Jogador N 1 - Ernest Cline





Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.


Eu estava para ler esse livro há muito tempo. Além de ter sido a indicação de um amigo, queria conseguir ler antes de ver o filme.
Demorei para ler, mas o filme me aguarda ainda. =D

Agora, vamos lá.
Talvez por ter sido já muito bem falado por aí, eu acabei lendo com um pouco mais de expectativa que o normal. E sempre que lemos com expectativa, a chance de se decepcionar é grande.
E foi exatamente o que me aconteceu.

Como a sinopse diz, somos colocados em um mundo novo, depois de 2044, onde o OASIS é a melhor escapatória para as pessoas. Seja estudando, se divertindo, jogando, acumulando pontos ou fingindo ser uma pessoa totalmente diferente da realidade, apenas por um tempo. Especialmente por ser um mundo onde a maior parte da população vive com dificuldades, passando fome e tentando achar uma forma de sobreviver.
E é com essa realidade que seguimos a vida de Wade, um órfão de 18 anos que vive com a tia em um trailer com muitas pessoas, em um tipo de habitação que é mais como um aglomerado de trailers, um em cima do outro.

"Minha vida não era tão ruim. Pelo menos era isso o que dizia a mim mesmo o tempo todo, numa tentativa inútil de afastar a enorme solidão que sentia."


Wade faz bom uso do Oasis em um local distante de sua casa, especialmente nas horas em que tem que estudar. Para explicar melhor, o Oasis é uma plataforma online mundia de tecnologia intensa, algo que só veríamos muitos anos a frente, onde os jogadores interagem de todas as formas, fazendo com que a realidade e o mundo digital se misturem muito.

A plataforma foi criada por James Halliday e seu amigo Ogden Morrow e, quando Halliday morre, por ter parado de falar com Ogden há alguns bons anos... o criador deixa seu testamento e tudo o que possui, algo em torno de 240 bilhões de dólares, para o usuário que for capaz de encontrar o ovo dourado, deixado em algum lugar do mundo do Oasis.
O desafio é lançado como uma ideia muito bem elaborada por Halliday, querendo que a pessoa que tome conta de tudo o que lhe pertence, lute por isso e seja merecedor.
Ou seja, várias pessoas começam a tentar descobrir, por meio de pistas e chaves, onde o ovo pode estar.


"Você sabe que acabou com a sua vida quando o mundo todo se fecha e a única pessoa com quem você pode conversar é seu software de agente de sistema"

O livro é repleto de referências a jogos, filmes e músicas dos anos 80. Eu não sei dizer se para mim se tornou um ponto positivo ou algo excessivo, cansativo demais. Claro que Wade, conhecido como Parzival dentro do Oasis, sempre nos explica as coisas, mostrando que fez longos estudos para conseguir ter sucesso no objetivo de encontrar o ovo. Ainda assim, me parecia como andar em círculos. E isso porque eu até que conhecia muitas das referências.

A primeira parte do livro parece focar muito no mundo distópico, nas dificuldades que todos tem e como seguem vivendo sem tantas alternativas. A segunda parte foca mais na tecnologia, indo para um lado de ficção científica mais extremo onde Wade vai nos inserindo no mundo do OASIS, o que se pode fazer, como conquistar as coisas e acumular pontos. A parte final se concentra no relacionamento mais humano dentro do digital, tanto na questão de amizades, respeito e a disputa entre humanos por algo tão grandioso.

Acho que depois que você passa a parte do meio que para mim foi a mais difícil, você consegue ficar bem ansioso e em busca de respostas, assim como todos os personagens.
Porque, claro, o personagem principal tem amizades e até um amor platônico que acaba ficando mais presente pois a garota é tão esperta quanto ele e se torna uma competidora próxima. Uma adversária a altura.
E essa parte é algo que gosto de apontar porque, diferente de muitos livros, aqui temos um garoto mais apaixonado que a garota, sendo ele quem corre mais atrás e quase coloca tudo a perder por causa de uma paixão.

"Finalmente eu havia encontrado algo que valia a pena. Um sonho pelo qual valia a pena lutar."


Gosto de reforçar que o livro tem pontos altos bem interessantes, como uma quebra de padrões que não posso revelar porque seria um spoiler chato e eu gostei muito de descobrir quando lia. Mas, nem isso me fez sentir que o livro teve um bom desenvolvimento.

É aquele tipo de livro que sabemos basicamente o final, mas não sabemos muito bem qual será o desenvolvimento.
Algumas coisas foram interessantes, me fazendo achar bem esperta a maneira como o enredo e a ideia de Halliday foram criadas. Porém, como disse, se você não for um aficionado por jogos, ama ou viveu na década de 80... talvez o livro não tenha um apelo tão grande assim.
O enredo ainda tem vários personagens que acabam nos ajudando a lidar com tudo porque acompanhar apenas Wade/Parzival seria mais difícil ainda. Temos Art3mis, a garota que ele ama. Aech, seu melhor amigo de estudo, jogos e conversa fiada e Daito e Shoto, dois orientais que acabam se tornando concorrentes amigos...dão um ponto a mais à trama.

Eu poderia continuar falando sobre vários pontos do livro porque, acreditem, tem muita coisa. Provas incríveis, uma criatividade sem fim, mas...perderia a graça do que nos mantém presos na leitura.
Porém, não posso deixar de ser sincera e dizer que, no todo, foi uma leitura cansativa que não pretendo reler em qualquer momento.

Ainda quero conferir o filme porque acho que, visualmente, a ideia funciona muito mais do que em páginas que pareceram deixar tudo em um loop de repetição sem fim.
De toda forma, era um livro que eu precisava ler e recomendo que todos arrisquem e tirem sua conclusão =D

"Três chaves escondidas abrem três portões guardados
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado
Quem demonstrar ter os exigidos precisados
Chegará ao fim, onde o prêmio será alcançado."


Comentários

Postagens mais visitadas