Corte de Névoa e Fúria (Corte de Espinhos e Rosas #2) - Sarah J. Maas





Sinopse: O aguardado segundo volume da saga iniciada em Corte de espinhos e rosas, da mesma autora da série Trono de Vidro.
Nessa continuação, a jovem humana que morreu nas garras de Amarantha, Feyre, assume seu lugar como Quebradora da Maldição e dona dos poderes de sete Grão-Feéricos. Seu coração, no entanto, permanece humano. Incapaz de esquecer o que sofreu para libertar o povo de Tamlin e o pacto firmado com Rhys, senhor da Corte Noturna. Mas, mesmo assim, ela se esforça para reconstruir o lar que criou na Corte Primaveril. Então por que é ao lado de Rhys que se sente mais plena? Peça-chave num jogo que desconhece, Feyre deve aprender rapidamente do que é capaz. Pois um antigo mal, muito pior que Amarantha, se agita no horizonte e ameaça o mundo de humanos e feéricos.


Resenha contém spoilers, claro. Se não leu o primeiro livro e quer saber mais sobre, pode conferir a resenha AQUI.

Como diz a sinopse, a vida de Feyre tem uma mudança bem intensa depois de passar um bom tempo tentando se adaptar a sua nova vida. O grande problema é que sua adaptação é totalmente controlada e, por muitas vezes nula, já que Tamlin tenta a proteger o tempo todo. E essa proteção em excesso, junto de medo e de um amor possessivo a faz se perder cada vez mais dentro de si.
Feyre tem noites péssimas, passando mal ao reviver em sonhos todos os seus maiores medos. E cada vez mais Tamlin a afasta, sempre com a desculpa de querer a proteger.

Os únicos momentos que quebram a rotina de Feyre é quando Rhysand aparece para a levar para sua Corte, onde ela terá que cumprir a promessa feita no final do primeiro livro. Rhys por muitas vezes a deixa sozinha, até tentar começar a fazer Feyre ler e ir abrindo mais espaço para ela.
Porém, Feyre sempre precisava voltar para a Corte de Tamlin e reviver a rotina de super proteção. Até que isso se torna demais, insuportável demais, com o respeito que deveria existir entre eles sumindo da pior maneira possível e Feyre sendo levada.

"Aquela garota que precisava ser protegida, que desejara estabilidade e conforto... ela morrera Sob a Montanha. Eu morrera, e não houve ninguém para me proteger daqueles horrores antes que meu pescoço se partisse. Então, eu mesma o fiz. Eu não iria, não poderia abrir mão daquela parte de mim que despertara e se transformara Sob a Montanha."


E é ao ser levada que Feyre entende que não pode aceitar mais o que vinha aceitando. Que toda a tristeza, desespero e medo que ela sente precisa mudar. Ela sabe que tem potencial e nota que Rhysand é a chance que ela precisava de evoluir e descobrir mais sobre si mesma.

Feyre aceita ficar perto do Grão-Senhor da Corte Noturna e começa a conhecer a vida dele, pessoas que ele tem próximo, assim como amigos. Ela conhece mais de Mor, e é apresentada aos amigos e protetores de um reino totalmente desconhecido, Cassian e Azriel, assim como Amren, que é tão antiga que se questionar o que ela é pode não ser a melhor escolha.


"Eu estava me afogando naquele antigo peso, lutando para subir até uma superfície que talvez não existisse. "


Sinceramente, acho que esse segundo volume tem um andamento bem melhor que o primeiro, que se torna um tanto parado em grande parte, até chegar ao final inquietante. Agora, Feyre tem mudanças e uma força maior dentro de si que faz a leitura, mesmo em momentos mais calmos, te prender absurdamente. Feyre ainda precisa aprender muito, mas torcemos muito por ela cada vez que ela entende que tem um propósito e se enche de coragem para realizar pequenas e grandes coisas.

O bom do enredo é que as personalidades ficam mais evidentes. Seja até por uma participação mais reduzida de Tamlin, Lucien e Ianthe, até a Corte Noturna, que se torna uma constante.
As irmãs de Feyre acabam aparecendo e tendo um papel maior na trama, que ficará mais intenso ainda pelo final do livro, que eu não consegui largar em certo momento até terminar de uma vez.

O livro tem todo um lado político, onde vemos pessoas no poder querendo mais poder e passando por cima de tudo o que encontram no caminho, até Grão-Senhores que são temidos e acabam mostrando um lado mais "humano" e cheio de compaixão. O livro todos nos surpreende em ótimos momentos e suas mais de 650 páginas acabam sendo deliciosas de ler.

"Estou pensando que era uma pessoa solitária e sem esperanças, e talvez tivesse me apaixonado pela primeira coisa que me mostrou um pingo de bondade e segurança. E estou pensando que talvez ele soubesse disso... talvez não conscientemente, mas talvez ele quisesse ser aquela pessoa para alguém. E talvez isso desse certo para quem eu era antes. Talvez não dê certo para quem....o que sou agora."


Como se não bastasse acompanhar Feyre e a entender mais, Rhys acaba sendo um personagem tão importante que jamais achei que iria ter um peso grande para mim. Sei que muitas vezes o cara mau se mostrar bom é um cliche esperado. Porém, a autora constrói toda uma história, um background tão bem feito, que nada fica com pontas soltas e conseguimos entender muitas das situações que ocorreram no primeiro volume da série.

Para quem gosta de romance, esse volume acaba tendo seus momentos, então pode se jogar de cabeça. Eu mesma que não sou grande fã de romances, consigo entender que tudo foi bem construído, com ligações tão importantes que ficamos chocados até a última página.

Sem dúvida é continuação de respeito.
Estou tão ansiosa para ler o último volume que terei que o providenciar o quanto antes.
Se você gostou do primeiro, garanto que esse é muito melhor <3

"E quanto a deixar que seus amigos vejam seu verdadeiro rosto? Mas talvez seja mais fácil não o fazer. Porque o que acontece se deixar alguém entrar? E se a pessoa vir tudo, mas ainda assim der as costas? Quem poderia culpá-la, quem iria querer lidar com esse tipo de confusão?"


Comentários

  1. Adorei sua resenha (apesar dos spoilers), também estou lendo o livro, até onde cheguei, já senti boa parte do que você sentiu. É realmente um livro maravilhoso. Vou escrever sobre ele no meu blog também. Quer dar uma olhada? delgaudiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Avisamos bem ali no começo que haveria spoilers =D E garanto que nem são intensos. É apenas uma base de tudo o que ainda pode acontecer. Algo que sei que notará conforme for terminando o livro. Daremos uma olhada por lá, sim ;D Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas