Projeto LGBT - Semana 1





Para o projeto, admito que notamos que a literatura LGBT tem conquistado seu espaço, mas ainda é algo bem pequeno.

Nos juntamos à alguns outros IG's literários para, pelo menos uma vez por semana, falar sobre o assunto.
Tentaremos sempre usar todos nossos colaboradores para citar algo e abrir caminhos para pequenas curiosidades sobre o assunto e, quem sabe assim, ir conseguindo mais espaço nesse mundo.

E essa primeira semana vem bem variada.
O projeto é LGBT, sim. Mas nosso primeiro texto abrange algo tão importante quanto, que é o lado feminista, especialmente antigamente, quando as coisas não eram tão simples assim.
Vamos tentar pensar em qual foi uma das primeiras personagens mais feministas que conheci.

Antes de mais nada...
"Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres."

De maneira pessoal, eu, Camila, andei pensando muito sobre qual teria sido a primeira personagem feminista que conheci no mundo da literatura.
Admito que puxar lembranças, sendo que agora já tenho várias personagens fortes em mente, foi difícil. E isso me levou para muitos anos atrás, forçando a minha mente a recordar de algo.

E foi quando me lembrei dos momentos escolares, onde alguns livros clássicos eram sempre bem necessários.
E a primeira personagem que me veio em mente foi Capitu, do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, lançado em 1899.

A obra procura enfatizar as regras de uma sociedade machista, onde as mulheres deveriam ser apenas esposas submissas e dedicadas; dentre essas mulheres se destaca a personagem Capitu por sua forte personalidade, representando uma mulher inteligente e sedutora.

Apesar de ter vivido no século XIX, Capitu sempre soube o que queria, sendo sonhadora e diferente das mulheres da época.
Fugaz, inovadora, perspicaz, sonhadora e alguém que sabia o que queria. Nunca se importou em ter uma grande amizade masculina, mesmo que isso levasse outro homem à loucura.

Eu li o livro há tanto tempo que não me recordo tantos os detalhes, mas depois de algumas resenhas de muitos igs incríveis lendo clássicos e com esse projeto, pretendo reler o quanto antes.






















Caso queiram verificar outra parte desse nosso projeto, que conta mais sobre a literatura LGBT, com toda a história, onde tudo começou e algumas curiosidades históricas bem importantes, acessem ESSE instagram.

Novamente, ficamos felizes em ter esse espaço no blog, toda semana, para conversar com vocês sobre algum tema.
Seja na literatura, na televisão ou qualquer mídia. Seja sobre a força da mulher, do amor, de igualdade e respeito.

Esperamos que nos acompanhem em cada post que iremos falar e debater =D

Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas