Tocada Pelas Sombras (Academia de Vampiros #3) - Richelle Mead





Sinopse: Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?


"Manter o coração enterrado não era muito diferente de manter a raiva reprimida, isso eu aprendera. O sentimento corrói você por dentro até que tudo que você quer é gritar ou chutar alguma coisa." 


A sinopse já diz muita coisa, e ainda estou naquele momento intenso de amar estar relendo essa série.
Caso queira ler a resenha do livro anterior, só clicar AQUI

Depois do final do livro dois (E note que a resenha terá spoilers dos livros anteriores, claro), todos os personagens estão vivendo no limite e tentando se recuperar das perdas e experiência intensa com os Strigoi.
Apesar disso, eu ainda acho que é um livro que tem um ritmo lento. Mais personagens aparecem, alguns acabam ganhando um destaque um pouco maior, ainda mais com o julgamento de Victor Dashkov e a realeza presente, mas ainda sinto que é um livro que tem um ritmo morno até mais perto do final.
E o "morno" a que me refiro não é em nada ruim.


"Não podia contar que, enquanto ela aproveitava a vida, eu a estava protegendo nas sombras, como sempre."


Richelle levou seu tempo para criar toda uma trama, nos mostrar que Rose não está tão bem quanto ela mesma esperava e que terá que lidar com sentimentos e aceitar algumas "loucuras" para conseguir sobreviver.
Seguimos Rose e outros dampiros em sua "experiência de campo", onde todos seus dotes e aprendizados serão testados. Como se lidar com a morte de seu amigo-quase-ex não fosse muito, Rose começa a ter alucinações com ele que atrapalham essa experiência e colocam seu futuro em risco. Proteger sua melhor amiga, Lissa, talvez não seja algo que ela será capaz de fazer.


"O que nós tínhamos era amor. Nós éramos como duas metades de um inteiro, sempre prontos para apoiar o outro. Nenhum de nós era perfeito, mas isso não importava. Com ele, eu podia vencer essa raiva que me preenchia. Ele acreditava que eu era mais forte do que aquilo. E eu era." 


No meio de pequenos detalhes onde vemos que o humor de Rose deixa de ser apenas engraçadinho para se tornar triste, raivoso e desesperador...o romance que ela nutre por Dimitri vai se desenvolvendo um pouco mais, o que acaba sendo ótimo porque é aquele tipo de casal que é um tanto pé no chão, ainda mais na situação em que se encontram.

Enquanto todas essas pequenas coisas vão acontecendo... o grande final se resume a uma grande quantidade de Strigoi. Muitos.
E se uma batalha dessas não fosse algo já absurdo, o inesperado acontece. E, mesmo sendo a terceira vez que releio esses livros, ainda consigo ficar surpresa com como tudo aconteceu e como Rose se mostra racional e determinada a cumprir promessas que ela nem havia notado que tinha feito.


“Tudo morre, Rose. Exceto você, eu suponho. Ou talvez você esteja morta. Eu não sei. Aqueles que visitam o mundo dos mortos provavelmente nunca conseguem se separar bem deles.”



E AH! Para quem gosta, Adrian acaba tendo um pouco mais de destaque a partir desse livro. Seja se enfiando na mente de Rose sem permissão, ou tentando estudar mais com Lissa e aprender coisas novas ao mesmo tempo que controla o que faz e o perturba, com muito álcool e aquele jeito que tira Rose do sério.
O mesmo posso dizer de Christian que, apesar de já ter tido um bom espaço no livro anterior, se mantém presente, ainda mais quando Rose fica responsável por ele. Não temos tanto do relacionamento dele com Lissa, o que foi bom pois deu espaço para situações mais inesperadas.

O livro é cheio de surpresas, alguns detalhes que vão te deixando com mais vontade de ler, o que compensa o desenvolvimento que eu, particularmente, considero um tanto lento.
Terminei o livro já desejando ler o 4, mas sinto que terei que me dar um tempo para aceitar o destino de alguns personagens, tudo de novo.
Recomendo facilmente, sem contar que isso sempre me faz pensar o quanto a Richelle Mead jamais me decepciona <3

“Vida e morte, tão imprevisíveis, tão perto uma da outra. Existíamos de momento em momento, nunca sabendo quem seria o próximo a deixar este mundo. Eu ainda estava parada olhando para as cinzas e, quando olhei para cima, tudo me pareceu tão doce e bonito. As árvores, as estrelas, a lua. Eu estava viva – e estava feliz com isso.”


Comentários

Postagens mais visitadas