Super Campeões ou Captain Tsubasa!






Sinopse: Captain Tsubasa conta a história de Tsubasa Oozora (Oliver Tsubasa na versão brasileira e portuguesa), um garoto de 11 anos que tem um grande talento pelo futebol e é reconhecido pelo seu técnico, e ex-jogador brasileiro, Roberto Hongo, que decide levar Tsubasa para o Brasil e treiná-lo para a Copa do Mundo.


Anime: Captain Tsubasa
Gênero: Ação, Esporte, Shounen
Autor: Yoichi Takahashi
Estúdio: David production
Direção: Toshiyuki Kato


Fiquei um tempo fora do ar mas voltei e voltei com boas noticias! 

Em primeiro lugar, aqui no blog geralmente me restrinjo a falar de Animes com pelo menos uma temporada já encerrada e tendo ainda mais a procurar falar sobre os que tem um final fechado, pois é mais fácil fazer uma analise e dar uma nota em uma obra finalizada. A única exceção a essa regra até então foi Kono Subarashii (vide KonoSuba) que é um anime de comédia que ainda esta em produção e, na época que fiz, havia saído apenas a primeira temporada mas com a segunda já anunciada, isso até então.

2018 tem sido um ano interessante para a indústria de animes. Anunciaram diversas continuações, entre elas o tão esperado arco A
licization de Sword Art Online e a saga Hero de Highschool DxD, além das temporadas já esperadas de Boku No Hero Academia e One Punch Man. Mas não vou falar de nada disso, eu poderia e prometo fazê-lo em um futuro próximo, mas quero voltar a atenção de todos a essa nova versão de Captain Tsubasa ou como conhecemos por essas terras tupinambas: SUPER CAMPEÕES!








É a primeira vez qui no blog que vou falar de um anime de esporte. 
O motivo é que a categoria de animes de esportes ainda é bem dividida e costuma ser de nichos mais específicos. Atualmente, um anime dessa categoria que está em alta é o Haikyuu, um anime de vôlei que ganhou um bom espaço nas vendas e é um dos mangás do Big 3 da Shounen (Shounen Jump é uma revista renomada que lança titulos shounens tal como Naruto, One Piece e etc, o Big 3 são os 3 mangás com as maiores vendas). No momento, o Big 3 consiste em One piece, Haikyuu e Boku No Hero e tirando One Piece que esta nas mãos da TOEI Animation, tanto Haikyuu quanto Boku No Hero estão muito bem em questão de animação e direção, mas estou digredindo novamente!








A questão é: Animes de esportes não costumam ser tão valorizados, mas um bom anime pode deixar uma impressão marcante, e era isso que a federação japonesa de Futebol estava pensando quando resolveu apoiar o anime de Captain Tsubasa lá nos anos 80. 
A versão original do anime foi exibida pela primeira vez pela TV TOKYO em 1983 e tinha a direção de Isamu Imakake. Essa versão passou por 3 anos e totalizou 128 episódios até seu capitulo final em 86, mais tarde ela foi exibida em Portugal no ano de 93 e aqui no Brasil nós vimos apenas o remake com cortes, Captain Tsubasa J, que foi exibida pela rede TV com dublagem em português. 
A federação japonesa de futebol apoiou ao anime por sentir que o esporte estava em baixa no Japão e o anime teria como função trazer de volta aos jovens o interesse pelo futebol japonês.
Naquela época o Brasil era uma mega potência do futebol e uma referência muito importante para o esporte, tanto que na série o Jovem Tsubasa que é o personagem principal joga pelo SPFC, quando a série chegou ao Brasil o time ficou com o nome de "Brancos", mas era nítida a referencia ao clube.




Essa versão de 2018 não é o primeiro remake, como eu disse anteriormente existe o Captain Tsubasa J que para todos os efeitos e como um Dragon Ball Z KAI. Uma versão com cortes para encurtar os episódios e melhorar a qualidade de animação, mas ainda se atem ao roteiro original. Essa versão estava sobre encargo do Studio Comet e chegou ao Brasil pela Rede Manchete e pelo Cartoon Network em meados de 2000, a história da continuidade para a copa do mundo sub 19 de 2002 no anime Captain Tsubasa Road to 2002 contando com uma animação de qualidade superior acredito que por encargo do estúdio MadHouse que assumiu.

A verdade é que esse anime tem uma importância muito grande para os fãs de Futebol do Japão e não é por menos que seu Remake estar estreando em ano de copa do mundo. Mas para quem procura algo que trate o esporte de forma realista, isso já é bem distante da realidade do Anime. 
Em primeiro lugar é pelo motivo óbvio que o Japão só vai ser campeão mundial de Futebol em uma obra de ficção! O anime possui muitos exageros e jogadas impossíveis, quase como superpoderes e jogadores de níveis sobre-humanos, tal como o chute que sempre rasga a rede, o goleiro que pula pro lado errado mas consegue se reposicionar no ar chutando a trave e pegando impulso ou a jogada dos gêmeos que um joga o outro pro alto para cabecear... É uma lista grande de jogadas impossíveis, mas esse teor fictício não atrapalha em nada a emoção dos jogos e da superação de desafios.
Não é tão incomum assim os animes de esporte recorrerem a essas técnicas especiais para dar um ânimo maior à obra, Kuroko no Basket e The Prince of Tênis são bons exemplos (não vou nem citar o Inazuma Eleven pois este rompe qualquer limite com a realidade), mas existem aqueles que se atem ao tom mais realista do esporte e conseguem passar a mesma sensação, tal como é com Haikyuu e All Out (um anime de Rugby que não ficou tão popular, mas para quem curte o genero vale a pena).



A obra como um todo é divertida, com bastante alivio cômico (diferente de Major, o anime de Baseball com o maior numero de tragédias por temporada - acho que não teve uma temporada em que ninguém tenha perdido algum parente ou sido abandonado -  e olha que ele tem 6 temporadas, e também saiu a continuação esse ano Major2, mas estou digredindo novamente!). 
Captain Tsubasa tem sua dose de drama com contusões e adversários de nível superior, mas o clima do Anime geralmente é leve e a personalidade do personagem principal costuma ser alegre e otimista.

Espero que essa versão de 2018 consiga trazer o melhor do anime e melhorar ainda mais a qualidade de animação.
Seria muito bom ver mais movimentos fluídos durante as partidas.
Não vou dar nota, até então o anime só tem 2 episódios lançados e ainda tem chão até entregar algum clímax, tendo em vista que todas as versões anteriores não tiveram menos de 40 episódios. Porém, acredito que se eles quiserem fechar o anime junto com a temporada, ele terá no máximo uns 24 episódios, mas isso só o tempo dirá! 






















Em todo o caso fica a recomendação.
Os animes de esportes sempre permeiam por ai, ainda mais esse ano e nessa temporada que, excepcionalmente, houveram muitas estreias do gênero e com focos diferentes. Alguns exemplos fora os já citados são o Gurazeni, um anime de Baseball porém com um foco maior em comédia e falando mais sobre as contratações profissionais e os bastidores do esporte; e um de ação chamado MegaloBoxe que está com uma animação bem legal e uma trilha sonora fantástica. Esse acompanha um lutador de submundo que entra em um torneio profissional com o objetivo de se tornar o melhor lutador. O anime foge um pouco do realismo pois os boxeadores usam equipamentos futuristas, mas no geral é bem empolgante!

Até a próxima pessoal! (espero ser breve)







Comentários

  1. Bom, acredito que eu já tenha dito isso por aqui, mas não sou muito fã de animes, já vi alguns e eles realmente chamaram minha atenção, porém sempre foram aqueles clichês que todo mundo já viu. Inclusive, acho que se eu fosse ver algum novamente, teria que ser algum que envolvesse romance, magia e coisas nesse estilo...
    Enfim, eu nunca assisti nenhum anime sobre esportes e confesso não ser tão chegada em jogos esportivos, mas como você disse, é sempre bom dar uma chance e não dar notas sem ver pelo menos alguns capítulos. Quem sabe eu não dou uma chance?

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom te ver por aqui de novo Thaís! Animes tem para todos os gostos, estou de fato devendo um bom romance pro Blog, mas fica atenta que já tenho alguns em mentes (afinal é meu gênero favorito) Fique de olho nas próximas semanas que talvez uma boa recomendação apareça pro teu gosto!
    ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas