Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (BLADE RUNNER)




Olá Amigx da Internet! Teu miasma de plantão chegando de Marte para mais uma resenha e indicação de Leitura! 

Hoje quero falar com vocês a respeito de uma Obra de Philip K. Dick, chamada “Androides sonham com ovelhas elétricas?”, que também é popularmente mais conhecida por “Blade Runner”.

"Empatia, evidentemente, existia apenas na comunidade humana, ao passo que inteligência em qualquer grau poderia ser encontrada em todo filo ou ordem biológica, incluindo os aracnídeos." (pág. 41)

Li esse livro a primeira vez ainda na minha adolescência e agradeço a chance que a Aleph me deu de revisitar essa leitura, pois na época me faltava maturidade e até mesmo bagagem para entender a discussão filosófica do livro.

K. Dick possui um estilo de escrita gradual, ou seja, a forma que ele constrói sua história e seu cenário como um todo é quase que sorrateira e quando menos percebemos, já estamos totalmente imersos na realidade do autor. A capacidade de desenvolver a empatia dos leitores por suas personagens é algo que Dick domina, e é isso que faz de Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas um livro interessante, pois ele não é apenas uma distopia futurista, ele é o alicerce da discussão sobre consciência humana dentro da ficção científica.

Mas do que se trata a trama?
No livro nós acompanhamos Rick Deckard, um caçador de recompensas que tenta sobreviver em um 2019 distópico e futurista. Sua maior vontade é conseguir adquirir um animal de estimação de verdade para substituir sua ovelha elétrica, algo não tão simples e nem barato considerando que uma guerra nuclear devastou uma boa parte da vida na Terra, obrigando muitos humanos a migrarem para marte. Porém, Rick vê a roda da fortuna girar a sua frente quando recebe um trabalho de exterminar 6 androides, indivíduos considerados perigosos e que devem ser eliminados. Mas tais androides estão camuflados entre humanos comuns e a única forma de distinção entre estes dos humanos é um teste onde uma série de perguntas são feitas e, através da combinação das reações e micro reações somadas as respostas, pode-se determinar se o indivíduo testado é ou não humano.

O tom pode parecer de ficção policial, porém o desenvolvimento da trama nos leva mais à um questionamento filosófico sobre o que é consciência de fato e se apenas humanos podem ter consciência.
Caso não, o dilema de ser o carrasco de algo consciente se perpetua com um simples questionamento: e se não for a ausência da consciência o que realmente diferencia a alma de um andróide da alma humana?

Questionamentos complicados para uma obra do fim da década de 60 e algo que será revisitado diversas vezes ao longo da história de ficção científica.
Talvez o exemplo mais latente da influência de “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?” na cultura da ficção científica esteja na obra de 1989 chamada Ghost In The Shell, uma história que vou dar atenção eventualmente aqui também, mas é inegável a inspiração dos elementos e questionamentos que Ghost in The Shell toma do livro de Philip.

A saga de Deckard tem pouco menos de 300 páginas e nesse pequeno espaço, temos um desenvolvimento incrível da personagem e do mundo que a permeia. 

Sempre que penso que o livro foi escrito na década de 60, me vejo impressionado com um poder imenso de previsão e imaginação do autor. Mas não pode-se dizer que isso não seja comum dentro das ficções científicas já que seus autores sempre olharam muito adiante de seu tempo.

O Filme Blade Runner de 1982 não faz jus ao livro, porém ainda é uma adaptação boa. Talvez faltassem recursos cinematográficos ou até mesmo maturidade do cinema em si, para trazer à tona a essência do livros para as telonas.

Minha dica fica para aqueles que procuram uma obra que te faça questionar um bocado e, com a  devida atenção, o livro pode chegar a mudar sua perspectiva sobre o que é ser humano.

"– Um robô humanoide é como qualquer outra máquina – disse Rick. – Pode passar rapidamente de um benefício a uma ameaça. Quando é um benefício, não é problema nosso." (pág. 50)
_____________________________________________
Quer este livro Incrível na sua estante? Confira nosso link para a Amazon aqui. (https://amzn.to/2IL6uAD)

Comentários

Postagens mais visitadas