O Livro de Memórias - Lara Avery




"Dizem que minha memória nunca mais será a mesma, então estou escrevendo para lembrar"

Das leituras que vieram com 2018, esse foi um dos mais emocionantes até o momento, isso porque a autora criou um livro que te faz sentir com a personagem, todas as emoções, desde as mais simples, até aquelas mais inesperadas, de surpresa ou decepção com ela e outros ao redor.

O Livro de Memórias conta a história da "Sam do Presente", uma adolescente que descobriu ter uma doença terminal que irá devorar suas memórias, sua fala, capacidade motora e tudo que a torna ela mesma. Como a própria Sam conta, esse livro é na verdade um arquivo de word em que ela está escrevendo constantemente para que a "Sam do Futuro" possa saber o que aconteceu e como se comportar, seja com amigos ou parentes.

"Me pergunto como o meu cérebro pode funcionar tão bem devagar quanto acelerado"

O que te leva a se ligar a personagem é justamente essa proximidade criada pela autora, relatando momentos de descontração ou pânico quando ela, ao mesmo tempo em que escreve, começa a notar que não sabe mais o que estava fazendo ali.
Cada memória inserida, é algo que te leva a se perguntar, o quanto o seu EU do presente tem deixado para que o EU do futuro cuide.


“A vida não é só uma série de conquistas. Eu me pergunto quantas noites de filme perdi para estudar ou debater ou só reclamar. Não quero perder mais nenhuma.”


A leitura é leve, mas intensa, já que existem momentos ao longo da jornada que a doença da personagem progride.
Indico este título sem nenhuma restrição para idade entre adolescentes - já que não existem momentos muito intensos - e é uma reflexão sobre o quanto a vida vale a pena, mesmo sendo algo tão passageiro.

"Temos que nos acostumar com a ideia de que ninguém se importa tanto quanto nós porquê... adivinha? Ninguém se importa. Sucesso, fracasso, tanto faz! Ninguém vai te dar um tapinha nas costas por passar todas as horas do seu dia estudando ou pesquisando ou desistindo de tudo para escrever. Então o ideal seria fazer todas essas coisas por nós mesmos, não pelos outros."

Comentários

  1. Eu estou louca para ler esse livro desde que eu o vi sendo lançado aqui no Brasil, mas por algum motivo que eu desconheço, tenho postergado cada vez mais a leitura. Acredito que seja porque, para mim, o assunto abordado seja meio tenso e, ultimamente, com tantas coisas na minha cabeça, tenho optado por leituras clichês e meio doces hahah.
    Mas com certeza, assim que eu tiver oportunidade, irei lê-lo. Amei a resenha!!

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee!
    Me sentia assim também, mas resolvi dar essa chance. É bem, foi uma jornada maravilhosa.
    O livro tem momentos clichês e outros que você fica até meio perdida. Mas vale muito. Vale cada página.

    Minha dica e ir com mente aberta e coração leve. Você vai gostar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas