Treze - Fml Pepper



SINOPSE: O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare! Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação. Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma viqda tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.


Ficamos muito felizes quando fomos convidados a fazer parte da parceria com a autora e poder ler e avaliar seu livro que, desde o lançamento, vinha me chamando a atenção.
E gosto de reforçar que eu, Camila, nem sempre sou boa lendo romances. Mas... O que posso dizer é que esse livro me surpreendeu da melhor maneira possível.

"Como, em questão de segundos, sua vida muda da felicidade extrema para o mais absoluto pavor?" 

A trama segue a vida de Rebecca, uma garota que leva uma vida não tão normal assim. Sua mãe é uma ladra turca que, há muito tempo, faz o possível para se manter viva, cuidar da sua filha e, quem sabe um dia, oferecer o melhor à mesma já que é uma mãe solteira depois de perder o marido, tendo que se virar com o que pode, sendo quem sempre foi.
Já sua filha, Rebecca, uma garota inteligente com um talento especial para burlar sistemas e ser considerada uma hacker de mão cheia, cresceu aprendendo a não acreditar no amor e confiar em poucas pessoas. O que ela não esperava é que uma simples saída com sua melhor amiga, Lucy, fosse mudar tudo.

"Talvez o milagre da minha sobrevivência nada mais seja que uma maldição a ser paga com o mais alto dos juros: a infelicidade constante." 

Podemos dizer que a trama começa aí. Com Rebecca vivenciando toda uma experiência que considera ridícula ao ouvir e ver sua amiga se desesperar ao investir demais em um simples encontro com uma cartomante. E claro que, se não bastasse ter que tentar tirar a amiga de dentro da tenda de Madame Nadeje, Rebecca se vê discutindo com sua melhor amiga e, no fim do dia chuvoso e estranho, seu destino e o da cartomante se cruzam e ela se vê oferecendo uma carona para a mulher misteriosa.
É a partir daí, em meio à uma profecia que parece atingir algo em seu interior, que Rebecca é aconselhada a não dar o golpe no dia seguinte com sua mãe e esperar encontrar seu 13 namorado pois o mesmo será o grande amor de sua vida.

"A nossa maior riqueza não são os bens materiais, mas as pessoas que amamos." 

Do outro lado temos Karl, um lutador de MMA que tem atingido um sucesso mais do que merecido. Com lutas e vitórias perfeitas, Karl se encontra no melhor momento de sua vida até notar que as coisas não são exatamente como ele esperava.
Depois de uma das vitórias mais importantes de sua carreira, Karl nota a ausência de sua namorada. Ao ir atrás dela em sua casa, o garoto é surpreendido ao ver que Beatriz, sua namorada e família... O estava traindo. A mesma apenas o aguardava para terminar tudo e seguir sua vida com seu real namorado. E é aí que, depois de descrença e tristeza, que a vida do rapaz toma um rumo inesperado.

"Eu era feliz quando não tinha certeza de nada e, na ignorância, o futuro era um trajeto repleto de portas e possibilidades. De que adianta ser um punhado de acertos e infelicidade? Quero as minhas dúvidas de volta." 

Vale dizer que o começo, onde conhecemos ambos os personagens com capítulos intercalados, é excelente. A autora nos prende de tal forma que eu me pegava sem saber sobre quem eu queria ler mais. Como se ambos os mundos tivessem que me dar mais respostas o quanto antes. E de maneira perfeita, o caminho dos dois acaba de cruzando.

Gosto de deixar claro que a introdução dos personagens é essencial para aprendermos sobre quem são, suas crenças, personalidades, como lidam com a vida e o que terão que lutar para conseguirem seguir em frente.
E se não bastasse entender que a vida toda parece ser um teste sem fim para ambos, é notável como seu livre arbítrio existe e decisões tem pesos enormes, mesmo as menores.

Estou me controlando para não dar muitos detalhes pois eu sei como me senti ao ver o que a autora fez para os conectar, mesmo com vidas tão diferentes e jamais estragaria essa experiência para vocês.
Mas, se assim como eu, a sinopse e capa te fazem pensar que o livro está mais focado em fantasia, repleta de irrealismo e momentos mágicos... Bem, assim como eu, você está enganado.

