O Ciclo dos Cinco - Elias Flamel




Sinopse: Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice. 
Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir. 
Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.
Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza.

Precisamos começar a falar sobre este livro com um alerta: Só vai gostar, quem curtir muitos detalhes e uma boa introdução. Desde o inicio, fica claro que o autor não está preocupado com a ação (que irá aparecer), mas antes disso ele quer que o leitor conheça ao máximo o local que criou e seus personagens.

Tudo começa com Yosef, líder da vila de Keltoi, um ávido leitor, apaixonado pela sua família, mas que ama mais ainda os eu trabalho que consiste em ajudar os aldeões e cuidar de todo o processo na colheita de centeio, que é fonte principal de renda local.
Mas, como nem tudo é feito de paz e otimismo, em uma viagem ele descobre que sua vila pode sofrer com os ataques que vem destruindo pequenos grupos como o dele.
E é aí que nosso personagem principal tenta encontrar uma maneira de evitar que sua vila e família sofram as consequências do que está por vir, indo para Numitor em busca de ajuda. E é lá que encontrará velhos amigos e alguns segredos.

"Nunca abandone o que você possui de melhor. Não se afaste da sua alegria e da sua fé."

Além do líder, você conhece os filhos dele, Yohan e Hitalo, que possuem personalidades e pensamentos bem diferentes entre si e de seu pai.
Enquanto Yosef é a figura encarnada do bem e da boa vontade, chegando a incomodar um pouco por ser tão bom, seus filhos demonstram momentos de mais humanidade, tendo acessos de raiva ou desgosto com as decisões do patriarca e líder.

A leitura é lenta e chega ser um pouco carregada para quem não é acostumado com tantos detalhes ou com livros que usem linguagens fora do comum para os das atuais, mas vale uma viagem para aqueles que desejam conhecer e se aventurar por um ambiente fora dos padrões.

Um livro que mostra que é importante persistir, acreditar e ter fé quando se tem um objetivo em mente.
E fica bem claro que o final pede por uma continuação, para que mais questionamentos sejam respondidos, dando um final fechadinho ao Ciclo dos Cinco.

"Aprenda, Yosef: Em suas últimas forças, os bons acabam dando os seus mais poderosos golpes."



Comentários

Postagens mais visitadas