Adagio - Felipe Cagno




Sinopse: Em 2067 um aplicativo/rede social chamado ADAGIO permite que os usuários postem seus sonhos online - ao vivo ou gravados. É o fim do entretenimento produzido como conhecemos hoje. Não existem mais filmes, séries de TV ou vídeos online, agora as pessoas assistem apenas os sonhos umas das outras... Quando a jovem Kaya Muniz experimenta uma droga sintética e faz uma live do seu primeiro pesadelo lúcido, ela cria um novo gênero dentro do aplicativo - o terror. A tão desejada fama vem em uma enxurrada de curtidas e compartilhamentos, mas quando se escolhe ter pesadelos toda noite, qual é o impacto emocional e mental? Qual é o preço a se pagar?

Sabe quando a série de televisão Black Mirror ganhou um ápice maior com o primeiro episódio da terceira temporada, em que as redes sociais classificavam as pessoas mais ainda, determinando o quão boas elas eram? Nessa HQ, a realidade é bem parecida. Sonhos são registrados e divididos e pessoas ganham milhares de seguidores apenas por dividirem seus sonhos, ainda mais aquelas que possuem mais controle sobre eles.
E é exatamente isso o que Kaya, nossa personagem principal, deseja e depois de alguns momentos, notamos que ela não poupará esforços para conseguir o que quer, mesmo que isso envolva tomar decisões um tanto quanto duvidosas.



Gostaria de dizer que a primeira coisa que me chamou atenção ao receber a HQ em parceria com a editora AVEC, foi a capa. Meu Deus, que coisa mais linda!
Ao folhear a obra ao recebê-la, pude comprovar todo o trabalho excepcional que fizeram. A realidade e sonho se dividem bem com todo um estilo diferente para cada uma, tanto de arte quanto de pintura.
Nada na obra, no quesito arte, me deixou decepcionada. Na verdade, gostava de olhar as imagens dos sonhos com calma para analisar cada parte. Assim como nossos sonhos, nem sempre eles são nítidos e achei isso excelente, nos fazendo entrar naquele momento de sonho, pesadelo e afins.
O tom de cor mais azulado me remeteu bem à um futuro, onde a tecnologia se mostra bem presente. (Ah, a capa <3)




Quanto ao roteiro, preciso dizer que Kaya se torna uma personagem que conseguimos odiar fácil demais. Não só por ser uma jovem com um objetivo em mente que, para muitos, acaba se tornando supérfluo. Mas sim por acabar criando algumas intrigas e agindo de uma forma radical demais para o meu gosto. Reforço: MEU GOSTO.
O que eu acho que teria sido incrível é se toda essa mudança e alteração em sua personalidade tivesse acontecido de forma mais...lenta. Porém, nem sempre temos essa chance com quadrinhos e um número de páginas determinado. E digo o mesmo de alguns outros acontecimentos que pareceram vir rápido demais, até chegar a um final que era esperado.
Não que isso seja ruim, porque não foi. Mas talvez por ter gostado tanto da ideia da trama, eu desejei...mais.



Quando analiso com calma, noto que a HQ toda tem começo, meio e fim e apenas por um desejo meu, gostaria que tivesse sido mais lento e, talvez assim, eu tivesse absorvido mais algumas coisas.
Ou, naquele capricho de quem está acostumada com muitas coias, que fosse uma série incrível, onde todos os personagens se desenvolvessem com calma.
Quem sabe não se torna uma ideia? Especialmente porque em muitos momentos eu me vi desejando saber mais sobre muitos personagens, seus envolvimentos e sentimentos.




Quanto a editora, a Avec está de parabéns por toda essa edição. A folha é de um material maravilhoso, sem erros em qualquer parte da obra, com curiosidades de criação ao fim, assim como detalhes sobre a equipe de criação. Algo que acho sempre importante, especialmente em obras nacionais.
Adagio entra naquela lista de indicação de HQ's que sempre gosto de fazer para os que não tem costume, por te prender do começo ao fim. E indico aos que já gostam de ler mais, para apreciar algo que, sem dúvida, não decepciona e deixa aquele gostinho de "quero mais".



___________________________________________________________________________
Hey galerinha! Tem novidade por aqui, quer garantir esse quadrinho? Confira aqui com  nosso link da Amazon! Assim você ajuda o Sobencomendaa e também o queridíssimo Felipe Cagno! (https://amzn.to/2WSOXe1)



Comentários

Postagens mais visitadas