O livro irá te mostrar algo bem mais real e difícil do que o esperado. Um romance que te deixa sem ar, ansiosa, sem ter certeza do que esperar e você se verá torcendo por personagens tão humanos, com seus erros, sonhos e medos... Que vai começar a repensar suas próprias escolhas na vida.

"No desespero as pessoas fazem coisas incríveis, é verdade. Mas é no dia a dia que as grandes ações são construídas e que separamos o joio do trigo."
A escrita detalhada na medida certa, faz com que a leitura se desenvolva de maneira fluída e a troca de capítulos entre personagens é algo que eu sempre aprecio. Um enredo que se desenvolve pela perspectiva de mais de um personagem sempre traz um bom desenvolvimento quando bem trabalhado. E Pepper teve um cuidado todo especial com seus personagens.

Não apenas eles. Os personagens secundários, mesmo os mais horríveis que te fazem querer entrar nas páginas para gritar com eles, são essenciais para a trama. Sempre fui muito fã de personagens secundários e por mais que eu reconheça que aqui eles são pontos importantes apenas para o crescimentos dos personagens principais... Ainda assim me fizeram amar cada página lida.

Não me entendam mal. Talvez seja porque não estou acostumada a ler romance, mas muitos momentos me surpreenderam. Me senti com o coração apertado, torcendo e quase chorando ao desejar abraçar ambos em momentos de angústia ou felicidade extrema. E talvez também seja por não ler muitos romances que eu sei apreciar um que, quando bem escrito e desenvolvido, me faz ansiar por mais.

O final é escrito no seu tempo, nos dando respostas e detalhes quando tudo parece não ter mais para onde ir. Como disse... Quando um livro que me tira da zona de conforto me surpreende assim, é porque algo muito bom está guardado nessas páginas.
Se você for fã de fantasia, assim como eu, vai amar a pitada de magia que a autora nos presenteou ao criar toda uma base para a história que, no fim, encaminhou Rebecca para um novo mundo, mesmo que de maneira bruta e forçada por acontecimentos inesperados.
E se, diferentemente de mim, for fã de romances... Irá amar a personalidade de Karl, sua luta diária e amar sua família que nos faz querer ter algum contato apenas para fazer parte de algo cheio de amor, felicidade e segurança. Um personagem que apesar de lutar, ser forte e ter criado barreiras gigantes... Irá ser amoroso, sensível e pensar mais no outro do que em si mesmo.
Ou seja, não tem como se decepcionar com essa obra.

"Não deixe para demonstrar seu carinho amanhã, faça-o hoje; se possível, agora. O futuro nem sempre chega, querida, e deixamos de saborear o que temos hoje em detrimento de algo que não sabemos se vivenciaremos amanhã." 

Novamente, agradeço a autora pela oportunidade de confiar em nosso trabalho e nos dar a chance de experimentar o que é não crer em algo porque a vida te fez desacreditar por segurança e talvez melhora pessoal. E o quanto um pouco de fé, empatia e pessoas que te amam podem fazer toda a diferença.
Uma experiência que recomendo de olhos fechados à todos. Especialmente os que não tem costume de se render à romances. Porque as páginas são carregadas de intensidade, expectativa, tensão, amor e aquele tipo de final que faz seu coração apertar de diversas formas.

Uma experiência maravilhosa ♥

"Ame um dia de cada vez. Viva um dia de cada vez. Alegre-se com o hoje, com o agora, como se fosse o último instante da sua vida experimente a felicidade, aceite-a apaixonadamente e dê braços abertos sem saber o que será do amanhã. Viva o presente com alegria e esperança porque, como o próprio nome diz, ele é um presente de Deus. O grande prêmio de despertar a cada manhã, de amar e ser amado."


------------------------------------------

Gostou? Você pode garantir o livro com a Amazon clicando aqui (https://amzn.to/2MAZgD5).

Comentários

Postagens mais visitadas