Céu Sem Estrelas - Íris Figueiredo




Sinopse:
Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento. Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente. Existem histórias que nos marcam de diversas maneiras, a história deste livro fez isso comigo.

Quando olhei a capa e o título já me senti encantada com os traços, a arte simples e todos pequenos detalhes presentes já gritavam que o livro seria muito bom. Dito isso, posso afirmar que jamais esperei que fosse tão verdadeiro e tão bom quanto se mostrou.

Eu tinha certeza de que princesas não escondiam cicatrizes.

A narrativa de Iris passa por dois pontos de vista, Cecília e Bernardo. Dois jovens que se conhecem desde crianças e por mais que Cecília sempre tivesse uma queda por Bernardo, ela jamais contaria isso já que ele é o irmão da sua melhor amiga!

Tudo muda entre os dois quando após uma festa, Cecília mergulha no mundo calado de Bernardo de uma maneira que mesmo que ela não saiba, ganhou a atenção de seu crush de infância. O que ele jamais imaginaria é como a vida da garota era complexa.

Era cansativo viver com um cérebro que pensava demais.

Cecília ao longo do livro não enfrenta apenas o desemprego, desânimo com a faculdade ou o que pra ela é um problema constante: o peso. A jovem também precisa lidar com a mãe que parece ligar mais para o padrasto do que para ela e com o fato de que não tem mais onde morar e só lhe resta viver com sua amiga Iasmin. Ou seja, com todos os problemas acontecendo ela ainda ganha de brinde morar no mesmo teto que Bernardo.

Era incrível como todas as coisas boas na minha vida tinham sido presentes da minha avó, inclusive minha habilidade de transformar dor em rabisco.

O que poderia ser um romance na verdade tornou-se um retrato do que acontece ao nosso redor e não notamos ou damos a devida importância.
Íris trabalha em sua obra sentimentos silenciosos e pensamentos que muitas jovens acabam tendo por não terem um corpo que não corresponde aos padrões atuais.
O livro aborda preconceitos que criam marcas muitas vezes irreparáveis e pequenas palavras que se tornam grandes cicatrizes.
Além de apresentar o quanto a atenção aos detalhes pode salvar uma vida.

Não existe um céu sem estrelas. Mesmo quando estão encobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar. É como a esperança, sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar.

Te convido desafiar aquilo que conhece e aquilo que pensa.
Te desafio a se deixar entrar em uma mente e vida que pode ser totalmente oposta a tudo o que viveu e, em pouco mais de 300 páginas, descobrir um mundo.

Essa é uma leitura que pode mudar sua visão do que é a vida de alguém próximo a você ou melhor: mudar a forma como você vê A SI MESMO.
Aconteceu comigo.
Há muitas estrelas no céu, não deixe que as nuvens te façam se esquecer disso.

Comentários

Postagens mais visitadas