 2008 pelo canal A&E, com produção de Ridley Scott, Tony Scott e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas