Nós - David Nicholls





Sinopse: Douglas Petersen entende que sua esposa, Connie, queira se "redescobrir" agora que o filho do casal está indo para a faculdade, mas tinha pensado que os dois se redescobririam juntos. 

Por isso, quando Connie pede o divorcio, Douglas decide transformar as últimas férias em família na grande viagem de suas vidas. Ume vento marcante, que vai aproximar os três, ajudá-lo a ganhar o respeito do filho e, principalmente, fazer Connie se apaixonar de novo. 

Os hotéis estão reservados, os ingressos comprados, o roteiro, definido. O que pode dar errado?

É de forma divertida e ao mesmo tempo triste que David Nicholls nos conta a história de Douglas Petersen, um homem que no alto dos seus 50 anos, descobre que sua mulher quer o divorcio, enquanto tudo que ele queria era envelhecer ao lado dela. 

Tudo continuava o mesmo, no entanto, não era o mesmo e, pouco antes de dormir senti a mesma ansiedade que ainda sinto na véspera de uma viagem longa e complicada.
Até aí, nada de novo, já que lemos isso na sinopse do livro. As surpresas estão ao longa da leitura, quando conhecemos mais sobre a rotina do casal, e claro, como se conheceram. Tudo pela visão de Douglas, um cientista, meio desajeitado para atividades sociais e que não sabe bem como conseguiu conquistar Connie, sua esposa, mas que tem certeza que não quer terminar o casamento.
A leitura te faz se sentir um espectador da vida do personagem, fazendo parte daquele diário sobre momentos bons e tensos que ele vive e algumas situações, obscurecendo sua visão sobre outros personagens, como o próprio filho do casal. 

Esse foi meu primeiro livro do autor e digo que valeu a pena começar por uma história suave e sem as nuances de um romance, já que nada ali é belo, apenas é como tem que ser: real e sem floreios. Sinto que também não é o tipo de leitura que vai agradar muitas pessoas, já que é um livro que se mantém raso em muitos aspectos e com uma narrativa que foge dos padrões, apresentando muitas idas e vindas entre passado e presente. 

Se você se permitir essa leitura, espero que aprecie como uma tarde de sol morno, com calma e suavidade.
É um livro para momentos leves e apesar do momento tenso na vida dos personagens, o melhor é a forma como tudo se resolve.

Comentários

Postagens mais visitadas