Desligue teu cérebro com Non Non Biyori!





Anime: Non Non Biyori
Gênero: Slice Of Life
Autor: Atto
Direção: Shin’ya Kawatsura
Estudio: Silver Link

Sinopse: A Jovem Hotaru Ichijou se muda junto com seus pais de tóquio para uma cidade pequena e rural ao centro do japão, e então se vê tendo que adaptar-se a nova rotina, escolas e colegas nessa vidinha pacata e interiorana.






Já falei sobre alguns gêneros aqui no Blog, mas existe um em especial que costumo recomendar para todos que queiram desligar o cérebro, esse gênero é o Slice Of Life.
O nome é quase autoexplicativo, animes desse gênero costumam acompanhar parte da vida de um personagem, suas rotinas e relacionamentos em geral. São animes que tem um teor de comédia e drama mais realistas, mas não necessariamente.

Um exemplo bom de um slice of life de aventura e fantasioso é Hai To Gensou No Grimgar, Provavelmente a forma mais fácil de diferenciar um slice of life dos demais gêneros é o foco que ele dá ao desenvolvimento dos protagonistas, alguns acompanhamos por anos e outros por meses, mas geralmente são animes focados em nos introduzir ao dia a dia das personagens.





É um gênero delicado que divide opiniões pois as histórias tendem a demorar mais para ter um desenvolvimentos e algumas nem tem de fato um grande desenvolvimento.
Mas, então, para que perder seu tempo vendo uma obra que caminha tão vagarosamente e às vezes não tem intenção nenhuma de chegar a algum lugar?



A resposta pode variar de pessoa para pessoa.
Às vezes pela ótima fotografia (que não é incomum em animes desse gênero pois no fim das contas como não é necessário uma animação tão fluída já que podem investir mais em cenas lindas de bom viés fotográfico), algumas pessoas vão falar que gostam do ritmo mais lento e do desenvolvimento.
Eu pessoalmente gosto de ver essas obras pelo motivo de serem obras fáceis de ver.





Sim, obras fáceis.

Você simplesmente consegue ver sem ter de pensar, o roteiro costuma ser simples e apesar de existirem alguns plots e adversidades, na maioria das vezes, as soluções se dão de forma amena.







Agora, falando de Non Non Biyori, acho que a principal proposta do anime seja ter um ritmo lento, e isso não é de forma alguma ruim. Essa fórmula de calmaria somada a um humor leve acaba cativando os espectadores.
A fórmula aparece em diversos slice of lifes mas em Non Non o ritmo é tão natural que talvez o único anime que consiga competir nesse quesito seja Tanaka-kun Wa Itsumo Kedaruge. Porém, enquanto Tanaka depende de alguns exageros para manter sua comédia, Non Non consegue se sustentar bem fazendo com que a banalidade pacata e cotidiana daquele vilarejo acabe por si só sendo cômica e agradável. Isso se dá pelo carisma das personagens, principalmente pela Miyauchi, a personagem mais nova do núcleo principal que tem apenas 7 anos e dispõe de um repertório bem imaginativo de brincadeiras e piadas.







Falando em termos de roteiro e diálogo o Anime é morno.
Existe um desenvolvimento de personagens ali, mas como eu disse a intenção parece ser a de não ir para lugar nenhum com a história e apenas apresentar o cotidiano desses personagens, mostrando como a menina que veio de Tóquio consegue lidar com essa nova rotina e com suas novas amizades.

Os diálogos são simples e a obra não tem nenhum grande problema a ser resolvido ou um drama de fato. A sensação constante de paz que exala em cada capítulo torna o anime praticamente um antidepressivo, recheado de bom humor e cenas fofas!



Falando objetivamente em termos de nota, ele não se exalta muito em nada, em uma visão bem pessoal eu me afeiçoei bastante aos personagens pois a narrativa nos permite nos sentirmos parte desse cotidiano.
Mas, em uma visão geral, é uma obra genuinamente mediana.
Um 5/10




Ainda assim, é uma ótima carta na manga para aqueles momentos onde o caos da mente está pedindo por um pouco de alívio.
Desafio você accompletar uma temporada desse anime sem sorrir no fim.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas