Calafrio (Lobos de Mercy Falls #1) - Maggie Stiefvater





Sinopse: Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido. Primeiro livro da série Os Lobos de Mercy Falls, Calafrio é a história de dois jovens que aceitam correr todos os riscos pelo amor, até mesmo o de deixarem de ser quem são.

Calafrio foi lançado a primeira vez em 2010 e já teve algumas edições e editoras. Eu ainda não consegui me desfazer das versões antigas que possuo (minhas queridinhas), mas dessa vez resolvi reler com a última versão, lançada pela editora Agir Now.

Fazia um bom tempo em que queria reler todos os livros e finalmente fiz isso começo desse ano.
Foi bem difícil desgrudar das páginas, tentando fazer minha mente lembrar de pequenos trechos que fizeram essa série se tornar uma das minhas favoritas.
Mas não foi difícil lembrar o por quê de a amar.

O livro segue a história de Grace, uma garota que acabou sendo mordida por lobos quando era criança, atacada em seu próprio quintal, mas sobrevivendo para contar a história. Na verdade, conforme crescia, ao invés de criar qualquer trauma pelos animais, Grace se tornou uma garota que admirava os lobos.
Logo de início notamos que seus pais são bem desligados, independentes, sem grandes apegos e ela cuida de si mesma. E, enquanto faz uma refeição ou cuida da casa, Grace sempre tenta achar um tempo para olhar do lado de fora da janela em pleno inverno e tentar ver seus lobos. Ou melhor...o lobo de olhos amarelos que chama sua atenção desde o ataque, sendo aquele que pareceu não querer a machucar.


"Foi difícil achar as palavras para me expressar. O que eu queria era fazê-la pensar em como tinha se apaixonado por mim como lobo. Sem palavras. Enxergando além do significado óbvio da minha pele de lobo para ver o havia dentro. Vendo fosse o que fosse que me fazia ser Sam, sempre."


Do outro lado da história temos Sam, o lobo de olhos amarelos que se transformou desde muito cedo, aprendendo que nos verões ele poderia tentar ser uma versão humana de si mesmo, que ama músicas, ama ler e vive com um bando instável, mesmo como humanos. Aos invernos, Sam se transforma em um lobo cinzento, que nunca conseguiu deixar de visitar a garota, escondido entre as árvores.

Isso tudo é apenas o início de uma história muito interessante.
O livro é todo intercalado com capítulos dos dois personagens, o que nos faz ter uma visão mais ampla de tudo. Seja pelos olhos amarelos do garoto que deixa de ser lobo depois de um momento inesperado e se aproxima de Grace, ou pelos olhos da garota que se vê com a vida totalmente virada de cabeça para baixo quando entende que amar o lobo que sempre admirou é algo possível, sim.

Ambos desenvolvem um romance interessante. Cada um aprendendo aos poucos quem é o outro, apesar de sentirem que se conhecem uma vida toda.
O bom do livro é que, apesar do romance perdurar muito, não é a única coisa que acontece. Sabemos que o inverno é o que faz os humanos mordidos se transformarem, o que deixa Sam cada vez mais ciente do pouco tempo que tem com Grace.
Porém, outros personagens acabarão fazendo parte disso, até envolvendo uma das amigas mais próximas de Grave, Olívia.
E um lobo recém criado e instável se torna apenas mais um dos muitos problemas que vão surgindo.


" - E nos tempos silenciosos e às vezes difíceis das mutações, quando algo se aproxima, quero estar com os que conhecem coisas secretas, ou, senão, sozinho. Quero refletir tudo o que há em você, e nunca ser tão cego ou tão antigo que mantenha comigo sua variante e complexa imagem. Quero me revelar. Não quero estar oculto em lugar algum, porque, quando estou oculto, sou uma mentira."


O bom do livro é que a história vai sendo construída em seu ritmo, com algumas teorias que vão sendo mostradas, apesar de não entendermos ainda de onde tudo isso surgiu ou como começou.
É um livro onde a personagem principal tem uma boa personalidade e se entrega rápido a sentimentos que parecem muito antigos. E sempre temos outros personagens com personalidade um pouco mais forte para dar aquela quebra no momento "doce demais" que o romance tem.

É evidentemente um livro que cria todo um cenário, mostrando alguns pedaços do passado e presente, e te faz ansiar por mais para descobrir onde o futuro vai dar e quem mais acabará sendo "amaldiçoado" com um destino lupino, mesmo sem se transformar.

Admito que o primeiro volume acabou se mostrando mais como um romance do que aventura ou fantasia em si. Mas me lembro bem que é apenas um começo para algo muito mais intenso e estou bem ansiosa.

Para aqueles que gostam de uma leitura que saia da realidade de todos os dias e quer começar algo com calma, deixando a história se desenvolver aos poucos, pode mergulhar de cabeça nesse livro que é a escolha certa =D

"Senti como se as coisas me escapassem. Eu tinha encontrado o paraíso e me agarrava a ele tão apertado quanto podia, mas ele se desfazia, um fio muito frágil escorregando entre meus dedos, fino demais para que eu pudesse segurá-lo."


Comentários

Postagens mais visitadas