Surpreendente - Maurício Gomyde





Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


E esse foi outro dos livros que me emprestaram, sem eu fazer ideia do que se tratava a história. Mas, posso dizer que a capa é um dos primeiros detalhes que me chamou atenção. Ainda mias por conter um olho grego que acabou tendo um bom significado para a trama toda.
E é sempre bom poder ler alguma obra de um autor nacional <3


- Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?



Como a sinopse acima já diz muita coisa, vamos ao resumo de tudo. A história sabe como nos cativar e prender. Escrita em terceira pessoa, conseguimos acompanhar Pedro de maneira profunda, porém, todos os personagens ao redor acabam sendo muito bem trabalhados. Desde amigos próximos até sua mãe, que acaba não sendo tão presente quanto seu pai, mas que possui segredos e motivos pessoais que a fazem uma personagem bem interessante também. Mas, é exatamente no relacionamento conturbado dos pais que notamos que Pedro sabe dar espaço às pessoas, deixando que tenham seu tempo e esperando sempre o melhor.



- Uma luz em meio à escuridão. 
- Uma luz fraca. Já me acostumei a ela. O que enxergo é suficiente para compreender o mundo. 
- Compreender o mundo é uma tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada. 


Agora...enquanto temos uma trama familiar, somos apresentados a Fit, um dos melhores amigos de Pedro e que tem uma personalidade divertidíssima. E, graças a ele, nosso personagem principal acaba juntando mais forças para alcançar seus objetivos que, em alguns momentos parecem importantes e em outros são facilmente deixados de lado.
Além de Fit, conhecemos Mayla e Cristal, ambas garotas que terão um papel muito importante no dia dos dois garotos.


- Não é uma contradição celebrar um pedaço de morte de algo do qual se gosta tanto?
- Muitas culturas celebram a morte, isso não seria problema. E acredito que sempre que morre uma coisa cheia de valor essa coisa vai para um lugar especial. Pode ser um bom motivo para comemorar. 


O bom é que, apesar de ser claramente um livro sobre amizade, seria errado dizer que é apenas sobre isso. Surpreendente começa contando a história de um garoto com vontades, esperanças e desejos. Alguém que acreditava que a arte e cenas sinceras poderiam mudar sua vida e de outros ao redor. Porém, como sabemos, a vida não é tão simples e Pedro se depara com uma situação que irá mudar todo seu futuro.

- Acho que todo mundo na vida deve ter uma segunda chance. De amar, de perdoar, de crescer, de aprender. 


Assim que ele se depara com esse muro enorme em seu caminho, Pedro acaba decidindo partir. Porém, ele não contava com a companhia dos três personagens citados acima. O grupo acaba se aventurando junto, acatando a missão de capturar as melhores cenas enquanto não questionam Pedro. Como um bom diretor, ele encontra momentos dignos de serem captados. Claro que as situações acabam sendo favoráveis para os bons momentos e tudo parece lindo, até que os problemas se tornam muito maiores.

"Mãe, parti numa viagem. Preciso me perder no mundo para tentar encontrar coisas que venho perdendo dentro de mim. Onde eu estiver, estarei em boas mãos. Te amo demais, hoje e para sempre."



E é aí que a amizade se torna algo enorme e importante na vida de Pedro.
É difícil falar desse livro sem contar detalhes, algo que quero muito evitar para não estragar qualquer momento.
Maurício Gomyde escreve de uma maneira tão fluída que, quando notei, o livro parecia estar terminando rápido demais. Aquele tipo de trama que te faz sentir um mix enorme de emoções. E, junto de Pedro, entendemos que a vida ainda possui muitos mistérios, situações e pessoas que irão continuar a nos surpreender, sempre.

Para deixar tudo mais claro, o livro possui um booktrailer muito amor, que vale a pena ser conferido. Só clicar AQUI =D


- Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena...


Comentários

Postagens mais visitadas